Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    24-09-2015

    Residência Médica

    Movimento liderado pela ANMR busca a valorização dos programas de residência


    Movimento Nacional de Valorização da RM: paralisação mobiliza
    classe por melhoria dos programas de residência

     

    Médicos residentes do Estado de São Paulo reuniram-se no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), neste 24 de setembro, para protestar contra a precarização dos programas de Residência Médica no País. Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participaram da passeata em direção à sede do Cremesp, que apoiou a iniciativa. O ato foi liderado pela Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp).

    A passeata faz parte do Movimento de Valorização da Residência Médica, lançado pela Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), com o apoio de associações estaduais e regionais de todo o País. Foi realizada uma paralisação nacional de residentes, a partir das 10 horas do dia 24 de setembro, com a manutenção apenas de atendimentos de urgência e emergência. As atividades retornarão a normalidade às 7 horas do dia 25.

    Os médicos reivindicam nove pautas que consideram importantes para manutenção e valorização da Residência. Entre elas, o aumento da representatividade na composição da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), a fiscalização dos programas de residência e o plano de carreira para preceptores e médicos no Sistema Único de Saúde.

    “Quando iniciamos a Residência, sabíamos das privações e dificuldades que iríamos enfrentar. Mas não somos escravos, temos nossos direitos”, enfatizou Paulo César Rozental Fernandes, diretor da ANMR. Em São Paulo, os cidadãos que passavam pelos manifestantes recebiam panfletos com as reivindicações do movimento.

    Muitos residentes alegam ter sofrido coação dos hospitais onde trabalham para que não participassem da paralisação. “Temos nosso direito de expressão e não vamos tolerar que ele seja retirado. A melhoria na Residência faz bem a nós, aos médicos, aos hospitais e aos pacientes”, enfatizou Diego Ferreira de Andrade Garcia, presidente da Ameresp, durante a passeata. Os participantes foram orientados a não realizar menções de apoio ou repúdio a qualquer político ou partido.
     


    Os conselheiros Nívio Moreira e Otelo Chino durante encontro com
    os residentes na sede da Casa

     

    No final, os residentes participaram de uma reunião no auditório do Cremesp onde foram recepcionados pelos conselheiros Otelo Chino Júnior e Nívio Moreira Lemos.

    Chino relatou que a greve dos residentes teve apoio integral da plenária do Conselho. “Temos mantido uma comunicação aberta com os Residentes”, declarou Lemos, que pediu que eles tragam as demandas, principalmente de assédio moral.



    Representantes dos residentes e conselheiros do Cremesp reunidos
    pela qualidade da RM
    no país 


    Além das associações estaduais de residência, que realizaram atos simbólicos durante a data, o movimento também contou com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), entre outras entidades médicas nacionais e estaduais.
     



    Respostas do MEC 

    No dia 18 de setembro, diretores da ANMR participaram de uma reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), sobre a pauta do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica. Segundo a associação, essa foi à primeira resposta do governo as reivindicações dos residentes, encaminhadas ao Ministério há 11 meses.

    O governo mostrou abertura para diálogo em apenas três das nove reivindicações, referentes à carência do INSS, ao auxílio moradia e à bolsa de residência. Para as outras pautas, foram apresentadas apenas justificativas.

    A ANMR considerou as respostas insuficientes para garantir a qualidade da Residência Médica no País, porque causas prioritárias, como a mudança na composição da CNRM, foram consideradas não pertinentes pela equipe técnica do MEC.

    Estão previstas reuniões com outras instâncias do governo para o próximo mês.

     

    Colaborou: Rodrigo Carani (estagiário de Jornalismo do Depto de Comunicação do Cremesp)
     


    Reivindicações do movimento

    1) Aumento da representação das entidades médicas na composição da CNRM e fim da câmara recursal;
    2) Fiscalização imediata de todos os programas de residência do país para garantir a qualidade destes, antes da abertura de novas vagas. A fiscalização deverá ser realizada por médico de especialidade correspondente ao programa e representante dos médicos residentes;
    3) Revisão completa do texto do Decreto nº 8.497 de 4 de agosto de 2015 para garantir que a Residência Médica permanece como padrão ouro de formação de especialistas;
    4) Levantamento dos cortes orçamentários e suspensão destes em todos os serviços (hospitais, unidades básicas de saúde, etc.) em que atuam médicos residentes;
    5) Plano de carreira e de valorização para os Médicos Preceptores, com inclusão de remuneração adequada, desenvolvimento continuado e tempo exclusivo para atividades didáticas;
    6) Plano de carreira nacional para médicos do SUS com garantia de remuneração adequada, progressão de carreira, desenvolvimento profissional e educação continuada;
    7) Fim imediato da carência de 10 meses para que médicos residentes possam usufruir de seus direitos junto ao INSS;
    8) Cumprimento da legislação vigente sobre residência médica com a garantia do auxílio moradia;
    9) Isonomia da Bolsa de Residência Médica com bolsas oferecidas por outros programas de ensino médico em serviço do Governo Federal como PROVAB e Mais Médicos. A complementação deverá ser realizada com recursos dos Ministérios da Educação e Saúde para não onerar as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
     


     



    Acesse:

    Carta da ANMR aos colegas médicos residentes

    Veja também:

    Residência Médica
    Movimento da ANMR, que será realizado em vários Estados nesta quinta (24), recebe apoio de plenária do Cremesp

     

    Fotos: Osmar Bustos
     

    Tags: residência médicamobilizaçãoparalisaçãoatendimentomovimentoANMRresidentes.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 37 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 438 usuários on-line - 37
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.