Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-08-2020
    Homenagem
    Cremesp celebra 25 anos de Acupuntura Médica no Brasil
  • 10-08-2020
    Covid-19
    Cremesp solicita a parlamentares que derrubem veto ao PL que prevê indenização para médicos
  • 10-08-2020
    Nova publicação
    Cremesp lança e-book sobre covid-19, com opção gratuita para download
  • 08-08-2020
    Palestra online
    Cremesp promove homenagem aos 25 anos de Acupuntura Médica no Brasil
  • Notícias


    14-05-2014

    Cursos de Medicina

    MEC autoriza a abertura de 420 vagas em universidades federais no interior do país


    O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de 420 vagas para 8 cursos de Medicina em universidades federais.  As instituições autorizadas a abrir as vagas estão localizadas em cidades interioranas de seis Estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 13 de maio, no Diário Oficial da União (DOU).

    Os Estados contemplados pelas vagas são: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. A medida do MEC segue a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos.

    O programa prevê, ainda, a criação de 11.447 novas vagas em faculdades de Medicina até 2017. A proposta é melhorar a distribuição da oferta de profissionais no país e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.

    A Universidade Federal do Sul da Bahia, no campus de Teixeira de Freitas (BA), teve 80 vagas autorizadas, o maior número entre as instituições contempladas. Outras 60 vagas serão abertas nas seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí (GO); Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e de Mucuri, em Teófilo Otoni (MG); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas (MS).

    Já a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, Paulo Afonso (BA); Universidade Federal do Piauí, em Paranaíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó; e Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras terão, cada uma, autorização para abrir 40 vagas nos cursos de Medicina.

    Para João Ladislau Rosa, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), deve-se exigir comprometimento, das instituições contempladas pelo MEC, com uma estrutura de ensino de qualidade permanente. “A grade curricular, as condições da prática clínica e o acompanhamento constante do aluno durante a graduação devem garantir a formação profissional de excelência, tanto para quem está ingressando no curso como para os já acadêmicos. Autorizar a abertura de novas vagas por decreto, sem essas exigências, continuará prejudicando o exercício pleno e ético da Medicina no país”, concluiu.

    Em dezembro de 2013, o Ministério da Educação autorizou a abertura de 560 vagas em cursos de Medicina de universidades federais das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

     

    Fonte: Agência Brasil

    Tags: cursos de MedicinaaberturavagasMECdecreto.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 375 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 263 usuários on-line - 375
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior