Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • 17-06-2024
    Atividade médica
    Representantes das Comissões de Ética participam de encontro e tiram dúvidas sobre atuação nas instituições 
  • 11-06-2024
    Conversa com o Cremesp
    Sextanistas da USP puderam tirar dúvidas sobre ética na prática médica durante encontro com conselheiros
  • 07-06-2024
    Ação solidária
    Cremesp agradece aos médicos que se voluntariaram para atender às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
  • Notícias


    02-09-2013

    Atestado Médico

    Lançamento de publicação do Centro de Bioética do Cremesp contou com homenagem a Sérgio Gomes de Souza, inspirador da obra


    Renato Azevedo, Gabriel Oselka e Lisbeth Duch durante o lançamento de Atestado Médico – Prática e a Ética

     

    O atestado médico é um dos documentos mais comuns no repertório da profissão, ao lado do prontuário e da ficha de atendimento. Ao longo da carreira é possível perder-se a conta de quantos pacientes o requisitaram, alegando necessidade de afastamento do trabalho por doença a situações mais graves, como a perda de um ente querido, falando-se em declaração de óbito.

    Para sanar dúvidas pontuais, de vários âmbitos, surgidas no momento do preenchimento do documento, o Cremesp lançou o livro Atestado Médico – Prática e a Ética, produzido pelo Grupo de Capacitação às Comissões de Ética Médica (GACEM), do Centro de Bioética do Cremesp, em evento realizado em 30 de agosto, no auditório da sede da Casa.

    Além dos autores da obra, o lançamento contou com palavras do presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, e de Gabriel Oselka, coordenador do livro e do Centro de Bioética (entre 2002 e 2012) e incluiu uma sincera homenagem ao inspirador da obra, o médico Sérgio Gomes de Souza, delegado metropolitano do Cremesp da regional da Zona Oeste, falecido em maio de 2012.


    Bioética


    Renato, em sua fala, lembrou a atuação do delegado do Cremesp Sérgio Gomes, inspirador da obra


    O primeiro a falar foi Renato Azevedo, que comentou um fato: apesar de o atestado ser documento bastante comum na prática médica, consegue causar dúvidas que, se não sanadas, podem levar a erros de análise ética. Além disso, em seu discurso, Azevedo lembrou ainda a simpatia do médico Sérgio Gomes em reuniões da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética da Casa. “Era a dupla da ‘Zona Oeste’, com opiniões sempre interessantes” – referindo-se, além de Sérgio, à amiga e colega dele, Lisbeth Duch, superintendente da delegacia da Zona Oeste do Cremesp e outra autora do livro.


    Gabriel Oselka ao apresentar a obra, destacou as particularidades éticas e bioéticas que encerram cada capítulo


    Em seguida, discursou Gabriel Oselka, abordando o método desenvolvido para a elaboração do livro Atestado Médico – Ética e Prática, que pretendeu, como disse, “abarcar os vários tipos de atestados voltados à saúde, tais como atestados destinados à prática de atividades físicas e laborais; à doença, usados para o afastamento ao trabalho, e obtenção de direitos previdenciários; além do atestado de óbito”.

    Como o livro é fruto do trabalho do Centro de Bioética, afirmou, os capítulos são sempre finalizados por particularidades éticas e bioéticas presentes em cada modalidade de documento.


    Maria Luiza recebe, das mãos do presidente do Cremesp, placas em homenagem a Sérgio


    Por fim, houve uma singela homenagem a Sérgio Gomes de Souza, com palavras de carinho esboçadas pelos amigos do GACEM, Lisbeth Afonseca Ferrari Duch e Carlos Alberto Pessoa Rosa. Na ocasião, duas placas de homenagem a Sérgio (uma do GACEM e outra do Cremesp), além de um buquê de flores, foram entregues a sua viúva, a pediatra Maria Luiza Campos Gomes de Souza.  
     

    Acesse a publicação, na íntegra, AQUI

     


    Texto: Centro de Bioética
    Fotos: Osmar Bustos e Isabela Tellerman

     

     

    Tags: éticabioéticaatestadoatestado médicoGacemobralivrolançamento.

    Veja os comentários desta matéria


    Publicação indispensável para a prática médica de excelência!
    Fernando Hélio

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 128 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 490 usuários on-line - 128
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.