Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 20-07-2024
    Movimento do Ato Médico
    Cremesp vence ação civil promovida contra clínica farmacêutica que realizava procedimentos estéticos
  • 19-07-2024
    Evento
    Cremesp realiza entrega de carteiras e honrarias a médicos em São José do Rio Preto
  • 18-07-2024
    Defesa da população
    Cremesp oficia MP e Polícia Civil sobre anúncios divulgados nas redes sociais com atores que se passam por médicos para venda de medicamentos
  • 17-07-2024
    Evento inédito
    Cremesp realizará 1º Simpósio de Acupuntura, que discutirá as patologias tratadas pela especialidade e as novas perspectivas de tratamento
  • Notícias


    30-03-2006

    I Congresso do Cremesp: 1º/04

    Confira fotos e síntese das palestras do último dia do encontro




    Da E p/a D: José Marques, Marcos Boulos,
    Luiz Alberto Bacheschi e Luiz Roberto D´Ávilla

    A mesa para o início dos trabalhos do 1º Congresso do Cremesp e 1º Congresso Paulista de Ética Médica nesta manhã de sábado, 1º de abril, foi formada pelos palestrantes Marcos Boulos e Luiz Roberto D´Ávilla, e pelo conselheiro José Marques Filho e vice-presidente do Cremesp (que tomará posse em sessão solene nesta data), Luiz Alberto Bacheschi.

    O Dilema do Prontuário Médico foi o tema da palestra de Marcos Boulos, que definiu o prontuário como instrumento de comunicação entre os diversos profissionais que atendem o paciente. Chamou a atenção para a importância para o correto preenchimento do prontuário, mas questionou o tempo de arquivamento (20 anos) do documento para fins de pesquisa ou mesmo como fonte de informação útil para o paciente. 

    A palestra seguinte, Contradições do Código de Ética Médica, foi ministrada por Roberto Luiz D´Ávilla (foto acima). Segundo ele: “é preciso melhorar ou criar um novo Código, sem revisão há 18 anos”. Na opinião do palestrante, ele deve ser menos punitivo e proibitivo, preocupando-se principalmente em posicionar a conduta e o comportamento do médico. “Não podemos vincular o respeito ao paciente à punição”, completa.


    Na palestra Bioética e Saúde, o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira (foto) enfatizou que a maior prática da bioética ocorre na Medicina, pois muito hoje se discute sobre procedimentos e experimentos. Entre os pontos citados pelo palestrante, merecem destaque: a diferenciação que hoje existe entre procriação e sexualidade, embora as pessoas ainda tenham uma certa dificuldade de entender essa diferença; a ética vinculada ao prolongamento da existência humana, com qualidade de vida; a possibilidade de prevenção de algumas doenças e cura de outras antes incuráveis. Ayer lembrou que o paciente tem, hoje, autonomia sobre sua condição, não precisando estar mais subordinado à autoridade ou paternalismo do médico.

    Finalizando as apresentações do 1º Congresso do Cremesp e 1º Congresso Paulista de Ética Médica, Henrique Carlos Gonçalves (foto), 1º Secretário da nova gestão do Cremesp (que toma posse na noite deste sábado), ministrou palestra sobre O Falso Médico: Problema de Saúde e Segurança.

    Henrique Carlos destacou que o problema do exercício ilegal da Medicina tem ganhado evidência e destaque nos meios de comunicação, principalmente depois de recentes prisões em flagrante de falsos médicos. Trata-se de um problema que deve ser encaminhado à esfera criminal e à Polícia. “O Cremesp, no entanto, pode auxiliar na detecção e na prevenção da atuação destas pessoas”, disse. Dentre as providências que estão sendo tomadas pelo Cremesp, destacou que deverá ser editada uma Resolução com orientações aos diretores dos hospitais, no momento da contratação dos profissionais.

    Outra medida que está sendo estudada é a possibilidade de inserção de fotos dos médicos, desde que autorizadas previamente, no site do Cremesp na Internet. Atualmente, por lei, o Conselho divulga o nome e o número do CRM. Os falsários têm utilizado nomes e números de CRM de médicos legalmente registrados, que podem ser obtidos no próprio site do Conselho, em relações de convênios médicos, dentre outros meios.  A divulgação da foto traria, assim, maior segurança a empregadores e pacientes, pois permitiria checar a verdadeira identidade do médico. Por fim, o Cremesp estuda meios de aprimorar os documentos oficiais de identificação dos médicos, evitando ao máximo a possibilidade de falsificação.


    Formaram a mesa para o encerramento das atividades, José Marques,
    Isac Jorge, Luiz A. Bacheschi, Roberto D´Ávilla e Henrique Carlos


    Este conteúdo teve 35 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 780 usuários on-line - 35
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.