Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    04-11-2013

    Exame do Cremesp

    Presença massiva dos formandos em Medicina marcou a realização da prova em todo o Estado neste domingo (03/11)


    Bráulio, Carlos Alberto, Ladislau e Chino Jr


    A prova objetiva do Exame do Cremesp deste ano, aplicada na tarde deste domingo, dia 3, contou com a participação de 3.318 (97,16%) alunos egressos de Medicina em todo o Estado - com 97 ausências (2,84%) –, de um total de 3.415 inscritos, número 41,95% maior que o ano passado, quando a presença dos formandos se tornou obrigatória para a obtenção do registro profissional em São Paulo.

    Na Capital, 1.622 formandos do 6º ano ou do 12º período de Medicina de faculdades reconhecidas pelo MEC, bem como os recém-formados, inclusive de outros Estados – compareceram (98,07%) para realizar a prova, que teve início às 14h, nas dependências  da Unifai – Centro Universitário Assunção.

    A presença também abrangeu quase a totalidade dos inscritos nas seguintes  cidades: Botucatu (99,3%), Campinas (97,59%), Marília (97,81%), Presidente Prudente (97,61%), Ribeirão Preto (92,72%), Santos (100%), São Carlos (96,08%), São José do Rio Preto (96,22%) e Taubaté (93,41%).

    O presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa, acompanhou a realização da prova, ao lado do coordenador do Exame e primeiro-secretário do Cremesp, Bráulio Luna Filho, do coordenador das Delegacias Metropolitanase, Carlos Alberto Campos, e do conselheiro Otelo Chino Jr.

    “Há oito anos o Cremesp se posiciona favorável a uma forma de avaliar a qualidade das escolas de Medicina em São Paulo e no Brasil. Após duas edições obrigatórias, tivemos neste ano mais de 3.400 inscritos, incluindo quase a totalidade dos formandos em São Paulo, além de participantes de outros Estados. A partir de agora, temos de trabalhar para que o exame tome corpo e se estenda para todo o Brasil, adquirindo futuramente um caráter eliminatório e se torne lei", afirmou Ladislau Rosa.

    Para Luna Filho, a obrigatoriedade de participação no exame foi um avanço em relação à experiência anterior. “Até então, tínhamos o exame de uma amostra, de egressos voluntários de cursos de Medicina, o que gerava dúvida se de fato era um dado representativo da qualidade dos alunos que estavam se formando no Estado. Mas, a partir do ano passado, quando todos os alunos recém-formados foram obrigados a fazer a prova – a abstenção foi menor que 4% - e passamos a ter um retrato absolutamente fiel da formação dos egressos nos próximos anos”, avalia.


    Avaliação 
    A prova objetiva teve 120 questões de múltipla escolha, que versaram sobre as seguintes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular).As regras para a realização do Exame são criadas por uma Comissão Interna do Cremesp, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração das provas.

     

     

    Texto: Aglaé Silvestre
    Fotos: Osmar Bustos

     

     

    Tags: exame do CremespavaliaçãoMedicinaformandosgraduandossextanistas.

    Veja os comentários desta matéria


    A prova estava bem elaborada em sua grande parte e não exigia conhecimentos por demais específicos para as especialidades.
    Renan Felício

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 87 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 295 usuários on-line - 87
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.