Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    19-07-2013

    Movimento médico

    Cremesp anuncia medidas contra o programa Mais Médicos e faz passeata com 1 mil médicos no centro da Capital


    Coletiva de imprensa: Cremesp moverá ações judiciais contra médicos
    estrangeiros
    que venham atuar no Estado de SP sem Revalidação

     

    Cremesp manifestou sua posição contrária à Medida Provisória da presidenta da República, Dilma Rousseff, que criou o projeto Mais Médicos, e à sanção do Ato Médico, com veto à exclusividade aos médicos no diagnóstico e prescrição. “Ficamos indignados com a proposta demagógica que não resolve os problemas da saúde brasileira”, disse Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, durante coletiva de imprensa realizada na sede do Conselho, neste dia 16 de julho. Ele explicou que os profissionais consideraram a medida desrespeitosa à lei brasileira porque o programa não foi discutido com as entidades médicas e ainda estipula o serviço civil obrigatório, que é inconstitucional. “Quem manda mais, o Conselho Nacional de Saúde ou o Congresso Nacional?”, questionou, sendo aplaudido de pé pelos médicos presentes que acompanharam o evento.

    As entidades médicas nacionais irão exigir audiências públicas no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Educação, com mobilização de rua em 8 de agosto, para que sejam ouvidas todas as instituições da sociedade que envolvem o Mais Médicos. No dia 9 de agosto, haverá uma ação presencial no Congresso Nacional, para que a MP seja modificada antes da sua eventual conversão em lei e para a derrubada dos dez vetos da presidenta. No dia 10 de agosto, representantes dos médicos se reunirão no Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem). O Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) devem impetrar ações judiciais contra o governo federal. Uma delas, supervisionada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será a alegação de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) do “serviço obrigatório no SUS”, ao prever o aumento de dois anos nos cursos de Medicina a partir de 2015. As entidades médicas devem ingressar com ação de inconstitucionalidade (Adin) após a votação da MP.


    Antes de sair em passeata, médicos e estudantes acompanharam a coletiva de imprensa

     

    Azevedo afirmou que o Cremesp fará encontros e reuniões com parlamentares pedindo a derrubada da MP 621 e dos vetos presidenciais à Lei 12.842. Também serão encaminhados e-mails de médicos e estudantes para senadores e deputados federais e mapeados, pelas redes sociais, os congressistas que são contra ou a favor da proposta.  Ele comentou que o SUS não conseguiu ser implantado em sua totalidade não por falta de médicos, mas de financiamento. E que o Brasil dedicou apenas 3,7% do PIB à saúde pública, menos que a Argentina, que está na média mundial, de 5%. “Esperamos sensibilizar a presidenta Dilma para que ela mande a proposta ao Congresso Nacional de destinar 10% da receita bruta da União para o SUS”, afirmou.


    Entidades médicas irão exigir audiências públicas no Congresso Nacional

     

    Médicos estrangeiros
    Pelo programa Mais Médicos, profissionais formados fora do Brasil poderão atender no país sem realizar o exame nacional de revalidação de diplomas (Revalida), o que também é contestado pelo Cremesp. O governo lançou edital para o pré-teste do Revalida, que será aplicado a estudantes de Medicina do Brasil, para “calibrar” o nível de dificuldade do exame. A intenção é “justificar” que o Revalida atual (idealizado e aplicado pelo próprio governo) é difícil e, com isso, instituir o Revalida flexibilizado e facilitado para estrangeiros. O Cremesp moverá ações judiciais contra médicos estrangeiros inscritos no Mais Médicos e que venham atuar no Estado de São Paulo sem Revalidação, por caracterizar exercício ilegal da profissão, baseado em sua Resolução 248/13. 
     

    Passeata
    Após a coletiva, cerca de 1 mil médicos seguiram em direção ao centro da Capital, com destino à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, marco da democracia e dos direitos instituídos.
     

    Tags: ProtestomédicosenterroDilmaministrosSaúde.

    Veja os comentários desta matéria


    O CFM deve apresentar denúncia ética contra o colega Alexandre Padilha por ir contra os interesses da categoria. Além de mover ação judicial contra os médicos contratados sem Revalida, os hospitais ou postos que contratarem médicos sem os documentos necessários também devem ter seus Responsáveis Técnicos e Gestores processados, pois irão contratar profissionais para o exercício ilegal da Medicina.
    Guilherme Teles
    Com dor no coração não pude estar presente hoje em SP. Parabéns aos colegas presentes, não vamos esmorecer!
    Luiz Ricardo Bastos
    Sou a favor do Revalida e acho que o que estão fazendo com a classe médica é um desrespeito. Só vão nos escutar quando fizermos greve por tempo indeterminado.
    joao santos

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 66 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 356 usuários on-line - 66
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.