PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ato público sobre a violência de maio de 2006: é preciso lembrar, sempre


ENTREVISTA
Alexandre Charão: a medicina solidária, altruísta, dos voluntários do MSF


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Centro de Bioética faz cinco anos e comemora com novo portal


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Ato público, realizado pelo Cremesp, relembra um ano da onda de violência no Estado


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Acompanhe a opinião de Henrique Carlos Gonçalves sobre a prescrição de medicamentos


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Educação Médica Continuada do Cremesp: anote os próximos módulos, na capital e no interior


ESPECIAL
Em debate, as alternativas terapêuticas na doença coronariana


GERAL 1
Fundo do Poço - Isac Jorge aborda, com justa indignação, a vergonha da vaga certa. E muito mais...


MEDICINA DO TRABALHO
A violência contra médicos peritos em agências da Previdência


GERAL 2
Destaque para o apoio do Cremesp à quebra de patentes de anti-retrovirais


ACONTECEU
Acompanhe a presença do Cremesp em eventos importantes p/a classe


ALERTA ÉTICO
As dúvidas da vez estão relacionadas à responsabilidade profissional


GERAL 3
Destaque para Parecer do Cremesp sobre a remuneração da consulta de retorno


HISTÓRIA
Hospital de Barretos: referência no que há de mais avançado em oncologia no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 237 - 05/2007

ACONTECEU

Acompanhe a presença do Cremesp em eventos importantes p/a classe


Presidência

Entidades médicas vão a Brasília pela aprovação da CBHPM

O Cremesp – representado pelo seu presidente, Desiré Callegari, e pelo conselheiro Bráulio Luna Filho – e outras entidades médicas estiveram em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, em Brasília, no dia 22 de maio.

A pauta principal do encontro foi a aprovação do Projeto de Lei 3466/2004, que adota a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) no sistema suplementar de saúde em âmbito nacional, de autoria do deputado Inocêncio de Oliveira.

Chinaglia reiterou seu compromisso de agilizar a aprovação do projeto, que já tramita no Congresso em caráter de urgência. As lideranças médicas percorreram os gabinetes dos deputados defendendo também a não abertura de escolas médicas e um plano de carreira para os médicos no SUS.

Assembléia da Confemel

O presidente Desiré Callegari participou da assembléia geral extraordinária da Confemel – Confederação Médica Latino-americana e do Caribe, dia 25 de abril, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB). Os principais temas abordados durante o evento foram: a formação médica, mesa coordenada pelo presidente da Confederação Médica da República da Argentina, Jorge Carlos Jañez; e o exercício ilegal da Medicina, coordenada pelo presidente da Associação Médica do Panamá, Rubén Chavarria.

Callegari participa do 4º COPA

Desiré Carlos Callegari (foto), presidente do Cremesp, que também é médico anestesiologista, palestrou sobre a Terminalidade da Vida e a relevância da Resolução CFM 1802,  no que se refere à prática do ato anestésico, durante o 4º Congresso Paulista de Anestesiologia, realizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), de 18 a 20 de maio de 2007, no ITM Expo.  Segundo Callegari, “a Resolução impulsionou a saída da anestesiologia do ranking das especialidades mais denunciadas do Estado de São Paulo”.

Encontro com ministro
No dia 27 de abril, foi realizado um café da manhã, promovido pelo Hospital Sírio-Libanês, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão e mais de cem executivos da área da Saúde. O Cremesp esteve presente, representado por seu presidente, Desiré Callegari. Durante o encontro, Temporão destacou a importância do diálogo entre os setores e falou sobre investimentos que serão feitos na Saúde, visando estimular parcerias com a iniciativa privada. O encontro foi aberto pelo superintendente corporativo do Sírio-Libanês, Maurício Ceschin.

Outros eventos da presidência
- Esteve presente no 22º Encontro Sul/Sudeste - Pré-Enem, em Florianópolis, de 3 a 5 de maio, juntamente com os conselheiros Renato Azevedo Júnior, Luiz Alberto Bacheschi, Henrique Carlos Gonçalves, Rui Telles Pereira, Luiz Carlos Aiex Alves e Isac Jorge Filho.
- Compareceu na sessão solene de abertura do 7º International Gastric Cancer Congress, no WTC Hotel, em São Paulo, dia 9 de maio.

