Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-05-2024
    Pré-eclâmpsia
    Área Técnica da Mulher e Comitê de Mortalidade Materna promovem evento online 
  • 17-05-2024
    Prescrição médica
    Anvisa aprova normativa para controle mais severo de medicamentos como o zolpidem e zopiclona
  • 17-05-2024
    Controle epidemiológico
    Cremesp defende reinserção à OMS de Taiwan, considerada área de alto risco de coronavírus
  • 15-05-2024
    Força-tarefa RS
    Cremesp apoia ação humanitária de profissionais da saúde às vítimas das enchentes
  • Notícias


    15-03-2013

    Saúde mental

    Unifesp promove encontro internacional sobre novas pesquisas e prevenção de transtornos mentais

     
    Cerca de 80 especialistas de vários países participarão do evento Y-Mind São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders, a ser realizado de 25 a 29 de março, na sede da Universidade Federal Paulista (Unifesp), com o objetivo de integrar novas pesquisas, além das já existentes, na prevenção de transtornos mentais, emocionais e comportamentais.
     
    “Há evidência científica robusta sugerindo que intervenções precoces podem trazer benefícios sociais e econômicos no longo prazo quando se consegue interromper o processo de evolução dos Transtornos Mentais, Emocionais e de Comportamento (TMEC) ou minimizar sua progressão para um curso crônico”, afirma Jair Mari, professor do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenador do evento.

    De acordo com ele, os transtornos mentais, emocionais, comportamentais e do abuso de drogas está crescendo no Brasil e já representam 19% da carga total de doenças no país e 14% no mundo. “Embora prevenção seja reconhecida como ponto essencial na mudança do prognóstico das doenças, ela tem sido pouco explorada nos transtornos mentais”.

    O encontro é promovido pela Unifesp, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Columbia (EUA) e o King’s College, da Inglaterra; e  financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

    A Y-Mind é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores que, juntamente com a implementação de um Centro Internacional de Prevenção para os Transtornos Mentais, pretende mudar as políticas de saúde mental no país e colocar a psiquiatria brasileira na vanguarda do conhecimento global.

    Entre os palestrantes internacionais estão Bruce Cuthbert (National Institute of Mental Health, EUA), Hakon Hakonarson (The Children’s Hospital of Philadelphia, EUA), Maria Oquendo, (Columbia University, EUA), Gustavo Turecki (McGill University, Canadá), Helen Herrman (University of Melbourne, Austrália), Jim Van Os (Maastricht University, Holanda), David Pauls (Harvard University, EUA), Myrna Weissman (Columbia University, EUA ), Ricardo Araya (Global Health Trials Committee, Reino Unido) e Stan Kutcher (World Health Organization Collaborating Center in Mental Health at Dalhousie, Canadá). O evento será em inglês, sem tradução simultânea.

    Mais informações e a programação podem ser conferidas no site: http://www.ymind.com.br

    Fonte: Assessoria de Imprensa Unifesp

    Tags: pesquisaeventotrastornomentalprevenção.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 82 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 364 usuários on-line - 82
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.