Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    06-07-2015

    Programa de RM

    HC-FMUSP de Ribeirão Preto entra para a lista de instituições que inclui Exame do Cremesp entre critérios seletivo


    Reunião na superintendência do HC: avaliação do Cremesp entre critérios para residência

    O Complexo Hospital das Clínicas- Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) de Ribeirão Preto entrou no grupo de instituições que se comprometeram a utilizar o  Exame do Cremesp como critério de pontuação para seleção de candidados em seus programas de Residência Médica.

    A Secretaria Estadual de Saúde de SP e as faculdades de Medicina da USP, Unifesp, do ABC e a PUC de Campinas, também vão incluir o Exame Cremesp entre os critérios seletivos para a Residência Médica. Hospitais de notória excelência em São Paulo, como Einstein e Sírio-Libanês, e empresas como a Unimed Campinas e Unimed Ribeirão Preto, são outras que se comprometeram valorizar o Exame do Cremesp  entre os critérios para a contratação e credenciamento de médicos cooperados.

    A reunião aconteceu na sede da Superintendência do HC-Ribeirão e teve a participação do presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho; do conselheiro corregedor,Eduardo Luiz Bin; e do-presidente da Casa, Isac Jorge Fillho. Pelo HCFMUSP-Ribeirão, participaram o  superintendente do HC, Benedito Carlos Maciel; o diretor da FMUSP-Ribeirão, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; e o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Geraldo Duarte.

    Histórico

    Nos dez anos de existência, o Exame do Cremesp demonstrou a baixa qualidade do ensino médico no país, principalmente em faculdades privadas. Em uma década, foram reprovados mais da metade dos participantes. Mesmo assim, estes passaram a atuar como médicos no Estado de São Paulo, já que o Cremesp está obrigado a fornecer registro profissional a todos os que fizeram a prova, independente do resultado.  Para conceder registro apenas aos aprovados, seria necessária a aprovação de uma lei federal, a exemplo do que acontece com o Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    Entretanto, o mercado de trabalho vem incluindo a utilização do Exame do Cremesp como importante fator de diferenciação entre profissionais na hora de fazer seus processos seletivos. Dessa forma, os empregadores ou credenciadores evitam  o ingresso de médicos com deficiência na formação acadêmica em seus quadros, protegendo a população assistida.

    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: HC-FMUSPRibeirão PretoExameCremespcritério.

    Veja os comentários desta matéria


    Muito importante essa decisão. Fará que a população tenha acesso a uma assistência médica de melhor qualidade.
    Nelson

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 63 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 487 usuários on-line - 63
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.