Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-03-2025
    Cerimônia
    Cremesp realiza entrega de carteiras aos recém-formados na sede e em Franca
  • 14-03-2025
    Proteção às prerrogativas médicas
    Cremesp destaca ação contra assédio político e sensacionalismo em serviços de saúde no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina
  • 14-03-2025
    Transparência
    Assembleia geral aprova as contas do Cremesp no exercício de 2024 
  • 13-03-2025
    Serviços Cartoriais
    Cremesp divulga cronograma da Unidade Móvel para os meses de março e abril de 2025
  • Notícias


    27-09-2012

    Paralisação em SP

    Médicos paulistas suspendem atendimento a planos de saúde entre 10 e 18 de outubro

    Os médicos de São Paulo decidiram paralisar o atendimento eletivo aos planos de saúde de 10 a 18 de outubro como protesto contra práticas abusivas das empresas e a defasagem inaceitável dos procedimentos médicos.

    Em reunião na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) em 17 de setembro, as lideranças do movimento aprovaram a suspensão do atendimento ao grupo de operadoras que sequer aceitou negociar com a classe médica ou não enviou propostas concretas até o momento. São elas:
     
    1. Green Line
    2. Intermédica
    3. Itálica
    4. Metrópole
    5. Notredame
    6. Prevent Sênior
    7. Santa Amália
    8. São Cristóvão
    9. Seisa
    10. Trasmontano
    11. Universal 
     
    Um novo grupo será anunciado até a data da paralisação. Enquanto isso, a comissão de negociação continua à disposição das empresas para receber propostas. O diretor de Comunicação do Cremesp, João Ladislau Rosa –  que participa das reuniões das lideranças do movimento em SP –  informou que as operadoras e seguradoras  que não apresentarem propostas adequadas à categoria nos próximos dias serão incluídas neste segundo grupo.
     
    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a APM, os Sindicatos dos Médicos, a Academia de Medicina de São Paulo e as Sociedades de Especialidade iniciam agora um grande trabalho de mobilização da classe no sentido de organizar os médicos para os protestos agendados.
     
    A pauta de reivindicações do movimento médico paulista inclui consultas a R$ 80, atualização dos valores dos procedimentos conforme a CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) e inserção nos contratos de critério de reajuste a cada 12 meses, além de autonomia profissional para prescrição de exames e procedimentos.

    O movimento médico conta ainda com o apoio da sociedade, no que diz respeito à assistência oferecida pelas operadoras de planos de saúde e à interferência na autonomia profissional. Estudo da Associação Paulista de Medicina (APM) realizado pelo Instituto Datafolha, mostra que 77% dos usuários de planos de saúde no Estado de São Paulo enfrentaram problemas no atendimento, como superlotação e longas esperas nos hospitais. O estado concentra hoje o maior número de beneficiários de planos de saúde do país, com um universo de 10 milhões de pacientes da saúde suplementar.

    Sobre os médicos e prestadores de serviço, a percepção de 66% dos usuários é de que os planos colocam restrições em diversas etapas para realização de exames de maior custo e, para (53%), de que os planos restringem o tempo de internação hospitalar ou UTI. Mais de 60% dos usuários ainda afirmam ter a imagem de que os planos de saúde pagam aos médicos um valor muito baixo por consulta ou procedimento.

    Fontes: Cremesp/APM/CFM

     Veja também:

    Protesto Nacional 
    Contra abusos praticados por planos de saúde, médicos de todo país farão mobilizações entre 10 e 25 de outubro
     

    Honorário médico
    Porto Seguro aceita negociar e diz estar propensa a adotar fórmula proposta por entidades médicas


    Tags: operadoras de saúdeplanosparalisaçãomovimentohonoráriosCBHPM.

    Veja os comentários desta matéria


    Quero cumprimentar o CREMESP e as entidades de Classe nessa luta justa mas tardia em defesa dos Médicos. Se o Ato Médico já tivesse sido aprovado não ficaria mais fácil o reconhecimento das nossas revindicações? O que a ANS fez até hoje para o elo mais fraco do triângulo : Empresário, Paciente e MÉDICO? Somos sempre ignorados ou esquecidos!... Como ficará o atendimento dos pacientes das Operadoras que NÃO aceitarem nossas justas revindicações?
    João Baptista do Amaral Moura

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 176 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 686 usuários on-line - 176
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.