Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    25-11-2013

    Anorexígenos

    Projeto que libera a comercialização de inibidores de apetite tem parecer favorável da CCJ


    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 19 de novembro, o projeto de lei 2431, de 2011, que libera a comercialização e produção dos inibidores de apetite –  medicamentos utilizados para o tratamento de pacientes obesos. O PL diverge sobre a decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu a venda dos emagrecedores.

    Medicamentos produzidos a partir de substâncias como anfepramona, femproporex e manzidol foram proibidos, em outubro de 2011, por determinação da Anvisa. De acordo com Agência, não há comprovação da eficácia dos remédios e os riscos aos pacientes são maiores do que os benefícios. Já a sibutramina – outra substância emagrecedora – não teve a venda e produção proibidas, porém, é mantida no mercado com restrições.

    Em caráter terminativo – quando um projeto é aprovado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo – a proposta foi aprovada pela CCJ da Câmara e, caso não receba recurso para ser votada dentro de cinco dias pelo Plenário, segue para votação no Senado.

    CFM e CRMs

    Em 2011, os Conselhos Federal de Medicina (CFM) e Regionais (CRMs) criticaram a medida tomada pela Anvisa e emitiram notas em defesa da utilização dos medicamentos inibidores de apetite como auxiliares no tratamento da obesidade. As entidades médicas afirmaram que a interdição da venda dessas substâncias interfere na autonomia dos médicos e pacientes na escolha do método terapêutico. Além disso, em defesa da liberação dos medicamentos, o CFM e os CRMs apontaram estudos internacionais sobre a eficácia dos mesmos e propuseram à Agência que, ao invés de proibi-los, estabelecesse uma definição de critérios mais rigorosos para o controle da comercialização, como já ocorre com outras substâncias.

    Cremesp

    Em maio de 2011, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), ao tomar conhecimento sobre a intenção da Anvisa em vetar a venda dos inibidores, promoveu o Fórum sobre a Proibição dos Anorexígenos no Brasil, que reuniu médicos, farmacêuticos e representantes de várias instituições de saúde para uma ampla discussão sobre o tema. Os participantes do evento concluíram pela defesa do uso racional e sob controle médico rigoroso na prescrição dos medicamentos para o tratamento da obesidade.

     

    Fonte: Folha de São Paulo - Saúde + Ciência - edição de 20/11/2013

     

    Tags: anorexígenossibutraminaanvisaemagrecedoresinibidores de apetiteanfepramonafemproporexmanzidol.

    Veja os comentários desta matéria


    Somente através do uso da anfepramona consegui estabilizar meu peso e ter uma vida mais saudavel e feliz. Após 2 anos de proibição do produto voltei a engordar, estou com pressão alta e diabetes. Por isso resolvi deixar meu comentário. Sou totalmente contra essa proibição, porque acredito que fere a autonomia dos médicos em escolherem o que é melhor para seus pacientes. Cada caso deve ser examinado com cuidado e a decisão final deve ser pelo critério médico. No meu exemplo, sempre me senti muito bem tomando esse medicamento e resolveu meu problema de excesso de peso, coisa que nenhum outro medicamento sequer me ajudou. E a obesidade me trouxe outras doenças. Ficaria muito feliz se as vendas fossem liberadas, é lógico que com total controle, para que não haja abusos.
    Rosemeire Farias Silva
    Não estão produzindo mais nenhum remédio a base de sibutramina? Será que é outra punição para os obesos? O remédio Biomag parou de fabricar. Aqui neste pais ninguém entende mais nada.... Nem os médicos, nem o Governo, nem a Anvisa. Salve-se quem puder!
    Almir

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 37 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 338 usuários on-line - 37
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.