Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    03-09-2015

    Fórum I

    Médicos, governo e saúde suplementar propõem medidas para coibir o mau uso das OPMEs



    Relação com indústria e tema de preocupação da comunidade médica    
     

    O impacto da repercussão na imprensa da relação promíscua entre médicos e a indústria de órtese, prótese e materiais especiais (OPMEs) levou a Associação Paulista de Medicina (APM) a adotar o tema como foco central do II Fórum sobre Cooperativismo Médico.  O evento contou com abertura na noite de 27 de agosto e terá palestras ao longo deste dia 28.  O Cremesp já havia realizado o seminário A relação entre os médicos e a indústria farmacêutica, no dia 14 de agosto, proporcionando ampla discussão sobre o tema.

    Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp, presente ao evento, comentou dados de uma pesquisa, realizada há cinco anos, que mostrou que dos 600 médicos entrevistados, 28% deles afirmaram que têm relação promíscua com a indústria, 52% achavam que não há problemas nesse relacionamento e que sabem que há profissionais que atuam dessa forma, e 30% são taxativamente contra essa prática. “O Cremesp não conseguiu fazer um debate mais amplo por conta da reação dos médicos. Parte da elite acadêmica está envolvida com a indústria, como assessores, consultores ou speakers, contratados para replicar pesquisas favoráveis. É preciso deixar claro a atuação deles, conscientizando a classe médica”, disse.  Ele citou que em países como Estados Unidos ou Dinamarca, a população sabe quais médicos estão envolvidos.

    Além de Luna Filho, estiveram na abertura do evento Florisval Meinão, presidente da APM;  José Martiniano Grillo Neto, presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo; Jorge Alberto Lopes Fernandes, coordenador geral de administração da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP); Maurício Mota de Avelar Alchorne, diretor cultural da Academia de Medicina de São Paulo; e Gerson Mazzucato, secretário de assuntos jurídicos do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo.


    Judicialização
    “O impacto financeiro das OPMEs para a assistência à saúde, assim como os medicamentos, é alto e crescente. E quem paga a conta é a sociedade. Além disso, é crescente o número de processos na Justiça para obtenção das OPMEs, agravando ainda mais o problema”, comentou  Meinão. 

    A obrigatoriedade de fornecimento de medicamentos, assim como a arrecadação em declínio e a demanda maior e a exigência de referência e/ou marca (e não o princípio ativo) estão entre as preocupações de Fernandes, que proferiu palestra sobre o impacto das OPMEs e medicamentos de alto custo na saúde pública. Para ele, entre os principais desafios a ser superados estão a existência e uso de protocolos, a validação das indicações médicas, a modalidade de aquisição e a qualificação/validação dos fornecedores. O coordenador da SES-SP citou o case do Incor, no qual eliminou a aquisição convencional das OPMEs e passou a utilizar atas de registro de preço (pagando apenas em caso de real necessidade de utilização do produto), conquistando economia superior a 30%. A intenção é que essa experiência se estenda a outros hospitais da administração direta.

    Como medidas para combater o mau uso das OPMEs, a SES-SP irá prosseguir com a proposta de criação de uma Câmara Técnica, destinando médicos para atuação exclusiva nos tribunais, assegurar a aderência das prescrições médicas na Secretaria aos programas definidos pelo SUS e estreitar o relacionamento com órgãos competentes, permitindo contribuir com dados que permitam melhorar a análise de fraudes no âmbito da judicialização da saúde.

    Transparência
    Os ministérios da Saúde, Justiça e Fazenda criaram um Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Órteses e Próteses (GTI OPME), em janeiro, para propor medidas para a reestruturação e ampliação da transparência dos processos envolvendo esses materiais. Em sua palestra sobre a regulação econômica do mercado em OPMEs, Ivo Bucaresky, diretor de coordenação e articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou o diagnóstico feito em relação ao tema. Ficou constatado que esse mercado é dominado por multinacionais — embora a maioria das empresas seja de pequeno e médio portes —, movimentou R$ 19,7 bilhões em 2014, e o setor deve crescer 15% ao ano por conta do envelhecimento da população.

    Nessa análise, foram detectadas práticas irregulares para obtenção de vantagens com dispositivos médicos implantáveis (DMI), como comissão da distribuidora (inclusive com colocação de pessoal no centro cirúrgico),comissão do especialista (embora seja proibida pelo CFM), hospitais realizam compra e venda com margem de lucro de 10% a 30% do preço e cobrança de “taxa de rolha” por alguns hospitais.  Com vários “intermediadores”, os produtos são vendidos por 8,7 vezes a mais que o custo inicial. Bucaresky informou que o governo conta com um plano de ação, que inclui regulações sanitárias, econômicas e de uso, além de ações de gestão do SUS e penalidades.

    Veja também:

    Fórum II
    Impacto dos altos valores das OPMEs e medicamentos sobre honorários e custos assistenciais é discutido no segundo dia do evento

     

    Tags: òrtesesprótesesCremespfórummédico.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 24 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 470 usuários on-line - 24
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.