Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    17-10-2013

    Audiência pública

    Debate na Assembleia Legislativa avaliou a fiscalização dos CRMs na educação médica e na conduta profissional


    Assembleia de SP: debate sobre meios fiscalizadores do exercício da Medicina 


    O Papel dos Conselhos de Fiscalização da Área da Saúde, foi o foco principal de um debate realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro.

    A reunião, proposta pelo deputado Carlos Neder, membro da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, se deu em torno da realidade de cada conselho para analisar a postura das universidades paulistas em relação à conduta dos profissionais e, principalmente, na falta de preparo dessas escolas de ensino em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

    No encontro foram pautadas diversas maneiras de como os conselhos poderiam realizar essa fiscalização. Ficou claro entre todos que está faltando um atendimento de qualidade e isso se dá pela má formação que esses estudantes estão recebendo nas escolas médicas. “É preciso tomar as diretrizes para a medicina, alertando o fato de que o profissional que no período de seu aprendizado for bem conduzido, tanto na sua conduta quanto na ética, terá uma boa formação”, declarou a representante do secretário da Saúde, Estela Pedreira.

    Uma consideração importante para a Secretaria da Saúde, é que a formação do médico não está voltada para que ele atue no sistema público, ou seja, eles estão na realidade afastados daquele segmento da população que realmente precisa do atendimento em saúde. Colaborando para um melhor desenvolvimento desses jovens, a Secretaria da Saúde abriu vagas de estágio no SUS, possibilitando que estes acadêmicos tenham uma convivência nessa área que, segundo os próprios estudantes, exige maior atenção.

    Elogiado por todos que estiveram presente, o exame do Cremesp recebeu o apoio das demais entidades presentes, pois na visão da grande maioria, essa prova é parte essencial para a carreira do formando, que deve obter uma boa nota, capaz de demonstrar um conhecimento adequado para exercer a Medicina. Infelizmente esta não é a realidade comprovada desde que o teste passou a ser aplicado em 2005. “O exame revelou que 50% dos médicos não foram aprovados, ou seja, metade dos que prestaram a prova estavam incapacitados para a profissão”, complementou Reinaldo Ayer, conselheiro do Cremesp.

    O encontro contou com a participação dos presidentes e representantes, de todos os Conselhos de Saúde do Estado de São Paulo.

     

    Colaborou: Beatriz Ribeiro (estagiária de Jornalismo do Departamento de Comunicação)
    Fotos: Osmar Bustos

     

     

    Tags: audiência públicaassembleiaeducação médicapostura profissionalexame do Cremesp.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 51 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 428 usuários on-line - 51
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.