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    01-09-2014

    Médicos residentes

    Iamspe recebe Cremesp para palestra sobre relação médico-paciente

    Após evento, residentes do hospital puderam acompanhar também apresentação de julgamento simulado


    Carvalho, Ladialau, Baviera, Lopes,Queiroz e Rosenthal:
    princípios básicos para os jovens médicos

     

    Os princípios que regem a relação médico-paciente foram apresentados por João Ladislau, presidente do Cremesp, aos médicos residentes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), no dia 7 de agosto. A palestra foi seguida de julgamento simulado, coordenado por Eurípedes Balsanufo Carvalho, com a colaboração de Caio Rosenthal, ambos conselheiros do Cremesp e profissionais que atuam no Iamspe. Participaram ainda Reginaldo Guedes Coelho Lopes, coordenador da Comissão de Residência Médica; Roberto Queiroz, diretor-geral; e Roberto Baviera, chefe do gabinete do Iamspe.

    Ladislau comentou que embora o médico tenha uma boa imagem perante a sociedade, a visão romantizada do profissional dedicado se choca com notícias como a de recusa de atendimento, infrações (como o uso de “dedo de silicone” para marcação de ponto em postos de saúde) e erros médicos. “Precisamos ter profundo respeito pelas pessoas que nos procuram. Essa postura resolve mais de 80% das situações de conflito de relacionamento com o paciente, além de termos melhor resposta às informações necessárias ao tratamento para avançar no diagnóstico”, afirmou. Ele elencou, entre os direitos dos pacientes, o de ser previamente informado em casos de participação em pesquisa; ter acesso ao prontuário médico; pedir para que outra pessoa tenha conhecimento do estado de saúde (caso ele não queira saber); gravar a consulta; e de ter resguardado o sigilo sobre seus dados pessoais, desde que não acarrete riscos para terceiros ou à saúde pública.

    O presidente do Cremesp ressaltou, entre os princípios da relação com o paciente, sempre falar a verdade; prestar atendimento humanizado, com tempo e atenção adequados; saber ouvir e esclarecer dúvidas (sempre registradas em prontuário); explicar de forma simples o diagnóstico; respeitar a autonomia do paciente; e manter-se atualizado. “Apesar das interferências externas, não podemos abrir mão desses princípios”, comentou, destacando os muitos obstáculos ao trabalho do médico. Ele mencionou também o conflito entre o acelerado processo de desenvolvimento científico e tecnológico e a ausência de políticas públicas eficazes, deterioração dos serviços de saúde e dos convênios médicos e a deficiência do ensino médico.

    Tags: residência médicapalestrarelaçãopacienteIamspepalestra.

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