Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 05-03-2026
    O peso da lei bem aplicada
    Justiça julga e mantém limites aos abusos de vereador em hospitais públicos contra médicos
  • 02-03-2026
    Alerta aos médicos!
    Cremesp reforça orientação do CFM sobre site fraudulento usado em cobranças indevidas de anuidade
  • 26-02-2026
    Delegacia Regional
    Cremesp inaugura novas instalações no Grande ABC para melhor atender médicos e público em geral
  • 25-02-2026
    Formação médica
    Cremesp defende avaliação no estado, trabalha em conjunto e Senado aprova o Exame Nacional de Proficiência em Medicina
  • Notícias


    12-02-2007

    Crimes de Maio

    Condepe lança livro c/dados do relatório de vistoria junto ao IML, realizado pelo Cremesp

    O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe-SP) lançou, no último dia 2 de fevereiro, no Recanto Cultural Lua Nova, o livro Crimes de Maio.

    A obra reúne tabelas, gráficos e as conclusões do importante trabalho realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), na análise de 493 laudos necroscópicos emitidos pelos IMLs do Estado de São Paulo, referentes aos eventos de violência que ocorreram no Estado entre 12 e 20 de maio de 2006.

    Segundo Desiré Callegari, presidente do Cremesp, “o levantamento e o processamento de informações sobre as perícias médicas relacionadas às vitimas de homicídio durante o período marcado pela onda de violência em São Paulo, em maio de 2006, somente foi possível graças à dedicação e competência do Departamento de Fiscalização do Cremesp e dos médicos legistas participantes da Câmara Técnica de Medicina Legal do Conselho”.

    Henrique Carlos Gonçalves, diretor e 1º Secretário do Conselho, ressaltou que “a conduta do Cremesp frente aos acontecimentos de maio de 2006 teve como única e principal meta a preservação do Estado de Direito e dos direitos fundamentais do cidadão. A inclusão do estudo do Cremesp nesta publicação demonstra o compromisso desta Casa com a ética e a verdade”.

    A jornalista Rose Nogueira, presidente do Condepe, afirmou que a obra “é a reunião dos relatórios e resultados apresentados pela comissão independente que analisa os casos, além de artigos preciosos de estudiosos, juristas e especialistas no assunto”.

    Segundo Celeste Marcondes, responsável pela preparação e organização dos textos que compõem Crimes de Maio, “a contribuição do Cremesp, com seu trabalho corajoso e extraordinário, foi fundamental para a autenticidade da obra e para o esclarecimento da sociedade brasileira sobre as ocorrências criminosas daquelas semanas de violência”.



    Este conteúdo teve 2 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2026 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 1159 usuários on-line - 2
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.