PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)


HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)


ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)


ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)


ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)


BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)


BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)


BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)


BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)


BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)


BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)


GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)


GALERIA DE FOTOS



Edição 238 - 06/2007

BALANÇO 4

Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)



FÓRUM DE PUBLICIDADE


Lavínio Nilton Camarim, coordenador da Codame, durante Fórum

Mais de seis mil médicos assistiram às palestras

Orientar os médicos a proceder eticamente perante a mídia foi uma das prioridades do Cremesp nos últimos meses. Das denúncias feitas ao Conselho, o tema publicidade médica é dos mais recorrentes. Para que o maior número possível de profissionais receba informações, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), coordenada pelo conselheiro Lavínio Nilton Camarim, realiza o Fórum Regulamentador de Publicidade Médica em diversas cidades do Interior de São Paulo. Nos últimos 15 meses as cidades beneficiadas pelo evento foram: São José do Rio Preto, Marília, Sorocaba, Santos, Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Botucatu, Araçatuba, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Taubaté, Limeira, Jundiaí e Catanduva. A comissão tem recebido inúmeros convites para realizar palestras em faculdades, workshops e congressos, não só em São Paulo como em vários Estados brasileiros. Cerca de seis mil médicos já participaram das palestras.

ALERTA MÉDICO
Internet ampliou divulgação do programa

O Programa Alerta Médico, do Cremesp, transmitido pela TV Unifesp, apresenta desde 2004 entrevistas sobre assuntos de atualização profissional. Recentemente, por meio de parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações de Campinas, o programa ganhou sua versão na internet. Nos últimos 15 meses, 24 programas foram ao ar pela TV, abordando temas como: anabolizantes, perícia médica, condicionamento físico, tuberculose, ética na anestesiologia, cefaléia, violência sexual contra mulher, distúrbios sexuais femininos, menopausa, perdas auditivas, hipertensão, auditoria médica, artrite reumatóide, problemas de visão na infância e viroses, cirurgia plástica: mama e abdome, cirurgias pediátricas, disfunção erétil e envelhecimento, epidemias e endemias, hipnose, cardiopatias infantis e perícia médica. O programa é exibido, na TV a cabo, apenas na Capital, pelo canal 15, da NET, ou pelo canal 17, da TVA. O Alerta Médico tem 30 minutos de duração e é exibido às terças, quintas e sábados, às 19h30.

Cinco importantes resoluções foram editadas

Nos últimos 15 meses o Conselho homologou cinco resoluções de suma importância para classe médica e sociedade. No seguinte endereço eletrônico é possível acessar todas as normas do Cremesp: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=PesquisaLegislacao&dif=s São elas: Resolução 139/06 (checagem da habilitação do profissional pelo contratante para prevenir a prática do exercício ilegal da profissão médica no Estado de São Paulo); Resolução 142/06 (disciplina os plantões à distância); Resolução 143/06 (estabelece critérios para os procedimentos cirúrgicos em fetos); Resolução 148/06 (beneficia médicos portadores de hepatopatia grave, isentando-os do pagamento de anuidades do Cremesp); Resolução 151/06 (proíbe a vinculação de médicos aos chamados “cartões de desconto” comercializados por funerárias e outras empresas estranhas ao setor da saúde).

Câmara de Políticas de Saúde garantiu apoio técnico nas decisões
Com o objetivo de apoiar as decisões do Conselho sobre políticas de saúde, em todos os níveis de governo e de forma suprapartidária, o Cremesp criou a Câmara Técnica de Políticas de Saúde, coordenada pelo conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho. Ao todo, o Cremesp tem agora 28 Câmaras Técnicas, de diferentes especialidades, todas formadas por médicos – e outros profissionais, no caso da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética – experientes e de ilibada reputação ética e técnica.

Apoio a greves e movimentos

Deflagrada em setembro de 2006, após a violência que causou a morte da médica Maria Cristina Souza Felipe da Silva, na cidade de Governador Valadares-MG, a greve nacional dos médicos peritos da Previdência Social contou com o apoio do Cremesp e de várias entidades médicas do país (CFM, AMB e Fenam). Na ocasião, o Conselho divulgou nota em repúdio ao assassinato da médica de Minas, aos crescentes atos de violência contra médicos peritos em todo o país e imprimiu solidariedade à categoria.
Em junho de 2007, em vista da crescente violência a que os peritos continuavam expostos, o Cremesp manifestou novamente seu repúdio em nota pública e criou o Fórum Permanente de Entidades Médicas, para atuar na defesa do médico perito.

Médicos residentes
Quando os médicos residentes do país paralisaram suas atividades durante nove dias, o Cremesp manteve-se ao lado da categoria. Em sessão plenária, aprovou nota defendendo as reivindicações, ao mesmo tempo em que pedia a garantia do atendimento de situações de urgências e emergências nos hospitais, em cumprimento ao Código de Ética Médica. Além do apoio formal, o presidente Desiré Callegari e vários diretores do Conselho acompanharam as assembléias, concentrações e encontros do movimento.

Conselho intermediou conflitos e fez avançar negociações


Desiré Callegari junto à diretoria do Hospital Emílio Ribas

Reunindo-se com entidades médicas e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas, o Cremesp intermediou crises entre médicos e o corpo administrativo de diversas instituições de Saúde do Estado. Entre os principais conflitos, destacaram-se o de Franca, Bebedouro, Taboão da Serra, Incor, Emílio Ribas e Iamspe.



Este conteúdo teve 110 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 467 usuários on-line - 110
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.