Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    02-06-2014

    Alerta!

    Sobrecarga de trabalho e estresse colocam a saúde do médico jovem sob risco

     

    O excesso de trabalho pela carga cada vez maior de horas de plantão tem colocado a saúde do jovem médico em risco, especialmente pelo estresse inerente à profissão. A sobrecarga de trabalho é uma das fontes de preocupação do Cremesp com os profissionais que ingressam na carreira por eles assumirem cada vez mais tarefas sem se ater que devem estar saudáveis para bem cuidar dos pacientes. “Os médicos devem ter tanta preocupação com sua saúde quanto têm com a de seus pacientes”, afirma Nívio Moreira, conselheiro responsável pela Câmara Temática do Médico Jovem do Cremesp.

    A saúde do jovem médico é um aspecto relegado, involuntariamente, levando à incorporação de uma rotina diária pesada. A sobrecarga vai-se instalando de maneira sutil ao aceitar mais um desafio que, aparentemente, é pequeno, e pode levar à ideia de que tomará apenas alguns minutos para ser resolvido. Ou então, ao aceitar integrar um grupo de trabalho que, a princípio, terá uma atividade fácil de ser desempenhada, mas que se revela intensa. Isso quando ele não tenta resolver um pequeno conflito que, depois, acaba em uma verdadeira batalha de interesses e poder. A pior conse­quência dessa situação é que, sem notar, a qualidade é substituída pela quan­tidade de trabalho, prejudicando inclusive o atendimento aos pacientes.

    Círculo vicioso
    A rotina intensificada de trabalho arrasta o profis­sional em um círculo vicio­so, já que um médico sobrecarregado não tem tempo nem disposição para se atualizar, podendo comprometer sua prática clínica. A situação se instala, acabando com a qualidade de vida e de trabalho do jovem médico.

    “O médico jovem, como acaba de entrar na profissão, se depara com um nível de estresse muito grande. É preciso que esse médico tenha a consciência de que é necessária a preocupação com a sua saúde e não só com a sua carreira”, alerta Moreira. Fazer exercícios e ter uma boa alimentação, além de tempo para si próprio e para os familiares são cuidados necessários para a qualidade de vida. “Ou seja, tudo o que indicamos aos pacientes”, reforça.

    O próprio médico, muitas vezes, ignora seus sintomas de ansiedade, depressão severa – em alguns casos, com risco de suicídio –, além de outros problemas mentais. O Cremesp mantém um convênio com o Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria, voltado ao apoio e assistência médica em casos de tratamento da dependência química e de transtornos mentais. O médico pode contatar a Central de Apoio da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, pelo telefone: (11) 5579-5646 ou com o psiquiatra Hamer Palha­res, pelo tel. (11) 98335-0866.

    Rede de Apoio
    Aos portadores de transtornos mentais crônicos, o Cremesp ampliou  esse canal de apoio aos médicos, para que eles sejam acolhidos sem vivenciar situações de constrangimento. O Programa de Esqui­zofrenia do Departamento de Psiquiatria (Proesq) da Unifesp realiza tratamento com assistência multidis­plinar, incluindo psiquiatra, assistente social, psicólogo, neuropsicólogo e terapeuta ocupacional pa­ra, a partir de uma avaliação situacional, traçar um plano terapêutico individualizado. O Proesq dis­po­nibiliza também um site informativo (www.psiquia tria.unifesp.br/d/proesq/proesq/), que pode ser utilizado para esclarecimento de dúvidas sobre esqui­zofrenia, tendo a opção de envio de perguntas diretamente para um psiquiatra do serviço. Os médicos podem acessar o serviço pelo tel. (11) 5573-3599).

    Os contatos iniciais também podem ser feitos com a assistente social do Cre­mesp, Ana Célia dos Anjos Soares (tel. 3123-8724), responsável pelo encaminhamento do médico ao Proesq e Uniad.

     

    Tags: estressesobrecargatrabalhosaúdejovem médico.

    Este conteúdo teve 67 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 431 usuários on-line - 67
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.