Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    24-03-2015

    Krikor Boyaciyan

    Reprodução Assistida volta a ser reconhecida

    A Comissão Mista de Especialidades (CME) – consti­tuí­da pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – reconheceu a Reprodução Humana (Reprodução Assistida) como área de atuação da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (Res. CFM nº 1763), em 2005.

    Em 2011, de maneira súbita e inesperada, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) propôs à AMB a extinção da Reprodução Assistida co­mo área de atuação e a Comissão Mista de Especialidades acolheu o pedido (Res. CFM nº 1973).

    O que teria provocado tal decisão equivocada? Por que a Febrasgo teria proposto uma iniciativa tão prejudicial e retrógrada, tendo em vista o grande avanço tecnológico na área de reprodução humana?

    Não nos foi dada qualquer explicação plausível. Comenta-se que teria sido deliberação da nova diretoria, eleita à época, após acirrada disputa, contra a chapa derrotada, que era apoiada pelos que defendiam a área de Reprodução Humana. Se verdadeiro, o fato é profundamente lamentável.

    O Cremesp, por intermédio de sua Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia e, especialmente, pela sua Câmara Técnica Interdisciplinar de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida, entendeu que a situação era incompatível com a tendência mundial e que repercutia negativamente sobre o bom desempenho profis­sional. Com isso, iniciou em 2012, ampla discussão com as entidades envolvidas no sentido de se reconsiderar a decisão equivocada.

    Finalmente, em 2015, a Reprodução Assistida volta a ser reconhecida como área de atuação no Brasil (Res. CFM nº 2116), totalizando assim, cinco áreas de atuação vinculadas à Ginecologia e Obstetrícia: Endoscopia Ginecológica, Medicina Fetal, Sexologia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e Reprodução Assistida.

    A Reprodução Assistida provoca intenso debate internacional. Já há países com leis e regulamentação bem definidas. Outros, como o Brasil, caminham muito lentamente nesse sentido.

     

    Krikor Boyaciyan é diretor vice-corregedor e coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Cremesp

     

     

    Tags: reproduçãoassistidaginecologiaobstetríciaCFMespecialidade.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 61 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 272 usuários on-line - 61
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.