Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    14-02-2014

    Exame do Cremesp

    Conselho apresenta resultados do desempenho das escolas e cria Câmara Temática para discutir qualidade do ensino


    Bráulio Luna Filho, Ladislau Rosa e Mauro Aranha durante o encontro com representantes das escolas médicas do Estado

     

    Das 30 escolas médicas do Estado de São Paulo que tiveram formandos em 2013, nove participantes do Exame do Cremesp alcançaram a média de 60% estipulada para aprovação. Desses alunos, seis são de universidades públicas e três de particulares.

    Na média de acertos, o cômputo geral das escolas foi de 55,08%, sendo que a melhor obteve 69,7% e a última, 41,55%. As maiores médias são de escolas públicas federais (66,83%), públicas estaduais (64,93%), seguidas pelas privadas sem fins lucrativos (53,21%), públicas municipais (51,73%) e particulares com fins lucrativos (47,03%).


    Reinaldo Ayer distribui os resultados em envelopes lacrados aos representantes das escolas médicas presentes

     

    Os resultados individuais e confidenciais do desempenho de cada escola foram entregues — em envelope lacrado — a seus respectivos representantes pelos coordenadores do Exame e conselheiros do Cremesp, Bráulio Luna Filho e Reinaldo Ayer, neste 14 de fevereiro, no auditório do Conselho.

    O evento contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Casa, João Ladislau e Mauro Aranha.

    Os participantes do Exame receberam suas notas em caráter sigiloso, conforme o compromisso assumido pelo Cremesp. Luna Filho explicou que a prova objetiva é a melhor forma de avaliar conhecimento e cognição dos alunos, afirmando que 2/3 do Exame 2013 teve grau de dificuldade fácil, muito fácil ou médio.

    A prova contou com a participação de 3.425 egressos de escolas médicas, sendo que 3.328 compareceram para fazer a prova. O índice de reprovados do Exame do Cremesp atingiu 59,2%. As piores médias de acerto foram nas questões de Pediatria (47,78%), Clínica Médica (52,03%) e Clínica Cirúrgica (52,13%), índices que têm se repetido em outros anos. Houve apenas uma prova em que o aluno boicotou o exame assinalando a resposta B em todas as questões. “O Exame do Cremesp é uma vitória para a sociedade porque coloca a questão da avaliação do ensino médico na agenda do governo e das instituições de ensino. Temos respaldo judicial e poucos têm contestado a iniciativa”, afirmou o cordenador do exame.

    Câmara Temática
    Ladislau comunicou que o Cremesp criará uma Câmara Temática das Escolas de Medicina do Estado de São Paulo e convidou cada faculdade a nomear um representante titular e um suplente para participar das reuniões.

    As primeiras reuniões deverão acontecer no final de março ou início de abril. “Queremos criar um fórum para discutir desde o que as escolas irão fazer para melhorar a qualidade de ensino até a forma como realizamos o Exame do Cremesp”, explicou Ayer.

     

    VEJA A ÍNTEGRA DOS RESULTADOS

     

    Fotos: Osmar Bustos e Isabela Tellerman

    Tags: exameuniversidadesresultadosavaliaçãoprovas.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 72 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 319 usuários on-line - 72
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.