Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 14-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp presta homenagem ao médico Manlio Basilio Speranzini
  • 13-11-2025
    SEMPRE AO LADO DO MÉDICO JOVEM
    Cremesp discute ensino e ética profissional com a nova geração de médicos durante o Conasp
  • 12-11-2025
    Juntos com os médicos do interior
    Cremesp demonstra mais uma vez seu pioneirismo e leva a Ribeirão Preto o 2º Treinamento de Inteligência Artificial em Medicina
  • 12-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp lamenta profundamente o falecimento do médico Ivlacir Idilhermano Vasques Silva
  • Notícias


    10-11-2014

    Protesto

    Médicos do Estado de SP suspendem atendimento a 11 planos de saúde nesta sexta, 14/11


    João Ladislau, presidente do Cremesp, concede entrevista logo após a coletiva
    na sede da APM

     

    Os médicos do Estado de São Paulo suspenderam, na sexta, feira, 14/11,  o atendimento eletivo aos usuários dos planos de saúde  Green Line, Economus, Cruz Azul Saúde,  Ameplan, Assimédica, CET, Classes Laboriosas, Correios, Intermédica, Notredame e Trasmontano.

    As entidades médicas paulistas realizaram entrevista coletiva à imprensa na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na quinta-feira, 13/11, para esclarecer os motivos da paralisação. A decisão de suspensão no atendimento já havia sido tomada pelos médicos em reunião com representantes da classe médica, na mesma sede, no dia 3 de novembro.

    A Comissão recomendou a remarcação de consultas e procedimentos simples para outras datas. Contudo, para não prejudicar os usuários dos planos suspensos, orientopu que fosse mantida a assistência às urgências, emergências e cirurgias pré-agendadas, além do atendimento a pacientes em condições de vulnerabilidade.

    O Cremesp esteve representado pelo seu presidente, João Ladislau Rosa, pelo diretor  Renato Azevedo Jr. e pelo conselheiro Otelo Chino Jr., ao lado de  Florisval Meinão, presidente da APM. Também presentes João Sobreira de Moura Neto, diretor de Defesa Profissional da APM; Marun David Cury, segundo diretor de Patrimônio e Finanças da APM; e o presidente do Simesp, Eder Gatti Fernandes.


    O diretor Renato Azevedo durante o anúncio da suspensão de atendimento a operadoras neste 14/11 


    Durante a coletiva, foi anunciada  a suspensão da comercialização de 65 planos de 16 operadoras pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por negativas indevidas de cobertura.

    Florisval Meinão ressaltou que a saúde suplementar continua a ser um problema em função de conflitos entre médicos, laboratórios, hospitais e usuários em relação às operadoras.  “A decisão da ANS reforça nossa posição e mostra que os problemas são concretos. Três das operadoras suspensas pela ANS estão incluídas em nossa lista, e são Green Line, Classes Laboriosas e Trasmontano”, afirmou. Meinão observou que a comissão tem buscado o diálogo com as empresas. “Embora ainda exista defasagem na remuneração, as negociações são positivas e sinalizam um equilíbrio econômico para que os médicos possam continuar a prestar seus serviços à população. Há, entretanto, um grupo que não negociou ou não enviou proposta, e, com a paralisação, queremos alertar a sociedade que elas não prezam nem o médico nem o usuário.”

    Ladislau lembrou que, no atendimento, existe uma relação entre médico e paciente que deve se manter saudável, e as operadoras têm interferido de forma intensa, restringindo exames e controlando o trabalho do médico, visando aumentar seus lucros. Além disso, “elas comprimem os honorários e reajustam as mensalidades acima da inflação, dificultando ainda mais essa relação”, disse.

    O presidente do Simesp, Eder Gatti, lembrou da importância de uma mesa de negociação, como a constituída pelas entidades médicas. “Por meio dessa comissão, assumimos esse papel, procurando as operadoras para negociar, não só honorários como as condições de trabalho, pois sem isso não há como garantir um bom atendimento aos usuários."

    Além da coletiva e da paralisação, as entidades divulgaram uma carta aos médicos, explicando os motivos da paralisação, e às empresas que possuem convênios para seus funcionários junto a estas operadoras.


    Reivindicações
    No início deste ano, uma carta-convite foi enviada para todas as operadoras, convidando-as a negociar com as entidades médicas. Na primeira reunião com cada uma, foram apresentadas as reivindicações para o ano, decididas na reunião ampliada da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu) realizada em 14 de fevereiro.

    A pauta inclui valorização das consultas médicas, chegando ao patamar de R$ 100; reajuste dos procedimentos com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), incluindo recuperação das perdas acumuladas nos últimos anos; e sistema de hierarquização dos procedimentos médicos, tendo como referência a CBHPM.
     


    Fotos: Osmar Bustos

    Texto: Aglaé Silvestre

     

    Tags: operadorasparalisaçãosuspensãoatendimentosaúdesuplementarplanoscoletivaimprensa.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 111 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 1428 usuários on-line - 111
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.