Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-10-2024
    Presidência da República
    Cremesp se reúne com o ex-presidente Michel Temer para discutir importantes temas da Medicina
  • 10-10-2024
    Solenidade em Piracicaba
    Cremesp realiza entrega de carteiras médicas aos recém-formados da Anhembi Morumbi
  • 10-10-2024
    Edital
    Cremesp abre inscrições para o credenciamento de peritos grafotécnicos
  • 10-10-2024
    Atividade médica
    Cremesp realiza julgamento simulado com médicos de Limeira
  • Notícias


    03-08-2015

    Avaliação acadêmica

    Dados de pesquisa Datafolha mostram que população apoia prova para médicos e engenheiros


    Pesquisa encomendada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 94% dos brasileiros acreditam que médicos e engenheiros deveriam passar por uma prova de conhecimentos para terem o direito de exercer a profissão.

    De acordo com o Instituto, o levantamento apontou que 89% das 2.125 pessoas ouvidas em 135 municípios de todas as regiões do País apoiam o exame que é pré-requisito para exercer a advocacia.

    Um debate controverso até mesmo entre as várias categorias profissionais está tomando forma quando se defende essa exigência para outros tipos de profissões.

    Há 12 anos o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) defende a adoção de uma prova para habilitar os recém-formados e ja há dez aplica um teste aos egressos das faculdades paulistas. O exame não tem o poder de aprovar ou reprovar o candidato. Sua proposta é avaliar o nível dos graduados.

    Para o presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, em média 55% dos formandos não vão bem no exame e o percentual preocupa: "São recém-formados que não sabem abordar um indivíduo com infarto do miocárdio, que desconhecem procedimentos básicos para atender uma criança com febre.”

    O despreparo dos profissionais recém-saídos das faculdades e o aumento das denúncias de erro médico levaram o Conselho a defender enfaticamente a adoção de um teste de conhecimentos para o exercício da atividade.

    Segundo Luna Filho, o Conselho recebia, em 1993, cerca de cinco denúncias de erros médicos por dia. "Atualmente recebemos em média 17, caracterizando uma situação que está se tornando epidêmica", afirma.

    O levantamento foi realizado pelo Datafolha entre 9 e 13 de junho deste ano (2015), com pessoas a partir dos 16 anos de idade e de todos os níveis socioeconômicos.


    Fonte: G1

    Tags: exame do CremespDatafolhapesquisaengenheirosmédicosavaliaçãoprofissãoexercício profissional.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 94 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 635 usuários on-line - 94
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.