Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-08-2020
    Homenagem
    Cremesp celebra 25 anos de Acupuntura Médica no Brasil
  • 10-08-2020
    Covid-19
    Cremesp solicita a parlamentares que derrubem veto ao PL que prevê indenização para médicos
  • 10-08-2020
    Nova publicação
    Cremesp lança e-book sobre covid-19, com opção gratuita para download
  • 08-08-2020
    Palestra online
    Cremesp promove homenagem aos 25 anos de Acupuntura Médica no Brasil
  • Notícias


    10-10-2014

    Diploma de médico

    Para o CFM o termo “Bacharel em Medicina”, sugerido pelo CNE, prejudica os egressos em sua carreira profissional


    O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de nota divulgada na última terça-feira, 7 de outubro, manifestou preocupação com o Parecer 24/2014, do Conselho Nacional de Educação, o qual, segundo o CFM, expressa o entendimento de que no diploma do médico deve constar a nomenclatura “Bacharel em Medicina”.

    Na visão do CFM, o parecer do Conselho de Educação causa prejuízo aos egressos, quando estes buscam obter equivalência de diplomas ao frequentar cursos de pós-graduação e programas de intercâmbio acadêmico e profissional em outros países.

    Ainda nesta semana, juntamente com a Associação Brasileira de Ensino Médico (Abem), o CFM irá encaminhar um ofício ao Ministério da Educação e às 242 escolas médicas brasileiras. No documento, o Conselho Federal pedirá que seja mantido o termo diploma ou grau de “Médico” nos documentos de capacitação legal obtidos após a conclusão do curso de Medicina.

    De acordo com o CFM, a utilização do termo diploma ou grau de “Médico” não contraria dispositivos legais que classificam a formação como atinente a de curso de bacharelado e atende às necessidades dos egressos, que relataram dificuldade em ter os seus diplomas reconhecidos no exterior, pois o termo “Bacharel em Medicina” não existe em outros países.

     

    Fonte: CFM

    Tags: bacharelMedicinamédicoCNEMECCFMeducação.

    Veja os comentários desta matéria


    Parece-me que usar o termo Bacharel seja o início de um projeto maior, para termos também, médicos com Licenciatura apenas... Vai entender?
    Armando Sferra Junior
    Me perdoem os que pensam ao contrário, mas chamar de Bacharel em Medicina o colega que passou num vestibular no Brasil, estudou no Brasil, aprendeu com os Mestres Brasileiros que conhecem nosso povo e nossa cultura e que, apesar de não serem dignamente remunerados, se esforçam para ensinar a SER médico, a um brasileiro, por que então temos que tratar como médico a um cubano ou outro cidadão de qualquer nacionalidade, formado sabe-se lá onde e de que jeito, que não conhece nossa realidade e faz um cursinho de adaptação à língua portuguesa entre outras cositas más e, graças a um governo populista, nem sequer pode ser submetido a uma prova de suficiência pelos nossos CRMs? Abre o olho Brasil!!! Até o seu Saber Médico estão querendo desviar...
    Evander Henriques

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 311 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 265 usuários on-line - 311
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior