Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    26-11-2010

    Médicos e indústria

    Seminário suscita polêmica sobre o conflito de interesses


    Bráulio Luna Filho, coordenador do encontro (ao centro), entre o presidente Bacheschi e o conselheiro Reinaldo Ayer

    Médicos e representantes da indústria farmacêutica tiveram um debate polêmico sobre o conflito de interesses na relação, expondo seus pontos de vista no evento promovido pelo Cremesp, realizado em sua sede, neste dia 26 de novembro. O Seminário A Relação entre os Médicos e as Empresas Farmacêuticas, de Equipamentos, Órteses e Próteses contou com a participação de Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Cremesp, Akira Ishida, conselheiro do Cremesp e representante da Associação Médica Brasileira (AMB), Braulio Luna, conselheiro do Cremesp, e Cid Carvalhaes, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), na mesa de abertura.

    Durante a manhã foram apresentados resultados preliminares das pesquisas quantitativa e qualitativa feitas pelo Cremesp com médicos sobre a questão do conflito de interesses. Em sua palestra, Guilherme Brauner Barcellos, médico intensivista, diretor do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers) e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, relatou que não só é possível como ele realizou um evento sem o patrocínio da indústria farmacêutica. O médico criou o site Alerta – Amostra nunca é grátis para enfatizar que a estratégia da indústria de oferecer brindes, viagens e inscrições para congressos médicos, aparentemente isenta de propósitos comerciais, pode influenciar as prescrições, fazendo com que médicos indiquem ou sugiram determinadas marcas em detrimento das concorrentes.


    Barcellos, Barros, Marques Filho e Claudia: debate polêmico

    Com mediação do conselheiro do Cremesp, José Marques Filho, o debate seguiu com palestra de José Augusto Cabral de Barros, professor da Universidade Federal de Pernambuco. Ele argumentou que “os médicos podem ser assediados, mas devem colocar os neurônios para funcionar e refletir sobre essas ações”. Claudia Colucci, repórter especial da Folha de S. Paulo, lembrou que os jornalistas também são assediados e sofrem conflitos de interesse ao receberem convites da indústria farmacêutica para participação em congressos médicos.

    “É de interesse da sociedade e do mercado que o Estado regule a relação médico-indústria farmacêutica. É uma obrigação constitucional. O governo possui força e legitimidade para isso por meio da Anvisa. Precisamos de pressão da sociedade, dos conselhos e universidades para termos medidas regulatórias mais fortes, que proíbam inclusive a publicidade na mídia”, afirma Renato Azevedo, vice-presidente do Cremesp.


    Diretores e conselheiros do Cremesp na primeira fila,
    com Carvalhaes, e demais profissionais presentes ao evento



    Fotos: Osmar Bustos





    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 344 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.