Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    15-03-2010

    AME em Psiquiatria

    Nova assistência médica especializada será implantada na Vila Maria


    Da esq. p/a dir.: Sérgio Tamai, Gerardo de Araújo, Ronaldo Laranjeira, Mauro Aranha, Luiz Alberto Bacheschi, Reynaldo Mapelli e Kalil Dualib 

    Para divulgar e explicar a proposta de uma nova Assistência Médica Especializada (AME) voltada para a psiquiatria, foi realizada neste 10 de março a reunião AME – Psiquiatria: uma proposta para o fortalecimento da rede de cuidados em saúde mental, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

    A nova e primeira unidade, que será implantada na Vila Maria, deve complementar a atenção à saúde mental e não substituir o atendimento hoje oferecido pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

    A reunião, coordenada pelo conselheiro e primeiro-secretário do Cremesp Mauro Gomes Aranha de Lima, contou com a presença do presidente do Conselho Luiz Alberto Bacheschi e do coordenador das delegacias da capital Nacime Salomão Mansur, além de docentes de diversas universidades como a Unifesp, USP e Santa Casa.

    Com o tema Políticas de atenção à saúde mental no Brasil e na cidade de São Paulo, Kalil Dualib, docente da Universidade de Santo Amaro (Unisa), e Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina (UNIAD) da UNIFESP, iniciaram a reunião.

    Dualib apresentou o quadro atual das condições da assistência, o percentual de pacientes, as dificuldades que a especialidade enfrenta, além das reestruturações pelas quais a saúde mental passou pelo governo municipal. Já Laranjeira, afirmou que a implantação do AME de psiquiatria é um projeto ousado, ressaltando a importância do papel das universidades no entendimento da complexidade da saúde mental e na apresentação de modelos práticos que possam ser considerados referência para o país.

    O encontro prosseguiu com Gerardo Maria de Araújo Filho, da UNIFESP, que falou sobre a Apresentação da proposta “AME - psiquiatria e a sua integração com os demais serviços de saúde mental e com Reynaldo Mapelli, membro do Ministério Público, que discorreu sobre Implicações legais das demandas por atendimentos em saúde mental na cidade de São Paulo.


    Da esq. p/a dir.: Gerardo Araújo, Ronaldo Laranjeira, Mauro Aranha, Reynaldo Mapelli e Kalil Dualib

    A reunião foi encerrada com o tema Aspectos éticos das demandas de saúde mental em São Paulo: o papel do AME - Psiquiatria, quando Mauro Aranha comentou novos artigos do Código de Ética Médica, em vigor a partir de abril, relacionados com a saúde mental.

    Após agradecer a presença dos participantes, Bacheschi ressaltou a participação do Cremesp nos esforços para a melhora da saúde mental. “A missão legal do Cremesp é zelar pela melhor qualidade da saúde oferecida à população”, finalizou.

    Em tempo

    No mesmo dia (10 de março), à tarde, o presidente do Cremesp Luiz Alberto Bacheschi também reuniu-se com representantes do Ministério Público Estadual, para solidificar a parceria do Conselho com aquela instituição.
     
    O encontro com os promotores, que contou com a participação do primeiro-secretário Mauro Aranha e do coordenador do Departamento de Fiscalização João Márcio Garcia, teve como principal objetivo agregar esforços frente as demandas conjuntas da área da saúde envolvendo populações vulneráveis como crianças e adolescentes, além de pessoas acometidas de transtorno mental.

    Também incluída na pauta da reunião da tarde, a importância da fiscalização dos equipamentos utilizados na assistência à saúde da população.


    Bacheschi (3º da esquerda p/a direita), entre Mauro Aranha e João Márcio , recebeu os promotores públicos na sede do Conselho


    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 263 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.