Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    04-10-2011

    Anorexígenos

    CFM irá à Justiça contra proibição da venda de inibidores de apetite


    O Conselho Federal de Medicina (CFM) irá definir, até o final desta semana, medidas judiciais a serem adotadas contra a  decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu, em 04/10, a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. A comercialização da sibutramina foi mantida, porém, sob controle rigoroso.

    O principal argumento do órgão regulamentador para a medida é a ineficácia dessas substâncias no tratamento da obesidade. Mas o CFM  defende a prescrição desses medicamentos como auxiliares na terapêutica de pacientes obesos. 

    Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, os medicamentos com sibutramina estarão sob monitoramento por mais 12 meses para a análise do perfil de segurança da substância. De acordo com as novas normas, para a indicação da prescrição do medicamento, será necessária a assinatura de um termo de esclarecimento, confirmando que o paciente recebeu todas as informações sobre o tratamento. É importante ressaltar que o paciente somente poderá comprar estes remédios com a apresentação desse termo.

    A medida da Agência não altera a indicação dos inibidores a pacientes sem registro de doenças cardiovasculares e com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30.

    Entre as outras mudanças para a venda da sibutramina, destacam-se também a diminuição do tempo de validade das receitas destes medicamentos de 60 para 30 dias e a responsabilidade dos médicos de reportarem qualquer tipo de efeito colateral associado ao tratamento à Anvisa.

    Confira, a seguir, a íntegra da nota distribuída pelo CFM neste 4 de outubro.

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Com respeito à proibição da venda de inibidores de apetite pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Federal de Medicina (CFM) esclarece que:
    Coerente com suas manifestações ao longo dos últimos meses, o CFM defende que os medicamentos inibidores de apetite possam ser usados como auxiliares em tratamentos da obesidade, sempre sob supervisão de médico qualificado na prescrição e na supervisão de cada tratamento.

    Após avaliar a eficiência dessas substâncias, inclusive considerando seus eventuais riscos, o CFM se mantém contrário a sua proibição, o que prejudica médicos e pacientes, e é favorável ao fortalecimento de mecanismos de controle de comercialização e da adoção de ações educativas em larga escala para disciplinar seu uso.

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) aguarda a comunicação oficial de medidas tomadas pela Anvisa relativas ao uso de substâncias anorexígenas, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (4).

    Somente após, o tema será levado a debate em sessão plenária da entidade, prevista para ocorrer de 5 a 7 de outubro, quando serão definidas as medidas judiciais cabíveis para proteger a saúde da população e garantir a autonomia dos médicos na escolha das opções terapêuticas reconhecidas cientificamente.

    Em tempo
    O Cremesp voltará a discutir o tema em novas reuniões plenárias.


    Fontes: CFM e UOL

    Tags: sabutraminaanorexígenosobesidadeinibidores de apetiteAnvisaanfepramonafemproporex.

    Este conteúdo teve 74 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 74
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.