Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    20-07-2014

    Candidatos

    Veja as propostas das cinco chapas concorrentes

    Cinco chapas concorrem à eleição  do Conselho Federal de Medicina (CFM) de 2014 no Estado de São Paulo, que acontecerá exclusivamente por correspondência. Todos os médicos da Capital e do Interior começarão a receber o material eleitoral no início de agosto e o voto deve ser devolvido pelos Correios em tempo hábil para que chegue até o dia 27/08 na cidade de São Paulo. Veja a seguir as propostas das cinco chapas concorrentes. 
     


    CHAPA 1
    Novo CFM

     


    Renato Azevedo Júnior, cardiologista (São Paulo)
    e Roberto Lotfi, ortopedista (Presidente Prudente)


    Renato Azevedo e Roberto Lotfi representam candidatura de oposição. Têm o compromisso de romper o imo­bilismo no CFM, garantindo a você o poder de decisão em todas as questões referentes ao exercício da Medicina e à valorização do trabalho médico, além da participação, por meio de consultas públicas, da edição de quaisquer resoluções.

    São Paulo tem 50% dos médicos do País, porém tem o mesmo número de representantes (dois) no CFM que estados com número bem menor de médicos. Renato e Roberto defendem a alteração dos critérios de eleição dos conselheiros do CFM, garantindo a proporcionalidade entre representantes eleitos e o número de médicos de cada estado.

    Para a Chapa 1, é essencial uma postura mais firme do CFM na defesa da formação médica, com a adoção, em todo o Brasil, do exame obrigatório de avaliação dos egres­sos em todo o território nacional, nos moldes do realizado pelo Cremesp.

    Outras propostas
     

    • Implantação de carreira de Estado do médico no SUS, semelhante à existente no Judiciário, garantindo remuneração compatível com a formação e responsabilidade do médico;
       
    • Mais investimento à saúde pública, com a destinação de 10% da receita bruta da União para o SUS, além do já previsto em lei para estados e municípios;
       
    • Revalidação obrigatória de diplomas para todos os médicos formados fora do Brasil, mediante exame de qualificação profissional (Revalida) e competência linguística, inclusive para participantes do programa Mais Médicos;
       
    • Pela revisão imediata da tabela SUS;
       
    • Exame obrigatório de avaliação dos egressos em todo o Brasil, nos moldes do realizado pelo Cremesp;
       
    • Contra a obrigatoriedade de dois anos de estágio em Saúde da Família e Comunidade para várias especialidades, o que aumenta o tempo de Residência e dificulta a formação de especialistas;
       
    • Contra a proposta de Serviço Civil Obrigatório;
       
    • Valorização e remuneração justa aos médicos na Saúde Suplementar, com recomposição das perdas dos últimos anos e reajustes em todos os procedimentos;
       
    • Adoção da CBHPM com política de reajustes obrigatórios anuais;
       
    • Regulamentação do direito ao Simples Nacional a todos os médicos, com a conse­quente redução da carga tributária;
       
    • Consultas públicas aos médicos do Brasil antes da edição de resoluções do CFM;
       
    • Novos canais de comunicação com os jovens médicos.


    Veja mais em www.chapa1novocfm.com.br ou www.facebook.com/novocfm Email: chapa1@chapa1novocfm.com.br

     


     

    CHAPA 2
    Renovação com experiência


    Desiré Callegari, anestesiologista e professor (Grande ABC)
    e Maria Rita Souza Mesquita, ginecologista e obstetra (São Paulo)

     

    Nós, membros da Chapa 2 – Renovação com Experiência, refutamos o antagonismo interno “situação x oposição” ou “nós x eles”, defendido por alguns grupos neste pleito para o CFM.

    Em lugar de apostar neste jogo, que enfraquece as lutas comuns, defendemos a união de forças dos médicos e da sociedade, o que contraria o discurso que favorece aos que têm prejudicado nossa categoria.

    Estamos seguros de ser a melhor opção nestas eleições. Nossos integrantes - Desiré Callegari (titular) e Maria Rita Souza Mesquita (suplente) - possuem trajetórias que lhes dão maturidade para fazer escolhas, tomar decisões e agir estrategicamente, fazendo com que pequenos gestos levem a grandes mudanças, sem, contudo, ignorar a importância de mudar, inovar, de fazer mais e melhor.

    Cientes dos desafios, daremos tudo para que todos os compromissos assumidos junto aos médicos paulistas sejam honrados. Nossas bandeiras, definidas a partir dos problemas do dia a dia, orientarão nossas ações em favor de médicos e pacientes.

    Nossas propostas não contêm promessas mirabolantes, inexequíveis, mas objetivos que podem ser alcançados com empenho, articulação e mobilização. Convidamos todos a conhecerem nossa plataforma de trabalho (disponível no site www.renovacaocomexperiencia.com.br e na fanpage www.facebook.com/#!/chapa2spcfm?fref=ts).

    Com o apoio de todos, esperamos criar condições para: 1) a real valorização do trabalho médico no SUS e nos planos de saúde; 2) a melhora efetiva das condições de atendimento e de trabalho; 3) a qualificação do ensino médico; 4) o aumento do diálogo do CFM e dos CRMs com a sociedade e com a categoria; e 5) a defesa plena dos direitos humanos e trabalhistas dos médicos e dos pacientes.

    Neste momento, pedimos seu voto de confiança para estar no CFM, a partir de outubro, combatendo abusos de empresários e do Governo e defendendo medidas que, de forma pragmática e articulada, mudarão a realidade ao redor.

    Colegas, a insatisfação é geral e há grupos que contam com nossa desunião, que pode fragilizar nossa categoria diante de ações que desvalorizam a Medicina e a Saúde em São Paulo e no Brasil.

    Ao apoiar a Chapa 2 – Renovação com Experiência, os médicos e médicas paulistas fortalecerão a garra, a ética, a isenção e a autonomia da nossa categoria contra o desrespeito e a irresponsabilidade de alguns setores. Contamos com seu voto!

     


     

    CHAPA 3
    Coragem e Ação

     


    Lavínio Camarim, cirurgião e gastroenterologista (Franca)
    e Mauro Enokihara, dermatologista (São Paulo)

     

    Lavínio Camarim e Mauro Enokihara somam experiência à energia dos jovens para congregar a comunidade médica da Capital e do Interior em torno de princípios e metas.

    Lavínio fez Faculdade de Medicina em Catanduva, com especialização em Gastroen­terologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo na Santa Casa e Endoscopia na USP de Ribeirão Preto.

    As raízes no Interior pau­lista levaram-no a estabelecer-se em Franca, onde fundou o Sindicato dos Médicos e foi secretário de Saúde, tendo suplementado a tabela SUS em 100% para pagamento dos procedimentos médicos.

    É coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cre­mesp e membro da Codame do CFM. Está no quarto mandato no Cremesp. Coordenou Câmaras Técnicas do Cremesp e Delegacias do Interior.

    Mauro cursou a FMABC. Tem Mestrado e Doutorado em Dermatologia pela Uni­fesp/EPM. O reconhecimento a seu trabalho levou-o ao Departamento de Dermato­logia da EPM como responsável pela Cirurgia Dermatológica.

    Foi presidente da SBD - Regional SP. Sua gestão se destacou por uma programação científica de vanguarda. É sócio-fundador e ex-presidente do Grupo Brasileiro de Mela­noma e membro da Câmara Técnica de Dermatologia do Cremesp.

    Principais propostas:
     

    • Defender a saúde da população e um Sistema Único de Saúde de qualidade que atenda integralmente a todas as pessoas;
       
    • Visibilidade ao CFM para médicos e população. Expor atividades em defesa da sociedade e foco em resultados;
       
    • Lutar por plano de carreira federal, piso salarial e condições de trabalho para fixar médicos em locais de difícil provimento, em substituição ao programa Mais Médicos;
       
    • Revisão de resoluções do CFM que dificultem o trabalho do médico;
       
    • CBHPM como referencial, mínimo, aos convênios. Pagamento de estado de disponibilidade à distância (plantões);
       
    • Proporcionar Educação Médica Continuada, mais vagas na Residência e valorização das bolsas dos Residentes;
       
    • Contemplar questões específicas da mulher médica, responsável por quase 50% de nossa comunidade;
       
    • Ampliar diálogo e parcerias interinstitucionais.

    Nossa proposta é conduzir uma orquestra afinada, sem a vaidade dos solistas. O programa da Chapa 3 está aberto à contribuição de todos os colegas”, resume Lavínio.

    Participe: www.cfmchapa3.com.br; Facebook/cfmchapa3  Chapa 3 - coragem e foco na ação!

