Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-10-2019
    Homenagem
    Cremesp cumprimenta todos os profissionais abnegados em suas carreiras que enfrentam obstáculos diários pela boa Medicina
  • 18-10-2019
    Direito médico e à saúde
    Cremesp participará de evento da OAB voltado para cuidados jurídicos com carreira médica
  • 17-10-2019
    Encontro em Goiás
    Saúde, Democracia e Direitos Humanos são temas centrais do XIII Congresso Brasileiro de Bioética
  • 15-10-2019
    Dia do Professor
    Cremesp presta sua homenagem aos professores de Medicina
  • Notícias


    15-06-2012

    Silvana Morandini

    Ações da Câmara de Reprodução Assistida


    A criação da Câmara de Assuntos Técnicos sobre Reprodução Assistida, Banco de Células, Tecidos e Manipulação Genética foi homologada na 4.404ª sessão plenária do Cremesp, de 31/05/11. Também foi aprovada a lista de membros que a compõe, com os conselheiros Carlos Alberto Monte Gobbo, Ieda Therezinha Verreschi, Krikor Boyaciyan, Reinaldo Ayer de Oliveira e Silvana Maria Figueiredo Morandini. É integrada ainda pelos médicos Carlos Alberto Petta, Edson Borges Junior, Eduardo Leme Alves da Motta, Renato Fraietta e Rui Alberto Ferriani. Em 1º de maio, perdemos um de nossos membros, o querido Sergio Gomes de Souza, delegado do Cremesp.

    Fui indicada para coordenadora desta Câmara que, em agosto de 2011, passou a se chamar Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida. Seus principais atributos são analisar e emitir pareceres sobre técnicas e tratamentos que demandem reflexões de ordem ética e emitir pareceres a respeito de denúncias e consultas referentes à reprodução assistida, além de assessorar o Cremesp em todas as questões que envolvam o tema.

    Em seu primeiro ano de existência, realizamos oito reuniões, fizemos revisão da Resolução CFM 1.957, de 15/12/10, e respondemos a 18 consultas. Aprovamos um parecer enviado por outra Câmara Técnica; discutimos a retirada, pelo CFM, da reprodução humana como área de atuação; e iniciamos uma campanha para a conscientização de médicos e população sobre a idade ovular e o debate sobre o congelamento dos óvulos, por meio do Jornal do Cremesp.

    Estamos preparando uma Plenária Temática para discutir a legalidade da doação compartilhada de gametas, com a participação da Câmara Técnica de Bioética, juristas, médicos e população. Temos, em fase de elaboração, um manual de fiscalização, com roteiro de vistoria mais simplificado.

    Disponibilizaremos, no portal do Cremesp, o termo de consentimento informado e as resoluções pertinentes a este assunto.

    Os membros da Comissão se colocam à disposição dos colegas – pelo email ctra@cremesp.org.br – para sugestões, dúvidas e esclarecimentos, seguindo a visão deste Conselho de “ser referência para a promoção e garantia do exercício ético da Medicina, da valorização e dignidade profissional do médico e para as questões éticas e bioéticas em saúde, tendo por princípio a melhoria das condições de vida e saúde da sociedade”.


    Silvana é conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida

    Publicado no Editorial do Jornal do Cremesp nº 293 - Junho 2012

    Tags: reprodução assistidacélulastecidos.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 35 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 221 usuários on-line - 35
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior