Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    05-02-2015

    Qualidade de ensino

    Reunião com representantes de faculdades de medicina visa criar Instituto de Avaliação das Escolas Médicas


    Ayer e representantes de universidades paulistas durante encontro para a criação do Instituto de Avaliação das Escolas Médicas

     

    Um primeiro passo foi dado na noite desta quarta-feira, 4 de fevereiro, para a criação de uma comissão institucionalizada que acompanhe, periodicamente, a qualidade do ensino - num primeiro momento – nas escolas médicas do Estado de São Paulo.

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que já mantém ativa a Câmara Temática de Avaliação dos Estudantes e Egressos do Curso de Medicina, propôs, com a criação do Instituto de Avaliação das Escolas Médicas, oficializar um órgão com qualificação e certificação para avaliar as escolas médicas atuantes no Estado. 

    Este primeiro encontro, coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer, um dos responsáveis pelo Exame do Cremesp e integrante da Câmara Temática acima, contou com as presenças de Joaquim Edson Vieira (Faculdade de Medicina da USP), Douglas Bernal Tiago (PUC – Campinas), José Eduardo Dolci (Santa Casa de São Paulo) e de Emílio Carlos Elias Baracat (UNICAMP). Também participaram o conselheiro Akira Ishida e Osvaldo Pires Simonelli, advogado da Casa.

    Para Ayer, é fundamental que o Cremesp e as escolas médicas atuem juntas na elaboração desse instituto: “nossa ideia é obter resultados que efetivamente possam colaborar na melhora da formação acadêmica”, afirmou.

    Para os presentes, a avaliação do produto (aluno) da escola irá analisar, indiretamente, a instituição e esta deve ser a meta de um órgão, certificado, que deseja contribuir para a formação médica de qualidade.

    Foi acordada a necessidade de convidar representantes de institutos responsáveis pela aplicação e avaliação de provas aos acadêmicos (como Fuvest, Vunesp, Inep, Fundação Carlos Chagas), para troca de experiências e informações.

    Durante a reunião surgiram algumas questões para a formação do Instituto, entre elas, quais entidades convidar para participar; como definir o marco zero para aplicação das avaliações; se deverá ter ligação com alguma entidade oficial (como ABEM, AMB); e como será a escolha e composição de seus membros. 

    Ao final, os participantes enfatizaram a importância do novo Instituto ser validado por escolas médicas tradicionais para ter credibilidade, além de ser composto por membros realmente compromissados com a formação médica de qualidade. Somente dessa forma será possível validar as provas eventualmente aplicadas, justificar a aplicação dessas provas e – com os resultados – questionar o MEC sobre a qualidade do ensino médico no país.

    No próximo encontro, agendado para 4 de março, serão discutidos e formalizados os objetivos e a constituição do Instituto de Avaliação das Escolas Médicas. Também na pauta, uma relação das entidades que podem ter interesse em participar.

     



    VEJA TAMBÉM:

    Exame do Cremesp
    Reprovação chega a 55% dos recém-formados em Medicina no Estado. Índice alcança 65% entre escolas privadas

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: escolasmédicasavaliaçãouniversidadeMedicinainstituto.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 53 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 330 usuários on-line - 53
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.