NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Defesa da Medicina
Cremesp e CFM unem esforços para combater calotes e fortalecer a valorização dos médicos
4º Edição
Congresso de Medicina do Cremesp reafirma a centralidade da ética na profissão
Notícias
|
09-07-2012 |
Cursos de Medicina |
Hospitais de ensino estão em situação precária. Nesse contexto, como serão abertas mais de 2.400 novas vagas? |
|
Conforme matéria especial divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no dia 1º de julho de 2012 (veja aqui), diversos hospitais universitários funcionam sem a mínima condição de prestar boa assistência, prejudicando estudantes de Medicina e pacientes. A situação é precária, sobretudo em hospitais de ensino ligados às universidades federais. Muitos cursos de Medicina sem hospital-escola próprio fazem convênios com hospitais públicos totalmente inadequados para atividades de ensino. Na ocasião foi constatado que há sérias deficiências em boa parte dos serviços responsáveis pela formação prática dos futuros médicos. Instalações precárias para as atividades de ensino, procedimentos que não seguem os padrões recomendados, ausência de supervisão adequada aos estudantes durante os plantões, preenchimento incorreto de prontuários de pacientes foram alguns dos muitos problemas verificados pelo Cremesp durante as visitas. Além da repercussão negativa na formação dos estudantes, as deficiências encontradas prejudicam o atendimento à população. Muitos desses serviços são referências no sistema de saúde, pois também prestam assistência médica em geral, são responsáveis por atendimentos de urgência e procedimentos de alta complexidade. Os problemas constatados eram mais graves nas escolas conveniadas a hospitais privados para o treinamento prático dos futuros profissionais. Do total de 229 visitas, o Cremesp vistoriou 53 hospitais, 52 prontos-socorros, 42 ambulatórios e 82 unidades básicas de saúde. Os dados foram coletados por médicos fiscais do Cremesp. Um novo trabalho, semelhante ao realizado em 2006, deve ser iniciado ainda neste ano de 2012 no Estado de São Paulo. |



