Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    04-03-2020

    Roda de conversa com presidente

    Cremesp promove encontro em Ibitinga, com médicos e residentes da região de Araraquara

    O Cremesp retomou prontamente, após o recesso de final de ano, os encontros do Roda de conversa com o presidente, evento promovido desde 2019, com o intuito de ampliar a atuação do Conselho junto aos médicos e as instituições de saúde.

    Desta vez, a reunião foi realizada por iniciativa da Associação Médica de Ibitinga, presidida por Luciano Augusto Botter, no dia 28 de fevereiro, e reuniu médicos e residentes que atuam na Santa Casa e no Hospital de Ibitinga, Santa Casa de Itápolis, entre outras unidades de saúde, localizadas em municípios dentro da área de atuação da Delegacia de Araraquara.

    “Estamos trabalhando para modificar a imagem do Conselho, indo além da função cartorial, judicante e fiscalizadora. Queremos nos reaproximar dos médicos e das instituições, buscando orientar os bons profissionais e combater os de competência duvidosa, que se formam em instituições sem corpo docente qualificado, e colocam em risco a saúde e a segurança do paciente”, afirmou Mario Jorge Tsuchiya, presidente do Cremesp.

    Ele destacou que o convite da associação já é resultado dessa mudança de postura e vem ao encontro do objetivo do Conselho, que é o de proporcionar aos médicos uma oportunidade de discutir os principais problemas e desafios que enfrentam no atendimento, visando à atuação ética e cuidadosa, que previna a ocorrência de futuras sindicâncias ou processos.


    Tsuchiya (à esq.) e Botter, durante o evento em Ibitinga

    Registros de procedimentos
     “Existem muitas sindicâncias envolvendo o diretor técnico, que é o profissional que responde pela direção da assistência, mas mesmo que os problemas envolvam gestores, somente podemos cobrar responsabilidades do diretor técnico”, alertou.

    Tsuchiya ressaltou a importância de efetuar o registro de todos os procedimentos, de forma clara e precisa, desde o prontuário até memorandos e ofícios enviados a autoridades. “Estamos orientando todos os médicos, não somente os diretores técnicos, sobre a importância de registrar os encaminhamentos. O prontuário é a maior defesa do médico, ele é a prova que determinada conduta foi realizada e pode eximi-lo de vir a responder futuras sindicâncias ou processos.”

    Novas Tecnologias
    O presidente destacou, ainda, que, entre as metas da atual gestão, está a de modernizar os procedimentos para facilitar o dia a dia do médico. “Estamos investindo forte em tecnologia e modernizando nossos procedimentos, com a realização de audiências online e teleconferências, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que, no curto prazo, o médico possa resolver qualquer assunto ligado ao Cremesp por meio do nosso site e aplicativos de celular”, adiantou.

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 6 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 394 usuários on-line - 6
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.