Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 28-03-2023
    Assuntos médicos
    Cremesp participa de reunião da diretoria clínica do Hospital Sírio Libanês
  • 28-03-2023
    Conversa com o Cremesp
    Cremesp realiza encontro com alunos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • 27-03-2023
    Atividade médica
    Cremesp promove Encontro com os Presidentes das Comissões de Ética Médica (CEM) de São Paulo
  • 27-03-2023
    50 anos
    Cremesp homenageia médicos de Campinas
  • Notícias


    01-02-2012

    Cracolândia

    Cremesp defende ações conjuntas entre as áreas da saúde, assistência social e justiça

    06/02/2017


    Posicionamento sobre a ação na Cracolândia


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), considerando a intervenção recente na região da Cracolândia, defende a adoção imediata de ações sincronizadas entre as áreas da saúde, assistência social e justiça.

    O uso de crack e outras substâncias químicas de ação psicotrópica é um transtorno mental passível de tratamento que depende de procedimentos integrados, médicos e humanitários. Não pode, assim, ser reduzido a uma ação policial intempestiva, que trata todos os cidadãos doentes como criminosos.

    Na Cracolândia, há convivência da criminalidade com casos de vulnerabilidade social, problemas familiares, uso recreativo de substâncias, quadros de dependência química moderados e graves, incluindo estados psicóticos provocados pelo consumo de crack. Cada grupo de pacientes exige tratamentos diversos e medidas governamentais articuladas.

    Não existe solução única e generalizada para tratar usuários de crack. É necessária a avaliação multiprofissional de cada caso, visando o encaminhamento adequado do paciente.

    Somente os diagnósticos social e clínico corretos podem sustentar cada modalidade de tratamento proposto, desde os consultórios de rua, o albergamento socioterapêutico, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), até as excepcionais e pontuais internações involuntárias ou compulsórias.

    O Cremesp rechaça o voluntarismo terapêutico e higienista, ao mesmo tempo em que afirma que a Medicina tem muito a contribuir com o resgate dessa população, por meio de ações responsáveis baseadas na ética, no saber técnico-científico, na tolerância e no respeito incondicional ao ser humano.


    Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

    Sessão Plenária, 31 de janeiro de 2012


    OBS: Sobre o tema, veja a íntegra do documento da Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp.

     

    Tags: crackcracolândiadrogasassistênciaCAPsConeddependênciaatendimento multiprofissional.

    Veja os comentários desta matéria


    Excelente o posicionamento do CREMESP! Aborda de forma correta este drama nacional, faz uma leitura integral, humana e pró-ativa para a resolução do problema. Aqui, não há outra saída senão ações integradas, coerentes e éticas; para que as medidas pontuais de uso da força possam ter legitimidade. Intervenções baseadas na Ciência e na Justiça, não em moralismos e livre de qualquer visão higienista podem ser efetivas. Esta posição instituicional do CREMESP é de fundamental importância para levar luz ao dabate Enfrentamento do Crack no Brasil. Não resolve em nada os governos e a sociedade civil terem um discurso que não espelham a prática e a realidade que ocorre hoje nosso País. Médico Sanitarista - Curitiba/PR
    João Alberto Lopes Rodrigues

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 1171 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 297 usuários on-line - 1171
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.