Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    26-07-2012

    Desempenho

    Exame do Cremesp mostra resultados insatisfatórios por área de conhecimento


    Desempenho nas áreas básicas é preocupante

    O desempenho dos participantes nos sete Exames anteriores pode  ser medido em cada uma das nove áreas do conhecimento médico  nas quais a prova é dividida. O quadro abaixo mostra as médias de acerto por área, por ano, e a média dos sete anos.

    Abaixo de 60% de acertos, o resultado por área de conhecimento é  considerado insatisfatório. Chama a atenção, na média dos sete  anos, o baixo percentil de acertos em campos essenciais da  medicina, como Clínica Médica (54,9% de acertos), Obstetrícia (58,5%), Saúde Pública (58,8%) e mesmo Pediatria (60%), especialidades que estão entre as mais demandadas e concentram a solução de muitos problemas de saúde da população.

    Quando se observa as diferentes áreas em diversos anos, vê-se  resultados ainda mais sofríveis, como 49,1% de acertos em  Ginecologia, 50,4% em Pediatria, e 50,0% em Clínica Médica, todos  no Exame de 2007. Ginecologia, no entanto, apresenta uma evolução  nas porcentagens de acerto, chegando a 69,8% em 2011. A Saúde  Pública, ao contrário, vem perdendo pontos nos últimos anos, caindo  de 72,3%, em 2007, para 49,0%, em 2011, dado preocupante para  uma das áreas mais importantes em país com o perfil epidemiológico  do Brasil.

    Em 2011, o desempenho geral acima de 60% ocorreu nas áreas de  Bioética, Saúde Mental, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Ciências  Básicas. Apenas em Bioética o desempenho foi superior a 70%.


    Participantes erram em casos comuns da prática médica

    Questões que tiveram baixa proporção de acertos revelam a falta de  conhecimento dos participantes na solução de eventos frequentes no  cotidiano da prática médica. Muitos daqueles que participaram do  Exame do Cremesp de 2011 mostraram desconhecer o diagnóstico ou tratamento adequado de problemas de saúde como infecção de  garganta, meningite, sífilis, atendimento em saúde mental, atendimento à gestante, em prontos-socorros, dentre  outros.

    Em todos os anos, pelo menos dez questões foram respondidas de  forma incorreta por 60% ou mais dos participantes, dentro das  diversas áreas básicas. Várias das perguntas tratavam de situações  bastante comum em urgências e emergências, como a asma,  diferentes tipos de trauma, diagnóstico e medicação para casos de
    hipertensão, e condutas em parto de risco. Mais de 60% dos  participantes, nos vários anos, erraram perguntas relativas ao  preenchimento do atestado de óbito.

    Para o Cremesp, muitas questões com alto índice de erro tratavam  de situações habituais que exigiam habilidades fundamentais  esperadas de um médico após a graduação, de acordo com as  diretrizes curriculares nacionais.

    Veja no Anexo 2 (link abaixo) algumas questões selecionadas das sete edições do  Exame, com a proporção de erros dos participantes.

    Acompanhe, na íntegra:

    Obrigatoriedade do Exame do Cremesp


    Tags: Exame do Cremespdesempenhoformandosavaliaçãoobrigatoriedadeprática médica.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 28 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 363 usuários on-line - 28
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.