     



    CHAPA 4
    Oposição com Inovação

     


    Ana Elizabete Carvalheira, médica cirurgiã de cabeça e pescoço (São Paulo) e
    Henrique L. Salvador, médico otorrinolaringologista (Pres. Prudente)


    Propostas:

    • Representar com liberdade e ética os médicos paulistas junto ao CFM;
       
    • Exercer com dignidade as funções judicantes de um conselheiro federal;
       
    • Frequentar os gabinetes do Congresso Nacional lutando para que a classe política vote os projetos em benefício da saúde pública;
       
    • Frequentar o Ministério da Educação, cobrando das autoridades educacionais, fiscalização nas escolas médicas, para que tenhamos um ensino médico de qualidade;
       
    • Estar presente em todos os movimentos médicos do Estado de São Paulo;
       
    • Atuar junto ao médico nos locais de conflito, servindo como mediador;
       
    • Apoiar as comissões de ética médica;
       
    • Visitar constantemente os hospitais públicos e filantrópicos;
       
    • Orientar para que você, médico, não seja punido;
       
    • Programas de atualização médica, principalmente para os médicos da rede pública;
       
    • Atuar junto aos ministérios de Educação e da Saúde para a criação de vagas em Residência Médica;
       
    • Implementar o ensino de ética médica e legislação de saúde junto às escolas médicas;
       
    • Participar dos movimentos médicos reivindicatórios por melhores condições de trabalho e remuneração;
       
    • Valorizar os médicos pau­listas, participando das negociações junto às prefeituras, secretarias de Estado e operadoras e planos de saúde;
       
    • Promover cursos de atualização em Urgência e Emergência, em parceria com concessionárias administradoras das rodovias paulistas, oferecidos aos médicos plantonistas em serviços de emergência.

    O momento na profissão deixa-nos perplexos. Quem o representa? Os colegas que ficam atrás de suas mesas, acumulando cargos em diversas entidades; ou o médico que trabalha como você, nos serviços público e privado de saúde, e que entende cada problema enfrentado por você no dia a dia? Se escolheu a última opção, você é Chapa 4 – Oposição com Inovação!

    Manteremos um escritório em São Paulo e outro no Interior para orientarmos médicos, diretores técnicos e clínicos, comissões de ética médica, bem como os colegas sin­dicados e processados. Teremos disponibilidade e tempo para estar ao seu lado, colega! Venha conosco!

    Sejamos a mudança que tanto queremos ver!

     


     

    CHAPA 5
    Valorização Médica

     

     
    Jorge C. M. Curi, cirurgião geral, intensivista e nutrólogo (Campinas) e
    Rui Y. Tanigawa, acupunturista, homeopata e nutrólogo (São Paulo)


    Principais propostas
     

    • Escolas Médicas – Fechamento imediato dos cursos sem qualidade e abertura de novos apenas com comprovada necessidade social e qualificações (hospital, residência e preceptores);
       
    • Residência Médica – As faculdades e hospitais-escola devem oferecer as quatro áreas básicas. Dependendo da região e perfil, oferecer todas as especialidades;
       
    • Educação continuada – O CFM, juntamente e por meio da AMB e Especialidades, deve oferecer cursos pre­senciais ou à distância, baseados nas diretrizes clínicas;
       
    • Defesa Profissional – A manutenção da CBHPM plena (PL 3.466/04) e a aplicação das diretrizes estabelecidas pelas especialidades da AMB;
       
    • Avaliação de egressos – Desenvolvida com as faculdades, defendemos uma avaliação periódica e ao final do curso;
       
    • Mais Médicos – Defendemos a revalidação do diploma aos médicos participantes; pagamento da bolsa integral e liberdade de locomoção e de expressão em nosso território;
       
    • SUS – Rediscutido e aperfeiçoado para que trabalhe em rede, de forma a garantir assistência básica a todas as regiões, com interligação com as especialidades e alta complexidade. É essencial maior financiamento (10% do PIB), melhor gerenciamento, fiscalização, oferecer aos presta­dores carreira, incentivos e valorização profissional;
       
    • Carreira de Estado – É fundamental para o profissional que atua na saúde básica e outras consideradas estratégicas, especialmente para fixação em regiões inóspitas.
       
    • Saúde Privada – Debate para discutir com o governo e ANS a valorização dos pres­ta­dores de serviços. Não à interferência dos planos na atuação do médico e defesa das diretrizes clínicas como bali­zador para boa prática médica;
       
    • Revalida – Qualquer médico formado no exterior, para atuar no País, deve passar pelo exame do Reva­lida. É a garantia de qualidade de assistência ao paciente;
       
    • Qualidade de vida do médico – As entidades médicas e faculdades devem desenvolver um programa que ofereça desde a graduação, Residência Médica e durante a vida profissional, conhecimento científico, condições de trabalho, qualidade de vida e estímulo aos princípios asso­cia­tivistas;
       
    • Propostas detalhadas em www.facebook.com/chapa5valorizacaomedica ou www.valorizacaomedica.com.br.
      Veja mais sobre a eleição CFM 2014 AQUI.  


    Este conteúdo teve 1 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 367 usuários on-line - 1
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.