Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 21-01-2021
    Anuidade PJ 2021
    Empresas médicas têm até o dia 31 de janeiro para pagamento integral ou parcelado
  • 20-01-2021
    Nota oficial
    Cremesp reforça que chefes e gestores não podem obrigar médicos a prescrever o chamado "Tratamento Precoce" para covid-19
  • 19-01-2021
    Cooperação
    Cremesp rediscute convênio com Ministério Público de SP para ações conjuntas
  • 18-01-2021
    Live
    Cremesp promove debate sobre a importância da vacinação contra covid-19
  • Notícias


    03-08-2011

    Fórum SPDM

    Na pauta do evento, informatização e publicação de notícias em saúde


    Palestrantes nacionais e internacionais durante a apresentação dos módulos deste 2º dia do encontro 

    Dando continuidade à programação do Fórum Internacional sobre Saúde em 2021, promovido pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), a manhã desta quarta-feira, 3 de agosto, reuniu os jornalistas Reinaldo José Lopes e Sabine Righetti, sobre um tema polêmico: ambos apresentaram os prós e os contras da veiculação atual de notícias sobre saúde nos meios de comunicação. Reinaldo defendeu a junção das informações divulgadas nos cadernos sobre Ciência & Saúde; já Sabine mostrou a importância da divulgação das pesquisas de percepção pública sobre o tema. “A principal discussão, quando o objetivo é a divulgação de dados em saúde, está no fato de avaliar a relação entre mídia e sociedade. O modo como as pessoas se interessam por este tipo de notícia está diretamente vinculado a como este conteúdo é exibido pela mídia”, afirmou a jornalista.

    A tecnologia e a melhor maneira de sua utilização também foram temas de outras palestras ministradas no módulo da manhã. Cláudio Lottemberg, mestre e doutor em Oftalmologia e professor titular do curso de MBA em Saúde do IBMEC, falou sobre Inovação Tecnológica e Capacitação Humana, salientando que mais do que em qualquer outra época,  é necessário buscar novas tecnologias para crescer”.

    Heimar Marin, professora titular de Informática em Saúde na Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp, ao ministrar sua palestra sobre Prioridades Globais em Informática e Cuidados em Saúde, lembrou que “o médico jamais poderá ser substituído pela máquina, mas que todo profissional pode, e deve, fazer uso da tecnologia em benefício de seus pacientes”. Para Heimar, as inovações estão disponíveis para ajudar, mas não podem ser utilizadas ao extremo, a ponto de poluir os ambientes hospitalares e prejudicar a relação próxima e humanizada do paciente com o profissional de saúde.

    No módulo seguinte, Ezekiel Emanuel , médico bioeticista e assessor da Casa Branca, ao apresentar sua aula sobre O Futuro e a Bioética, abordou dilemas atuais sobre ética médica, enfatizando que “a bioética não exige que tudo o que hoje está disponível em novas tecnologias seja utilizado ou indicado para todas as pessoas”.


    Grant: "responsabilidade social é, hoje, preocupação mundial"

    Para a diretora do Centro de Educação Médica da Faculdade de Saúde The Open University (Inglaterra), Janet Grant, que proferiu palestra sobre Designing a curriculum for social accountability, a “responsabilidade social é uma preocupação atual de vários países e entidades, mas não existe uma prescrição geral e única sobre ela, que possa ser aplicada de forma abrangente”. E completou: “É preciso adaptá-la de acordo com as necessidades do momento ou da situação”.

    Ao final  da manhã, foi aberta a participação dos congressistas em um debate com os palestrantes sobre os temas apresentados.

    Colaborou: Lígia Neves
    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 127 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2021 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 266 usuários on-line - 127
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior