PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Cremesp questiona ranking dos melhores médicos divulgado pela mídia


ESPECIAL 1 (JC pág. 3)
Emenda Constitucional 29 é aprovada pela Câmara Federal


ATIVIDADES (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada deve fechar o ano com número recorde de participantes!


DIA DO MÉDICO (JC pág. 5)
No mês de outubro, Cremesp homenageou médicos com 50 anos de profissão, na capital e no interior


PESQUISA (JC pág. 6)
Estudo do Cremesp desvenda o perfil do médico paulista


CIÊNCIA (JC pág. 7)
A partir deste mès, novo canal de informações científicas on line


ESPECIAL 2 (JC pág. 8)
Seminário realizado no Cremesp avalia a EC-29 e a manutenção da CPMF


ESPECIAL 3 (JC pág. 9)
Acompanhe as principais falas dos palestrantes do seminário sobre o SUS


GERAL 1 (JC pág. 10)
Peter Rost fala com exclusividade sobre as relações entre a indústria farmacêutica e a Medicina


ENSINO MÉDICO (pág. 11)
Cremesp realiza a segunda fase de seu Exame para graduandos em Medicina


GERAL 2 (JC pág.12)
Samaritano sela acordo inédito com base no Rol de Procedimentos Médicos


GERAL 3 (JC pág.13)
Conselho Federal de Medicina, Dia do Médico e Mobilização Nacional Pró-SUS


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Como lidar com paciente com definição sexual ambígua?


GERAL 4 (JC pág.15)
Cuidados Paliativos: simpósio internacional acontece dia 14/11


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital Santa Marcelina: cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente pela instituição


GALERIA DE FOTOS



Edição 242 - 10/2007

DIA DO MÉDICO (JC pág. 5)

No mês de outubro, Cremesp homenageou médicos com 50 anos de profissão, na capital e no interior


Médicos com mais de 50 anos de atividade são homenageados pelo Cremesp na Capital e no Interior

Para marcar as comemorações alusivas ao Dia do Médico – 18 de outubro –, ao longo do mês o Cremesp realizou uma série de homenagens aos profissionais em todo o Estado de São Paulo.

No último dia 26, 70 médicos compareceram às dependências do Hotel Intercontinental para serem homenageados. Todos foram agraciados com medalha de honra, diploma, livro sobre a história do Conselho e caneta.  

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, e o diretor primeiro-secretário, Renato Azevedo Júnior; por Aizenaque de Carvalho, secretário de relações do trabalho do Sindicato dos Médicos de São Paulo, representando Cid Carvalhaes, presidente do Simesp; por Jorge Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); e por Rui Telles Pereira, conselheiro do Cremesp e vice-presidente da Academia de Medicina de São Paulo, representando Guido Palomba, presidente da Academia. 

“Quero expressar nossa imensa satisfação e orgulho diante da realização desta singela homenagem, mas de grande magnitude para o Cremesp, para a classe médica e para a sociedade paulista”, afirmou Henrique Carlos, passando a palavra para Marco Segre, ex-conselheiro e orador dos colegas de turma, que, da tribuna, declarou: “Nosso querido Conselho promove esta homenagem por sermos o que somos, por termos trilhado o caminho da saúde durante longos anos e por perseverarmos em nossa atividade. Estendemos essa homenagem a todos os médicos, que, com a diferença de alguns ou muitos anos, vêm realizando esses mesmos esforços”. Também estiveram presentes os conselheiros Desiré Callegari, Henrique Salvador e Maria do Patrocínio Nunes.

ABC e Interior
Diferentes regionais do Cremesp também prestaram homenagem aos médicos com 50 anos ou mais de profissão, em comemorações alusivas ao Dia do Médico. A Delegacia Regional de Araraquara organizou um coquetel na Associação Paulista de Medicina da cidade para homenagear 16 médicos, no último dia 4. O evento contou com a participação do presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves; do conselheiro, José Manoel Bombarda; do delegado regional, Aluísio Margarido Alberici; e do presidente da APM local, Marco Antonio Caetano.

Já São José dos Campos prestou sua homenagem na Câmara de vereadores da cidade, no último dia 17. Estiveram presentes o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves; os conselheiros Krikor Boyaciyan e Pedro Henrique Silveira. Cerca de 12 médicos foram homenageados.

No dia 20, o Cremesp, a Associação Paulista de Medicina e as delegacias regionais de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul participaram de um jantar comemorativo, para homenagear sete médicos da região do ABC. O evento ocorreu no Espaço Lux, em São Bernardo do Campo.

No dia 16 de outubro, a Câmara Municipal de Santo André prestou uma homenagem aos médicos da região, em especial ao diretor jurídico e conselheiro Desiré Callegari, que representou o Conselho no evento. Em Bauru, um jantar realizado no dia 24, na sede da APM local, homenageou 27 médicos.

Confira os nomes dos médicos homenageados.


Publicidade médica: Osasco e Araraquara sediam debate

Mais dois fóruns para debater ética em propaganda médica foram realizados em outubro pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame). No dia 11, em Araraquara, o 26º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, realizado na sede da APM Regional, teve como presidente da mesa de debates o delegado do Cremesp daquele município, Aluísio Margarido Alberici.

Já em Osasco, no dia 25, também em regional da APM, o 27º Fórum foi presidido pelo conselheiro Nacime Salomão Mansur, responsável pela delegacia do Cremesp na cidade. Os eventos, que são coordenados pelo conselheiro Lavínio Camarim, contaram também com a participação de delegados regionais do Conselho, médicos, advogados, juristas e profissionais da área de comunicação.

OAB – Na edição 240 deste jornal, informamos que a direção da revista Plástica & Beleza encaminhou aos médicos anunciantes uma carta disponibilizando assessoria jurídica gratuita àqueles que tiverem sindicâncias instauradas pelo Cremesp, devido a anúncios que ferirem a legislação. Em resposta à consulta da Codame, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) expõe que “é absolutamente ilegal e antiética a oferta de serviços advocatícios por entidades leigas, sujeitando-se a revista à atuação da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, e os advogados que se prestarem a tal prática, aos procedimentos disciplinares cabíveis”. Portanto, afirma o coordenador da Codame, “o importante é agir com ética, tanto na Medicina, quanto no Direito”.

Próximos fóruns:

22/11/2007 – Franca
6/12/2007 – São Paulo


Casa da Moeda emitirá
nova cédula de identidade médica

O processo de recadastramento foi finalizado no mês de abril. Aproximadamente 85% dos médicos efetuaram as atualizações de seus dados. Para realizar a digitalização do material, o Cremesp abriu licitação para contratação dos serviços e nomeou uma comissão para acompanhar toda a operação.

O trabalho, que vem sendo realizado há alguns meses, ainda não foi concluído. Na opinião do diretor jurídico Desiré Carlos Callegari, coordenador da comissão de recadastramento, isso se deve ao fato de o número de médicos recadastrados ser bastante expressivo – em torno de 85 mil – e de a digitalização dos dados ser demorada, pois requer muita atenção para que não exista erro. “A responsabilidade pela veracidade dos dados fornecidos é imprescindível, talvez por isso tenha ocorrido um atraso na entrega do material”, afirma Callegari.

A escolha do modelo e a emissão da cédula de identidade médica nacional são de responsabilidade do Conselho Federal de Medicina, que designou a Casa da Moeda Brasileira para realizar esse trabalho. Mas houve uma sensível demora na contratação da empresa. Tanto a assinatura do contrato como a escolha do modelo estão programadas para o final de outubro.

A digitalização, já concluída, passa por processo de revisão na Seção de Registro de Profissionais do Cremesp. Assim que o CFM assinar o contrato com a Casa da Moeda, os dados digitalizados serão entregues, e a confecção da identidade médica poderá ser realizada. A entrega das cédulas – que será feita em lotes – está com início previsto para o mês de dezembro deste ano.


Este conteúdo teve 106 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 394 usuários on-line - 106
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.