Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 21-05-2018
    Influenza
    Secretaria de Saúde promove videoconferência sobre Protocolo Clínico para o atendimento da SRAG
  • 21-05-2018
    Araraquara
    Grand Round no Hospital Oftalmológico do Interior Paulista apresenta papel do Cremesp
  • 21-05-2018
    Parceria
    Cremesp assina Termo de Cooperação Técnica com a Fiesp
  • 21-05-2018
    Encontro
    Plenária temática discute os desafios éticos da Oncologia e Hematologia
  • Notícias


    30-04-2010

    Transgênicos

    Na pauta do encontro com Michael Hansen, a saúde na mesa do consumidor

    Compromissado em esclarecer aos médicos algumas das dúvidas surgidas com o progresso científico, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), realizou uma conferência com Michael Hansen (foto), cientista sênior em segurança dos alimentos da Consumers Union, a maior organização de consumidores dos Estados Unidos e do mundo.


    Bacheschi e Lazzarini, na abertura do encontro

    Com o tema principal Segurança dos Alimentos: O que o mundo está discutindo a respeito de transgênicos e agrotóxicos?, o Cremesp reuniu em sua sede, na tarde deste 26 de abril, além do conferencista internacional, Andrea Salazar, consultora jurídica do Idec; Letícia Rodrigues, gerente de Normatização e Avaliação da Anvisa; e Marilena Igreja Lazarini, membro do conselho diretor do Idec.


    Ieda Verreschi, Bacheschi, Isac Jorge, Hansen, Letícia Rodrigues e Paulo Candelária 

    A abertura do encontro foi realizada por Luiz Alberto Bacheschi, presidente da Casa, e por Marilena Lazzarini. Bacheschi expressou claramente a necessidade de informação adequada para a sociedade. “Esses são temas que os médicos não devem se afastar, uma vez que trazem impactos para a saúde da população”.

    Andrea Salazar (foto) ressaltou a antiga parceria entre o Cremesp e o Idec, o apoio da Consumers International e da Comunidade Europeia na vinda de Michael Hansen, lembrando a precariedade das avaliações dos riscos ambientais e alimentares dos transgênicos.

    Ao analisar o tema “Os impactos dos alimentos transgênicos e dos agrotóxicos para a saúde”, Hansen lembrou que os Estados Unidos não exigem uma análise de segurança dos transgênicos antes destes serem comercializados, citou os efeitos inesperados desses alimentos em pesquisas e a toxicidade de alguns pesticidas.

    “É preciso garantir, antes dos transgênicos irem para o consumidor final, que daqui a 20 ou 30 anos não haverá problemas”, alertou. O cientista também acredita ser essencial a rotulagem dos produtos transgênicos por dois principais motivos: “Primeiro porque o consumidor tem o direito de saber o que está consumindo e segundo para no caso de efeitos inesperados acontecerem você poder rastrear a fonte dos genes para fins médicos”, finalizou o cientista.

    A discussão em torno do tema abordado por Hansen foi coordenada por Isac Jorge Filho, conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Nutrologia do Cremesp.

    Na sequência, Letícia Rodrigues problematizou a situação dos transgênicos no país, relatando como são regulamentados, como é realizado o trabalho de fiscalização da ANVISA e abordou a junção das empresas de agrotóxicos e transgênicos.


    Ieda Verreschi


    Paulo de Azevedo Candelária

    O evento foi encerrado com um debate, com a participação de Bacheschi, Isac Jorge, Hansen e Letícia, e dos membros da Câmara Técnica de Nutrologia, Ieda Teresinha do Nascimento Verreschi, também conselheira da casa, e Paulo de Azeredo Passos Candelária.

    Michael Hansen parabenizou a iniciativa do Cremesp. “É fantástico ver a comunidade médica participando deste tipo de evento”.

    Agradecendo a presença de todos, Bacheschi reafirmou mais uma vez o compromisso do Conselho com a sociedade: “o que realmente importa é que a população possa contar com alimentos de qualidade, que não seja enganada e que tenha a possibilidade de escolha, seja ela qual for”.


    Auditório do Cremesp foi pequeno para receber todos os inscritos no evento


    Acompanhe
    AQUI a íntegra das palestras ministradas



    Este conteúdo teve 132 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 383 usuários on-line - 132
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior