Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    30-07-2012

    Dúvidas frequentes

    Veja como será a obrigatoriedade do Exame do Cremesp para recém-graduados em Medicina

    O que é o Exame do Cremesp?
    O Exame do Cremesp é um instrumento de avaliação externa da formação dos profissionais médicos recém-graduados. Dirigido a formandos dos cursos de Medicina do Estado de São Paulo, será realizado anualmente e consistirá em teste  cognitivo, abrangendo as áreas essenciais da Medicina. A prova será  elaborada sob a responsabilidade do Cremesp, que poderá contratar professores e instituições competentes para a sua execução.

    A participação no Exame é obrigatória para obtenção de registro profissional
    A declaração de comparecimento e de participação e realização do Exame do Cremesp será exigida no momento do pedido de registro médico junto ao Cremesp. Será um documento essencial e obrigatório para o registro. A exigência tem amparo legal: “Os Conselhos Regionais de Medicina poderão exigir dos requerentes outros documentos que sejam julgados necessários para a complementação da inscrição” (Artigo 2º, parágrafo 3º, Decreto 44045/58, que regulamentou a Lei 3268/57, Lei dos Conselhos de Medicina).

    A prova precisa ser concluída
    Mesmo comparecendo e assinando a prova, o participante que não responder às questões não obterá o comprovante necessário e obrigatório para o registro no Cremesp.

    Registro profissional não está condicionado à aprovação ou desempenho no Exame
    A obtenção do registro profissional junto ao Cremesp não está condicionada ao resultado ou aprovação, mas unicamente à participação do recém-formado no Exame do Cremesp. O mau  desempenho ou eventual reprovação não serão impeditivos para o  registro, que é um direito legalmente estabelecido de todos os  médicos portadores de diploma de graduação.

    Resultados e notas dos participantes serão confidenciais
    Os resultados individuais e as notas obtidas serão confidenciais, revelados única e exclusivamente ao participante. A prova e o resultado do exame farão parte dos demais documentos que compõem o prontuário do médico, sob a guarda do Setor de Registro Profissional do Cremesp, somente podendo ser entregues por requisição pessoal e expressa do próprio participante. O Cremesp assume o compromisso ético com o sigilo e a confidencialidade dos  resultados individuais. O objetivo do Exame é avaliar o ensino médico e promover mudanças positivas na graduação de Medicina.

    Escolas médicas receberão relatórios
    As instituições de ensino de Medicina receberão relatório conclusivo de desempenho de seus alunos, por área de conhecimento, sem a  identificação pessoal dos participantes.

    Recém-formados em outros Estados, ainda sem inscrição, deverão prestar o Exame do Cremesp
    Os egressos de escolas médicas de outros Estados, sem inscrição em CRM, poderão requerer sua inscrição no Cremesp a qualquer tempo. Mas deverão participar do Exame do Cremesp subsequente à sua inscrição. Caso não preste o Exame, terá o cancelamento de seu  registro.

    Quem não precisa realizar o Exame do Cremesp
    Serão dispensados do Exame do Cremesp os médicos que já  possuem inscrição em outros Conselhos Regionais, e que solicitam  inscrição secundária ou transferência definitiva para o Cremesp.  Também não precisam participar do Exame os médicos que já  possuem inscrição ou pedido de inscrição em andamento junto ao Cremesp no momento da entrada em vigor da Resolução.

    O Exame do Cremesp não tem similaridade com o Exame da OAB
    Por força de lei, o Cremesp não tem como instituir um Exame cuja  aprovação esteja condicionada ao registro profissional, a exemplo do  Exame de Ordem da OAB. O Cremesp apoia projeto de Lei que “institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício legal da Medicina no país.”


    Veja, na íntegra:

    Obrigatoriedade do Exame do Cremesp


    Tags: exame do Cremesprecém-graduadosformandosavaliação.

    Veja os comentários desta matéria


    Bora lá!!! prova prá todo mundo!!!! precisando ser aprovado pra ter o registro!!! qual o medo?????
    wenceslau
    Totalmente a favor, essa prova teria que ser feita por todos profissionais da saúde, que só poderia ter o registro em mãos depois da aprovação no exame, como fazem com os profissinais formados no exterior.
    Rodrigo Lima
    Sou favorável a uma avaliação mas não desta forma com uma única prova ao final do curso. Mas ao longo de todo curso, inclusive com atividades práticas do aluno e provas discursivas, pois desta maneira ele será melhor avaliado e de forma mais justa.
    Ederson Crippa
    Formarei-me no Estado de Minas Gerais e somente me interesso pelo registro no Estado de São Paulo. Dessa forma poderei e devo realizar a Prova esse ano, correto???
    Amanda
    Parabenizo o Cremesp por esta iniciativa, pois temos visto muitos médicos sem formação adequada, oriundos de Escolas que não se preocupam com a qualidade do ensino, tendo professores despreparados, falta de estrutura física e indiferença aos reclamos dos alunos.
    Henrique Leoni Dornas
    Existe já alguma previsão para data da prova??

    Luís Henrique
    Resposta: A edição 2012 do Exame do Cremesp será realizada em 11 de novembro próximo.

    Equipe do Site do Cremesp
    Não concordo com essa prova. Isso é um passo para tornar a prova igual da OAB, se querem qualidade no ensino médico, fechem as escolas que não estão dando o apoio necessário ao aluno. É muito fácil dizer depois de 6 anos de estudos que você não pode exercer sua profissão ao invés de se comprometer com a qualidade e terem orgãos responsáveis pela qualidade. O governo está abrindo diversas vagas de medicina indiscriminadamente, consequentemente sem qualidade. Uma prova no final do curso não é a solução. Eu amo a medicina e luto por ela!
    José
    Parabéns ao Cremesp! Uma pena ainda não conseguirmos que o exame funcione como a prova da OAB, mas acredito que esse seja um grande passo. Embora o governo tenha negado a enorme quantidade de vagas em escolas médicas, justificando que ano passado mais de 500 vagas foram fechadas, eles não disseram quantas foram abertas esse ano, não é mesmo?! Espero que em pouco tempo a prova passe a ter nota mínima para retirada do CRM e que as Escolas Médicas se esforcem realmente para melhorarem a estrutura de seus cursos.
    Leticia

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 83 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 458 usuários on-line - 83
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.