Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    24-08-2015

    VII Cobirp

    Com temas que foram do Exame do Cremesp a Espiritualidade, encontro foi um sucesso


    Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp, durante sua palestra
    no evento

     

    Com um programa instigante e relacionado aos âmbitos Ético e Bioético da profissão médica e demais do campo da saúde, o VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, realizado na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) de 20 a 22 de agosto, foi um sucesso em termos de público e qualidade dos temas. Um dos destaques da abertura do encontro correspondeu à participação do presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, que propiciou aos presentes um apanhado geral sobre a importância do Exame do Cremesp aos egressos das faculdades de medicina, em sua palestra Avaliação da Qualidade.

    Além de Bráulio Luna Filho, a mesa principal contou com Gerson Zafalon Martins, conselheiro do CFM – que dividiu com Isac Jorge Filho, delegado do Cremesp de Ribeirão Preto e organizador do Cobirp, palestra intitulada Bioética: O que é? Para quem? –; Eduardo Luiz Bin e Antônio Pereira Filho, conselheiros e diretores do Cremesp; José Marques Filho, coordenador da Câmara Técnica Institucional de Bioética do Cremesp; Cleusa Cascaes Dias, representando a Associação Paulista de Medicina; e Oswaldo Cruz Franco, presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto.

    Em suas palavras iniciais, Luna Filho enfatizou a importância do aspecto humanístico na formação e exercício da medicina, pois “a prática tem como centro a pessoa do paciente e, portanto, os avanços científicos devem se subordinar ao ser completo, àquele que está sob os nossos cuidados”. Para ele, os médicos, em especial, os mais jovens, devem aprender a distinguir o que é o “saber” do que é a “sabedoria” – algo que necessariamente une técnica, ética e respeito às pessoas.

    Conhecimento técnico
    Por outro lado, diz o presidente, não se pode prescindir de conhecimento técnico. É justamente para verificar se as universidades cumprem seu papel de propiciar aos alunos o necessário para liberar ao mercado médicos capazes de lidar com pacientes, raciocinar, fazer diagnósticos e prescrever que o Cremesp empenha-se, há mais de uma década, na realização de um exame anual. Desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas, seguindo o que é aplicado em países desenvolvidos como nos EUA, o exame do Cremesp consiste em teste cognitivo, composto de 120 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas essenciais da Medicina, com ênfase nos conteúdos básicos imprescindíveis ao bom exercício profissional.

    Para surpresa de alguns presentes – a plateia contava com grande número de alunos de Medicina e de outras áreas da saúde da UNAERP – o presidente do Cremesp revelou que, no ano passado, 3.328 egressos de Medicina em todo o País realizaram a prova, mas que os índices de reprovação se mantiveram em níveis alarmantes, chegando a 55% entre os recém-formados por escolas públicas e alcançando 65% entre as escolas privadas.

    Nos outros dois dias de evento muitos temas importantes foram apresentados pelos palestrantes, que contaram com a participação entusiasmada da plateia, entre eles, os que unem aspectos éticos e jurídicos relacionados a processos a médicos; espiritualidade e saúde; testamento vital sob os pontos de vista do profissional da saúde – defendido pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp – além de outros assuntos variados, mas não menos interessantes, como Os riscos da modificação para pesquisas com seres humanos, que, em resumo, pode acabar com o sistema CEP/Conep, como expressou o conselheiro Antônio Pereira Filho.

    A ocasião também foi marcada pelo Fórum de História da Medicina, que, em sua IV edição, questionou, entre outros pontos, “Por que o pesquisador Carlos Chagas não Ganhou o Prêmio Nobel?”.

     

    Por: Centro de Bioética do Cremesp
    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: bioéticaCobirpMedicinaética.

    Veja os comentários desta matéria


    Muito honrado e grato por ter participado desse evento. Local agradável, de fácil acesso e extremamente confortável. Palestras e palestrantes de alto nível. Parabéns ao CREMESP pela organização e realização, especialmente ao querido Dr. Isac Jorge Filho. E já esperando pelo próximo evento.
    Antônio Pessanha Henriques Júnior

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 46 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 358 usuários on-line - 46
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.