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04-03-2015 |
Operadoras |
ANS Suspende 70 planos de saúde por desrespeito a prazos e queixas sobre a assistência prestada |
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu, em 19/02, a comercialização de 70 planos de saúde, de 11 operadoras, que desrespeitaram os prazos máximos de atendimento ou responderam por outras queixas sobre assistência. A medida faz parte 12º ciclo do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento e protege aproximadamente 580 mil beneficiários. Das operadoras com planos suspensos nessa etapa, oito também tiveram embargos no ciclo anterior. Todavia, conjuntamente, a ANS permitiu a reativação de 43 planos que estavam com a comercialização suspensa, diante de melhoria comprovada no atendimento ao cidadão nos últimos três meses. Ao longo do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas e 890 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento. Mediação Neste ciclo foram registradas 13.921 reclamações, feitas no período de 19 de setembro a 18 de dezembro de 2014. Destas, 88,25% dos conflitos foram resolvidos pela mediação da ANS, com o sistema de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). O portal da ANS disponibiliza um espaço próprio, onde as notificações são reunidas e chegam até as operadoras, que podem acompanhar as demandas. As empresas têm então o prazo máximo de cinco dias úteis, em casos assistenciais, e 10 dias úteis, em não assistenciais, para a adoção das medidas necessárias à solução da reclamação. Fonte: Portal da ANS |