Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    24-03-2015

    Planos de Saúde

    Entidades médicas criticam ANS por emissão de normativas sem eficácia em prejuízo de pacientes

    Entidades médicas paulistas, dentre elas o Cremesp, emitiram uma carta conjunta em que criticam a  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por emitir há anos  resoluções na maioria das vezes sem eficácia. Para as entidades médicas, essa situação agrava a insatisfação de usuários com os planos de saúde, que apontam como problemas  o excesso de burocracia, a demora para a marcação de consul­tas e exames, além da dificuldade em encontrar médicos para realização de cirurgias. O frequente insucesso normativo por parte da ANS, órgão regulador do setor privado de saúde,  acentuam os conflitos entre médicos e demais profissionais de saúde junto às operadoras de planos, que, “a despeito de cobrar mensalidades caríssimas, com aumentos sempre acima da inflação, remuneram muito mal os prestadores credenciados”. 

    Veja a carta na íntegra:


    UM BASTA AO DESRESPEITO AOS MÉDICOS
    E USUÁRIOS DOS PLANOS DE SAÚDE


    Os problemas no Sistema de Saúde Suplementar acentuam-se cada vez mais. São queixas recorrentes dos usuários de problemas como a demora para a marcação de consultas e exames com especialistas de diversas áreas da medicina, excesso de burocracia e os inúmeros obstáculos para autorização e realização de procedimentos de maior complexidade, além da dificuldade de encontrar médicos para realização de cirurgias.

    Essa situação deve-se em parte ao insucesso do órgão regulador (a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS), que há anos emite resoluções e instruções normativas na maioria das vezes sem a eficácia esperada. São relevantes os inúmeros conflitos entre médicos e demais profissionais de saúde junto às empresas, que, a despeito de cobrar mensalidades caríssimas, com aumentos sempre acima da inflação, remuneram muito mal os prestadores credenciados, subreajustando os honorários ao longo dos anos.

    Criou-se dessa forma grave desequilíbrio econômico no sistema, sendo os maiores prejudicados aqueles que optaram por adquirir um plano de saúde para fugir às dificuldades do SUS, e hoje, muitas vezes, são obrigados a recorrer ao sistema público para o atendimento.

    Diante desse cenário, foi aprovada a lei 13.003/14, cujo objetivo seria solucionar essas graves distorções. Essa lei determina, entre outras coisas, que deve haver reajuste anual para os prestadores credenciados, além de contratos equilibrados entre as partes.

    O legislador delegou à própria Agência Nacional de Saúde Suplementar o poder de intervir, quando necessário, definindo regras contratuais e índices de reajustes para buscar o reequilíbrio do sistema. No entanto, ao regulamentá-la, a ANS manteve na prática o atual modelo de contratação e reajustes dos médicos.

    Repudiamos a atitude dos planos de saúde, que insistem em manter com os profissionais o atual modelo marcado pela desigualdade no equilíbrio econômico, em claro desrespeito aos usuários.

    Esse modelo é responsável pelos permanentes conflitos entre os planos de saúde e os profissionais, em prejuízo dos usuários, pois é baseado na relação assimétrica entre as partes.

    As entidades médicas, preocupadas com essa situação, estarão sempre ao lado de seus pacientes, na busca da melhor qualidade de assistência à saúde.

    Associação Paulista de Medicina (APM)

    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp)

    Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp)

    Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj)

    Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj)

    Federação Nacional dos Médicos - Regional Sudeste (Fesumed)

    Tags: planossaúdeANSineficienteregulamentaçãoqueixasusuários.

    Veja os comentários desta matéria


    O maior problema hoje são com os planos coletivos, onde os aumentos são na realidade realizados UNILATERALMENTE(e a ANS sabe disso) muito acima da inflação. Deveria se estabelecer um teto máximo para os aumentos ditados pela ANS(fator limitador). O idoso, que mais precisa, é automaticamente expulso dos planos após a aposentadoria, voltando ao SUS. Quando aumentam realmente os custos, estes voltam para o sistema público de saude.
    carlos alberto de lima peres

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 56 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 296 usuários on-line - 56
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.