Atividades de diretores e conselheiros

Antonio Pereira Filho proferiu palestra sobre Auditoria Médica e Ética Médica- aspectos práticos, a convite da Federação da Unimed de São Paulo, dia 20 de abril.

Pedro Henrique Silveira participou da abertura oficial das Comemorações dos 40 anos do Curso de Medicina em Taubaté, dia 20 de abril.

Reinaldo Ayer de Oliveira participou do Simpósio sobre Terminalidade da Vida, a convite da APM de Jaú, dia 20 de abril. Também palestrou sobre o mesmo tema, a convite da Unimed de Jundiaí, dia 23 de abril. Palestrou sobre Fundamentos de Bioética, por ocasião do 6º Congresso Médico-Científico da Unimar, em Marília, dia 10 de maio.

Gaspar de Jesus Lopes Filho participou da entrega de carteiras profissionais, em São Paulo, dia 24 de abril.

Renato Françoso Filho participou da Assembléia sobre a discussão da Resolução 142 do Cremesp, na Faculdade de Jundiaí, dia 24 de abril.

João Ladislau Rosa palestrou sobre Prontuário Médico- Problemas Éticos e Legais, em Campo Belo, dia 26 de abril.

Renato Azevedo Júnior participou do 28º Congresso da Socesp, abordando o tema Bioética à Beira do Leito, em São Paulo, dia 29 de abril. Também no mesmo congresso participou de Julgamento Simulado, dia 30 de abril.

Eurípedes Balsanufo Carvalho participou da reunião do Fórum dos Conselhos de Atividade Fim da Saúde, na sede do Conselho Regional de Farmácia, em São Paulo, dia 3 de maio.

João Márcio Garcia esteve presente na Câmara Municipal de Sorocaba, para a comemoração do Dia Internacional da Saúde, em 2 de abril. Também participou de uma audiência pública para discussão do projeto de Lei sobre medicinas alternativas na rede pública de Sorocaba, dia 10 de abril. Esteve presente à audiência na promotoria pública de São Paulo sobre a elaboração do TAC do Funcionamento dos Bancos de Olhos no Estado de São Paulo, dia 14 de abril. Também participou de Julgamento Simulado na Unimed de Itapeva, dia 26 de abril. Esteve presente na Assembléia da Santa Casa de Sorocaba para implantação da Remuneração do Plantão de Disponibilidade, dia 3 de maio.

Isac Jorge Filho proferiu palestra sobre Aspectos Éticos e Bioéticos doTratamento da Obesidade e da Cirurgia Bariátrica, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenou, juntamente com Ulysses Meneghelli, a 19º Jornada Paulista de Atualização em Doenças Digestivas, em Águas de Lindóia, de 12 a 15 de abril. Junto aos delegados regionais Eduardo Luiz Bin, Geraldo Duarte, Ibiracy Camargo e Osvaldo Massaiti, participou de reunião com o Corpo Clínico do Hospital de Morro Agudo sobre a situação do Corpo Clínico local e das medidas ligadas ao Estado de disponibilidade. Participou das reuniões das Câmaras de Recursos de Sindicância no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, dias 23 e 24 de abril. Palestrou sobre O Jovem Médico e o Mercado de Trabalho, por ocasião da 25º Semana Médica da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, dia 15 de maio.

Lavínio Nilton Camarim participou de reunião com o Corpo Clínico da Santa Casa de Miguelópolis para tratar sobre a Resolução 142, dia 26 de abril. Coordenou e palestrou no 17º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp em Taubaté, dia 3 de maio. Palestrou no 18º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica do Cremesp em Limeira, dia 10 de maio. Também palestrou sobre Aspectos Éticos na Publicidade Médica, na Amesp, dia 16 de maio.

Krikor Boyaciyan, coordenou o simpósio O pré-natal no controle das complicações obstétricas, durante o 15º Congresso Mundial de Ginecologia Pediátrica e Adolescente, em São Paulo, dia 8 de maio.  Participou do lançamento do livro Psicologia na Prática Obstétrica, de Fátima F.Bortoletti e cols., tendo escrito os capítulos Princípios Bioéticos e Mortalidade Materna, na Livraria da Vila, em São Paulo, dia 24 de maio.




Este conteúdo teve 105 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 284 usuários on-line - 105
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.