Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


TODAS AS NOTÍCIAS
Últimas Notícias
  • 08-09-2010
    Hepatologia
    Próxima reunião do Clube do Fígado acontece na terça, dia 14
  • 02-09-2010
    Médicos peritos
    CFM e CRMs emitem nota conjunta sobre a greve dos peritos do INSS
  • 01-09-2010
    Bioética hospitalar
    Nova edição do encontro está com as inscrições, gratuitas, abertas
  • 01-09-2010
    Residência Médica
    Cremesp reitera apoio à campanha de valorização e defesa profissional
  • Notícias

    29-07-2010

    Plenária especial

    XII Enem decide propostas para melhorar formação médica



    Plateia lotada aprova propostas sobre formação médica

    Defesa da revalidação obrigatória para todos os diplomas médicos emitidos no exterior, independente do país da graduação; aumento da bolsa auxílio da Residência Médica (inclusive internato); apoio incondicional das entidades médicas à Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) para estruturação e funcionamento das regionais; realização de módulos dos Programas de Educação Médica Continuada a servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) foram algumas das propostas aprovadas durante o primeiro encontro dos grupos de trabalho do XII Enem 2010. A relação completa das decisões pode ser acessada no site do Conselho Federal de Medicina (CFM).

    Na plenária que finalizou os trabalhos de quarta-feira, 28 de julho, foram repassadas e divulgadas – para aprovação em consenso – cada uma das propostas discutidas nos grupos de trabalho. Essas proposições haviam sido debatidas previamente nos encontros regionais pré-Enem. A apresentação dos resultados foi coordenada por Aldemir Humberto Soares (Associação Médica Brasileira), Edinaldo Lemos (Federação Nacional dos Médicos) e Mauro Luiz de Britto Ribeiro (Conselho Federal de Medicina).

    Antes da plenária, os participantes analisaram as propostas e foram estabelecidos 10 grupos específicos de trabalho para discussão de tema ligados à formação médica, pauta das palestras ministradas pela manhã, do primeiro dia do evento, pelo presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral; pelo presidente do CFM, Roberto D’Avila, e pela secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR), Maria do Patrocínio Tenório Nunes.


    Luiz Alberto Bacheschi (no destaque) e Henrique Carlos Gonçalves (na fileira de trás), respectivamente, presidente e diretor coordenador do departamento jurídico do Cremesp, participam da votação

    Diretores e conselheiros do Cremesp também participaram das discussões e deliberações, como o presidente, Luiz Alberto Bacheschi, no grupo 8; e o vice-presidente Renato Azevedo Júnior, relator do grupo 5; além de Renato Françoso, no grupo 2; Akira Ishida, no grupo 3; Ieda Verreschi; no grupo 5, Clóvis Constantino, no grupo 6; Ruy Tanigawa, no grupo 7; Sílvia Mateus, Denise Barbosa, Eurípedes Carvalho e Desiré Callegari, no grupo 9; e Henrique Carlos Gonçalves e Silvana Morandini, grupo 10.


    Fotos: Osmar Bustos