17/04/2002

17/04/2002 - Lei deverá regulamentar o uso de silicone líquido no país



O Senado Federal aprovou, no último dia 20 de março, o substitutivo ao projeto de lei que proíbe a aplicação de silicone líquido (injetável), exceto nos casos de prescrição oftalmológica para tratamento do deslocamento de retina.

Apesar de já ter sido votado na Câmara e aprovado em plenária pelo Senado, o texto, de autoria do senador Sebastião Rocha (PDT-AP), deverá ainda ser reexaminado pelos deputados em função de algumas alterações.

A regulamentação ainda quer estabelecer que os fabricantes de silicone líquido (industrial) coloquem nas embalagens, em lugar visível e em letras legíveis, um alerta proibindo o uso do produto em humanos.

Atualmente, a colocação de próteses mamárias de silicone figura como a cirurgia plástica de maior procura pelas brasileiras. Neste caso, a paciente deve ser informada – e estar ciente – dos riscos eventuais do produto.

De acordo com informações de Luiz Carlos Garcia, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o silicone injetado nos tecidos fica livre e pode deslocar-se para qualquer outra parte do corpo. Os médicos associados da SBCP estão proibidos de utilizar silicone injetável.

Fonte: Jornal da Tarde, 12/04/2002.
Para informações adicionais, clique no endereço da SBCP: http://www.cirurgiaplastica.org.br


- Anterior -

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 403 usuários on-line - 11
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.