Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    03-09-2013

    Nódulo hepático

    Estudo de caso de paciente com carcinoma hepatocelular

     
    Um caso de paciente portador de nódulo hepático de carcinoma hepatocelular pautou a 6ª reunião do ano do Clube do Fígado, realizada nesta terça-feira, 3 de setembro, na de sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Coordenada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o encontro contou com os médicos Ronald Reverdito e Luiz Arnaldo Szutan como moderadores.

    Além da participação ativa da plateia no local da reunião, os interessados no tema puderam também acompanhar a aula à distância, graças à transmissão por webconferência, que possibilita a interação com profissionais de todo o Estado de São Paulo.  

    Os participantes discutiram diversos aspectos diagnósticos, terapêuticos e prognósticos relacionados a um caso de paciente portador de nódulo hepático de carcinoma hepatocelular, submetido à alcoolização e depois à quimioembolização como “ponte” para o transplante hepático. Acesse AQUI a reunião deste 3 de setembro.


    Educação continuada

    Especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas se encontram nas reuniões mensais do Clube do Fígado, coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.. As discussões com foco em casos clínicos proporcionam a troca de informações entre os profissionais, além de melhorar a qualidade da assistência médica prestada à população na especialidade. Os encontros fazem parte do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp e podem ser acessados on line em nosso Canal Videoconferência (canto direito da home do portal)

    Na reunião anterior, realizada no dia 13 de agosto, foram discutidos dois casos de pacientes com trauma de fígado, submetidos à embolização terapêutica e tratamento cirúrgico. A discussão, coordenada pela Escola Paulista de Medicina, teve como moderadores os médicos Gabriel Garbato e Marcelo Moura Linhares.

    O próximo encontro do Clube do Fígado está agendado para 1º de outubro. Para participar, não é necessário ser especialista no assunto, basta somente comparecer ao local ou acompanhar por webconferência as discussões, transmitida para todo o Estado de São Paulo.

     

     

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: fígadoclubeeducação continuadawebconferência.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 10 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 463 usuários on-line - 10
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.