Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 24-03-2017
    Evento
    Presidente do Cremesp participa de Fórum Folha Saúde
  • 24-03-2017
    Plenária Aberta
    Cremesp realiza debate aberto sobre planos de saúde populares
  • 23-03-2017
    Remuneração
    Em uma semana, Cremesp recebe 13 denúncias com mais de 100 médicos 
  • 22-03-2017
    Alerta Ético
    Segunda Opinião Médica é um direito do paciente e faz parte de sua autonomia na relação médico-paciente
  • Notícias


    03-09-2013

    Nódulo hepático

    Estudo de caso de paciente com carcinoma hepatocelular

     
    Um caso de paciente portador de nódulo hepático de carcinoma hepatocelular pautou a 6ª reunião do ano do Clube do Fígado, realizada nesta terça-feira, 3 de setembro, na de sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Coordenada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o encontro contou com os médicos Ronald Reverdito e Luiz Arnaldo Szutan como moderadores.

    Além da participação ativa da plateia no local da reunião, os interessados no tema puderam também acompanhar a aula à distância, graças à transmissão por webconferência, que possibilita a interação com profissionais de todo o Estado de São Paulo.  

    Os participantes discutiram diversos aspectos diagnósticos, terapêuticos e prognósticos relacionados a um caso de paciente portador de nódulo hepático de carcinoma hepatocelular, submetido à alcoolização e depois à quimioembolização como “ponte” para o transplante hepático. Acesse AQUI a reunião deste 3 de setembro.


    Educação continuada

    Especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas se encontram nas reuniões mensais do Clube do Fígado, coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.. As discussões com foco em casos clínicos proporcionam a troca de informações entre os profissionais, além de melhorar a qualidade da assistência médica prestada à população na especialidade. Os encontros fazem parte do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp e podem ser acessados on line em nosso Canal Videoconferência (canto direito da home do portal)

    Na reunião anterior, realizada no dia 13 de agosto, foram discutidos dois casos de pacientes com trauma de fígado, submetidos à embolização terapêutica e tratamento cirúrgico. A discussão, coordenada pela Escola Paulista de Medicina, teve como moderadores os médicos Gabriel Garbato e Marcelo Moura Linhares.

    O próximo encontro do Clube do Fígado está agendado para 1º de outubro. Para participar, não é necessário ser especialista no assunto, basta somente comparecer ao local ou acompanhar por webconferência as discussões, transmitida para todo o Estado de São Paulo.

     

     

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: fígadoclubeeducação continuadawebconferência.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 1594 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    Sede - Luís Coelho: Rua Luís Coelho, 26
    Consolação - São Paulo/SP - 01309-900

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 122 usuários on-line - 1594
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior