Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    02-10-2015

    Exame do Cremesp

    Conheça as regras para a prova deste 18 de outubro. Edital pode ser consultado aqui

    A 11ª edição do Exame do Cremesp de 2015 será realizada nos municípios de Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté. As inscrições foram abertas em 27 de agosto e encerraram em 25 de setembro.

    A aplicação da prova está prevista para o dia 18 de outubro (domingo), com duração de cinco horas. Serão considerados habilitados os formandos ou recém-formados que acertarem, pelo menos, 60% das questões da prova objetiva.

    O mau desempenho ou eventual reprovação não serão impeditivos para o registro profissional.
     


    Questões abrangem áreas essenciais da Medicina

    A prova, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas, consiste em teste cognitivo abrangendo as áreas essenciais da Medicina. Com 120 questões de múltipla escolha nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Bio­logia Molecular).

    “O exame avalia se o estudante de Medicina adquiriu, durante sua formação, os conhecimentos necessários para exercer a profissão com autonomia e responsabilidade”, explica Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp.

    “Há mais de dez anos, o Conselho defende a adoção de uma avaliação externa para egressos de Medicina, em função da formação insuficiente oferecida pelas escolas”, comenta Luna Filho.
     


    Normas para participação

    É preciso estar atento às regras da aplicação da prova para não perder o direito ao comprovante de participação:

    - O candidato que apenas assinar a prova (não respondendo às questões) ou apresentar inconsistência nas respostas (excesso de anotação em única alternativa ou, ainda, ausência de respostas em volume acima do razoável, por exemplo), não obterá o documento de participação;

    - Não obtendo a nota mínima instituída pelo Cremesp, o recém-formado poderá realizá-la novamente nos anos subsequentes, até que obtenha o índice previamente determinado. Os resultados individuais são confidenciais, revelados única e exclusivamente aos participantes;

    - Egressos de escolas médicas de outros Estados, sem inscrição em CRM, poderão requerer inscrição no Cremesp para participar do Exame do Cremesp;

    - Não precisam realizar a prova médicos que já possuem inscrição em outros Conselhos Regionais, ou que solicitam inscrição secundária ou transferência definitiva para o Cremesp; os que concluíram o curso de graduação em Medicina no exterior; ou os que se formaram no País, antes de 2012, e ainda não solicitaram inscrição primária;

    - O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do exame.
     

    Onde realizar a prova

    A prova será aplicada nas cidades de São Paulo, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté, conforme opção indicada pelo candidato no formulário de inscrição.

    A confirmação da da­ta e as informações sobre horários e locais serão divulgadas no site da Fundação Carlos Cha­gas, por meio do edital de convocação para provas, e de cartões informativos, que serão encaminhados por e-mail aos inscritos.
     


    Exame é diferencial para Residência e trabalho


    Diversas instituições de ensino e de saúde do Estado de São Paulo já reconhecem o Exame do Cremesp como instrumento de avaliação da qualidade de ensino médico e passarão a adotá-lo como critério para programas de Residência ou postos de trabalho. Entre essas instituições estão as faculdades de Medicina da USP (de São Paulo e de Ribeirão Preto), Unifesp, do ABC, a PUC de Campinas, Santa Casa de São Paulo e Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), que irão adotar o Exame como critério de seleção de candidatos para o programa de Residência Médica.

    A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), que inclui as afiliadas de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santos e Presidente Prudente (entre outras), se comprometeu a considerar o exame para seleção de novos cooperados e credenciamento de médicos, em atendimento à sugestão feita pelo presidente da entidade, José Martiniano Grillo.

    De acordo com o superintendente de ensino do Instituto Sírio Libânes de Ensino e Pesquisa, Roberto de Queiroz Padilha, “o processo de inclusão do Exame do Cremesp como indicativo para pontuação dentro da entrevista já foi aceito pelos programas de Residência do hospital”.

    Baseado na experiência do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) irá adotar um instrumento de  avaliação anual da formação dos profissionais ainda neste ano.

     

    VEJA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS OBJETIVAS

     

     

    Tags: Exame do Cremespavaliaçãorecém-graduadosMedicinaresidência médicatrabalho.

    Este conteúdo teve 25 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 289 usuários on-line - 25
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.