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    03-04-2003

    SBCP edita novo Código de Normas e Condutas para o cirurgião plástico

    Com uma campanha envolvendo seus 4 mil associados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pretende normatizar as condutas na relação entre cirurgião plástico e mídia. O novo Código de Ética da categoria foi aprovado em dezembro de 2002.

    O objetivo é evitar que, para enfrentar o aumento da concorrência, clínicas e profissionais publiquem fotos de pacientes com resultados que não correspondam à realidade. Além disso, o código também proíbe a exibição de partes do corpo e a divulgação de preços de operações na mídia.

    De acordo com o secretário-geral da Sociedade, Helton Traber Castilho, "essas normas já faziam parte do Código de Ética, instrumento dos Conselhos Regionais, portanto como Sociedade não podíamos aplicá-las. Mas agora temos essa ferramenta regimental e estatutária para ter a possibilidade de aplicar e ter ascensão sobre os associados, e podemos tomar medidas que pretendam inibir a propaganda inadequada e zelar pela ética". Castilho enfatizou que a “Sociedade é a favor que sejam divulgadas as notícias na mídia, desde que não infrinjam o Código de Ética e o Regimento Interno de Condutas da Sociedade".

    Os médicos que infringirem o Regimento Interno e o Código de Ética receberão uma carta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alertando para tal ocorrência.

    Veja, a seguir, algumas das normas que fazem parte do novo Código de Ética da especialidade:

    “- É vedado a todo o membro da SBCP exibir na imprensa leiga (jornal, revista, televisão, internet, etc.) fotos de pré e pós--operatórios de seus pacientes, mesmo que possuam autorização expressa do paciente para isso. Incluem-se nessa vedação fotos de partes ou do corpo inteiro do paciente. Também é vedado que o associado faça publicar na imprensa supra descrita foto sua examinando o paciente.
    - Todo o membro da SBCP deve observar o decoro da profissão, e evitar sua autopromoção (angariar clientela, fazer concorrência desleal) através de meios de sensacionalismo, sendo portanto vedado fazer constar seus endereços e telefones de consultório em entrevistas, comunicações, publicações de artigos e informações ao público em geral. Porém, poderá fazer menção de que é associado à SBCP e deverá fazer constar seu número de CRM.
    - Nenhum membro da SBCP, nem mesmo a SBCP poderá divulgar preços e condições de pagamento em imprensa leiga (rádio, televisão, jornais, revistas. etc.).
    - Todo membro da SBCP deverá fazer constar, sempre que divulgar técnica de outro cirurgião com ilustrações ou desenhos, o nome e CRM do autor da técnica.
    - Nenhum membro da SBCP poderá apresentar na imprensa leiga resultado de cirurgia por ele realizada.
    - É permitido ao membro da SBCP atuar como consultor da imprensa leiga, desde que estes órgãos de imprensa respeitem os preceitos deste Regimento, sendo, porém, vedado discorrer sobre suas técnicas e comentar resultados de suas cirurgias”.

    Castilho informou que todos os associados receberão o novo Regimento.

    Para consultá-lo on line, clique em SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

    Fonte: Associação Médica Brasileira e Folha de São Paulo (03/04/2003)


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