PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Resolução CFM nº 1805/2006: "Nosso humilde reconhecimento do limite do possível diante da natureza da pessoa humana"


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Acompanhe um bate-papo informal com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Educação Médica Continuada: Módulo sobre Diabetes reuniu público recorde em Presidente Prudente


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Exame do Cremesp 2007: índice e aprovação inferior a 60% preocupa


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Dia Nacional de Protesto dos Médicos: movimento pela qualidade de atendimento à saúde


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Codame: mais de 12 mil pessoas já participaram dos Fóruns Regulamentadores de Publicidade Médica realizados pelo Cremesp


ESPECIAL (JC págs. 8 e 9)
Acompanhe os resultados da Pesquisa Datafolha sobre as condições de trabalho dos médicos paulistas


GERAL 1 (JC pág. 10)
A regulamentação de procedimentos farmacêuticos em debate. Confira as conclusões


GERAL 2 (JC pág. 11)
Em Opinião de Conselheiro, José Henrique Vila aborda Atestado de Óbito


GERAL 3 (JC pág. 12)
Fórum discute segurança e condições de trabalho do médico perito


GERAL 4 (JC pág. 13)
Coluna do CFM: conselheiro aborda temas como escolas de Medicina, dengue e revisão do Código de Ética


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O tema desta edição para o Canal Alerta Ético é o atendimento ao idoso


GERAL 5 (JC pág. 15)
Primeira edição do simpósio internacional sobre cuidados paliativos apresenta grupo de estudos


NATAL (JC pág. 16)
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo deseja a todos um Natal de paz e reflexões para o novo ano que se aproxima


GALERIA DE FOTOS



Edição 243 - 11/2007

GERAL 3 (JC pág. 12)

Fórum discute segurança e condições de trabalho do médico perito


MÉDICO PERITO


Benedetto, Callegari, Abdou e Erivaldo: entidades discutiram perícia

Entidades médicas lutam por melhoria das condições de trabalho

O fórum permanente de mobilização em defesa da segurança e exercício das atividades médico-periciais – integrado por entidades médicas paulistas – reuniu-se, no último dia 21, para dar continuidade a uma série de encaminhamentos definidos em reunião realizada em Brasília, com o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho. Este encontro teve como objetivo discutir os conflitos envolvendo médicos peritos e usuários das Agências da Previdência Social (APS). O fórum é coordenado por Desiré Callegari, conselheiro e diretor jurídico do Cremesp.

Segundo José Erivalder Guimarães de Oliveira, do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), um dos compromissos assumidos pelo ministro com as entidades foi o de construir diretrizes específicas para determinadas áreas da perícia, inicialmente a psiquiatria. “Vamos agendar uma nova reunião para apresentar nossas propostas ao ministro”, afirmou Erivalder.

Dentre os pontos a serem discutidos está o da reciclagem profissional para médicos peritos, por meio do Programa de Educação Continuada. “Queremos firmar parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as Câmaras de Medicina do Trabalho e a de Especialidades, na criação de um projeto-piloto de reciclagem profissional”, adiantou Aizenaque Grimaldi de Carvalho, da Associação Paulista de Medicina do Trabalho.

“A instituição precisa se comprometer, a sociedade de especialidade precisa legitimar e as associações precisam dar a pontuação”, completou Jorge Machado Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina. Desiré Callegari informou que o Cremesp está aguardando uma definição sobre a resolução do CFM – prevista para o início do próximo ano –, que definirá as competências do médico assistencial e do médico perito, visando disciplinar essa relação.

Além de Desiré, Curi, Erivalder e Aizenaque, estiveram presentes à reunião: Jarbas Simas (Associação dos Médicos Peritos da Previdência Social do Estado de São Paulo); Ricardo Abdou e Antonio Carlos Benedetto (Associação Nacional de Médicos Peritos da Previdência Social); e Enrico Supino (Associação Paulista de Medicina do Trabalho).

Fórum conquista maior policiamento nas agências

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo determinou um policiamento mais ostensivo nos locais de trabalho e prioridade no atendimento aos chamados das agências do INSS ao Copom, em decorrência de Nota Pública elaborada pelas entidades médicas paulistas, solicitando maior segurança nas agências do INSS. A responsável pelo Grupo de Relacionamento com os Cidadãos e o Terceiro Setor, do gabinete do governador do Estado de São Paulo, Eletra Augusta Busato, informou a medida da Secretaria por meio de carta enviada em outubro ao Cremesp – acompanhada de ofício do chefe de gabinete – especificando as providências.

Na opinião do conselheiro e diretor jurídico do Cremesp, Desiré Callegari, o encaminhamento que o governador José Serra deu foram “os possíveis dentro do âmbito da segurança, que é prerrogativa do Estado, para garantia do atendimento do médico perito, que se expõe no dia-a-dia de sua rotina de trabalho”. Ele acredita, entretanto, que “cabe agora, ao governo federal, dar novos rumos à política de concessão de benefícios aos usuários do sistema, para a não exposição dos médicos, como ´juízes´no arbítrio das demandas sociais da nossa previdência”.

Conselhos da área da Saúde promovem encontro


Membros do Fórum de Conselhos Regionais de Saúde

Com o objetivo de definir as diretrizes políticas para operacionalizar as ações propostas pelo Fórum de Conselhos Regionais de Saúde, presidentes e membros das entidades realizaram um encontro no último dia 21, na sede do Cremesp. “Queremos aprofundar o termo de cooperação entre os conselhos fiscalizadores, com ações que garantam a oferta de serviços e atendam de forma integral às necessidades de saúde da população”, afirmou o conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho. Para tanto, nos fóruns promovidos pelos conselhos de saúde – e realizados mensalmente na sede do Cremesp – são discutidas questões relativas a políticas de saúde, qualidade do trabalho, precarie¬dade das relações de trabalho, remuneração dos profissionais de saúde, entre outros.

Representaram os Conselhos Regionais de Saúde de São Paulo: o diretor-primeiro secretário, Renato Azevedo Júnior e o conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho (Cremesp); Gil Lúcio Almeida (Fisioterapia e Terapia Ocupacional); Maria Lucia Zarvos Vasellis, Marco Antonio Rocco e Emil Adib Razuk (Odontologia); Sandra Apa¬recida Breanza (Nutrição); Carla Biancha Angelucci (Psicologia); Airton Viriato de Freitas (Biologia); e Valéria Nascimento (Fonoaudiologia).

Médicos com mais de 50 anos de atividade são homenageados


Cerimônia de diplomação em São José dos Campos

O Cremesp homenageou os médicos da região de São José dos Campos, com mais de 50 anos de atividade profissional. O evento foi realizado na Câmara dos Vereadores, no dia 17 de outubro, sob a coordenação do conselheiro responsável pela Delegacia Regional, Pedro Henrique Silveira. Na ocasião, 12 médicos foram diplomados e receberam o livro que narra a história do Cremesp. Representando os demais homenageados, usou da palavra a médica Therezinha Veneziani.

O encontro foi prestigiado pelo presidente do Conselho, Henrique Carlos Gonçalves, que discursou aos presentes, além do conselheiro Krikor Boyaciyan, dos delegados regionais Augusto Celso Brandão, Nelson James, Maria Aparecida Abreu Pinto, Álvaro de Faria Pereira e da secretária de Saúde de São José dos Campos, Marina de Oliveira, e parentes dos homenageados. Após a cerimônia, foi oferecido um coquetel a todos os presentes.



Este conteúdo teve 100 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 287 usuários on-line - 100
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.