Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    23-10-2014

    Exame do Cremesp

    Egressos de cursos de Medicina de vários Estados participam da 10ª edição da prova em São Paulo

     

    A prova objetiva do Exame do Cremesp de 2014, em sua 10ª edição – aplicada no dia 19 de outubro, no Centro Universitário Assunção (UniFAI), na Capital paulista – contou com a participação de 3.323 egressos em Medicina (97,4%), de um total de 3.410 inscritos, representando 2,6% de abstenções. Dos participantes, 2.885 são de escolas paulistas e 525 de outros Estados, números que abrangem 93 faculdades de Medicina no País, sendo 30 em São Paulo.

    A expressiva adesão ao exame foi constatada pelo baixo percentual de abstenções em todas as cidades onde a prova foi aplicada, que são as seguintes: São Paulo (97,5%), Botucatu (97,9%), Campinas (96,9%), Marília (100%), Presidente Prudente (97,5%), Ribeirão Preto (98,4%), Santos (98,8%), São Carlos (98,5%), São José do Rio Preto (96,8% e Taubaté (91,6%).

    Acompanharam a realização da prova, o vice-presidente do Cremesp Mauro Aranha;  o primeiro secretário e coordenador do Exame, Bráulio Luna Filho; o coordenador das Delegacias Regionais Metropolitanas, Carlos Alberto Herrerias de Campos; e  conselheiro Otelo Chino Júnior.

     

    Com o objetivo de ampliar a conscientização das escolas sobre a necessidade de realização de uma avaliação dos cursos de Medicina  – para evitar ações como a do Sindicato das Escolas, que tentou barrar na Justiça a realização da prova –, o Cremesp criou,  neste ano, a Câmara Temática para Avaliação do Ensino Médico,  constituída por representantes nomeados pelas instituições de ensino. “Nessas reuniões, discutem-se não apenas a qualidade, a melhor forma de fazer avaliações ao longo do curso, como o também exame aplicado nos últimos dez anos pelo Conselho, e acreditamos que a maioria das escolas compreende a importância e apoia a a sua realização”, afirmou Luna Filho. De acordo com ele, o Exame do Cremesp deve ser visto como um instrumento para que as escolas aperfeiçoem seu sistema de ensino e avaliação. “Prova disso, é que não divulgamos ranking nem resultado por aluno, ambos estão protegidos”, afirmou.

     

    Prova

    A prova contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo problemas comuns da prática médica em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética.

    Embora o desempenho na prova continue não atrelado à obtenção do registro profissional junto ao Conselho, o participante deve acertar pelo menos 72 questões para ser considerado aprovado.   

    As regras para a realização do Exame foram criadas por uma Comissão Interna do Cremesp, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

    O Projeto de Lei nº 217/2004, que visa instituir o exame nacional de proficiência em Medicina como requisito para o exercício pleno da profissão, foi aprovado na Comissão de Educação do Senado em 20 de novembro de 2013 e se encontra na Comissão de Assuntos Sociais.

     

    Justificativa é obrigatória para quem faltou ao Exame

    Os inscritos que faltaram ao Exame do Cremesp, no dia 19 de outubro, ou os que perderam o prazo da inscrição, deverão apresentar justificativa por escrito. Além de identificação e assinatura, é necessário juntar os documentos que justifiquem a ausência, como atestado médico, declarações, comprovantes de viagem etc.

    A justificativa deve ser entregue pessoalmente, na sede ou delegacias regionais do Cremesp, com endereços no site (www.cremesp.org.br). Somente após o deferimento da justificativa pela Comissão Organizadora do Exame, o médico poderá dar entrada ao pedido de inscrição. No caso dos médicos que obtiveram o registro no Cremesp em 2013 e novamente se ausentaram nesse ano, A manutenção da inscrição também dependerá da aprovação da justificativa de ausência.

    Os alunos que não puderam participar, e justificaram sua ausência, poderão realizar a prova na edição de 2015.

     

                              Exame do Cremesp 2014 -  total de participantes

     

    Cidade  Inscritos  Presentes  Ausentes
    São Paulo 1.553  1.515 38
    Botucatu       96       94 2
    Campinas   387    375   12   
    Marília   178     178  0
    Pte. Prudente    202    197 5
    Ribeirão Preto   375    369 6
    Santos    178    176 2
    São Carlos      69       68 1
    São José R.Preto    192      186  6
    Taubaté    180     165 15 
    Total 3.410   3.323 87

            

    ATENÇÃO!

    Retificando a informação equivocada, divulgada pela Fundação Carlos Chagas, sobre a disponibilização do gabarito da prova, alertamos que os participantes do Exame do Cremesp receberão, via Correios, apenas o Boletim de Desempenho, que será enviado até o final deste mês de novembro, de forma sigilosa e individual. Agradecemos sua compreensão.

     

     

    Fotos: Osmar Bustos

            

    Tags: ExameCremesp2014medicinacurso.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 17 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 336 usuários on-line - 17
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.