Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    19-12-2014

    JC nº 321

    A última edição deste ano já está on line nas versões digital e html. Acesse aqui todas as matérias

    O valor dos médicos e o valor da vida

     

    “Para nós, não há dúvida: você, médico, é um exemplo de amor e dedicação à profissão e ao outro”


     

       Já faz algum tempo os transplantes de órgãos transformaram-se em importante terapêutica para salvar e prolongar vidas. No Brasil, o índice de acerto à substituição cirúrgica supera hoje os 90%. É um dado fantástico, especialmente se consideramos que, em apenas três décadas, nossas estatísticas de sucesso evoluíram em 50%. 

    Uma série de fatores contribui para essa boa performance. Entre eles, os avanços tecnológicos, os novos fármacos e técnicas, as campanhas da Associação Brasileira de Trans­plantes de Órgãos (ABTO), a maior conscientização dos doadores, a qualificação dos processos de captação em níveis estadual e federal, além da criação da fila única.

    Porém, o programa de doação de órgãos só atingiu esse excelente estágio graças ao empenho e abnegação de um grupo de médicos que doa parte das vidas para salvar o próximo. Nesta edição do Jornal do Cremesp, trazemos alguns desses personagens e suas histórias fantásticas. São profissionais que se chamam “doação”. Estão em plantão permanente para atender a um chamado, seja nos feriados ou durante eventos sociais.

    Não é exagero afirmar que esses colegas desafiam uma inóspita gangorra de emoções, o que torna sua prática ainda mais digna de respeito e reconhecimento. Se por um lado utilizam a técnica e perícia para buscar sobrevida a uns – e merecem gratidão de seus familiares e amigos –, por outro, lidam com a perda e a angústia dos entes dos doadores.

    São fundamentais equilíbrio e sensibilidade para bem cumprir essa missão. Sentimentos como o humanismo e a cumplicidade estão invariavelmente misturados ao irrigar a paciência e ao alimentar da fé. Devido à demora que ainda pontua a obtenção de um órgão para transplante, esses médicos muitas vezes sofrem com a sensação de impotência e com a tristeza de ver vidas humanas escapar-lhes das mãos abruptamente. Mesmo absolutamente conscientes de que poderiam agir de forma eficaz para preservá-las.

    Ao tratar desse tema, o Jornal do Cremesp aproveita o clima de fim de ano e de renovação de esperanças para homenagear todos os médicos de São Paulo e do Brasil. Cada um em seu campo, com suas ferramentas e empenho é personagem importante da melhor de todas as batalhas: a luta pela vida e pelo bem estar. Assim, merecem nossa admiração e cumprimentos.

    Nos últimos anos, os profissionais de Medicina passaram por momentos difíceis, em virtude de uma campanha que buscou colocá-los como responsáveis das mazelas do sistema de saúde e do péssimo atendimento oferecido à população. O tempo, certamente, restabelecerá a verdade. Para nós, contudo, não há dúvida: você, médico, é um exemplo de amor e dedicação à profissão e ao outro. Parabéns e obrigado. Que 2015 marque uma etapa melhor  para todos nós.

     

    Jornal do Cremesp nº 321: versão digital / versão html

     

     

    Tags: editorialJornalCremespdezembro.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 24 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 271 usuários on-line - 24
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.