PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Saúde no Brasil. Como evitar os constantes "apagões" no setor?


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes faz um RX da Residência Médica no país


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Exame para recém-formados em Medicina: é hora de começar a discussão sobre o ensino médico no país


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Módulos de Educação Médica Continuada agora podem ser acessados pela internet


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Acompanhe os temas abordados no Encontro Nacional dos CRMs, realizado em Brasília


MOVIMENTO MÉDICO
Oficinas de trabalho preparam questões para o próximo ENEM


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Encontrar respostas... este foi o maior desafio do II Congresso Paulista de Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Hepatite C: 3 a 4 milhões de brasileiros estão infectados


GERAL 1
Moacyr Scliar abrilhanta evento que homenageou as médicas do Estado


GERAL 2
Em destaque, a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia


ACONTECEU
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO
Dúvidas relacionadas ao plantão? Veja respostas a duas perguntas comuns...


GERAL 3
Financiamento p/o setor da Saúde é pauta de reunião na Câmara


HISTÓRIA
Complexo Hospitalar do Mandaqui: considerado um centro de formação médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 236 - 04/2007

ACONTECEU

Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe



Atividades de diretores e conselheiros

Gaspar de Jesus Lopes Filho, Eurípedes Balsanufo Carvalho, Adamo Lui Netto, João Ladislau Rosa, Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Henrique Liberato Salvador participaram da cerimônia comemorativa do 112º aniversário da Fundação e posse da nova diretoria eleita para o biênio 2007/2008, da Academia de Medicina de São Paulo, na APM, em São Paulo, dia 29 de março.

Henrique Carlos Gonçalves, Antonio Pereira Filho, Marli Soares e Rui Telles Pereira participaram da reunião de Câmara de Sindicâncias, na Regional Leste, em São Paulo, dia 29 de março.

João Ladislau Rosa participou da 16º Rodada do Ciclo de Debates Município Saudável, que teve como tema o Financiamento do SUS, na Câmara Municipal do Estado de São Paulo, dia 2 de abril.

João Marcio Garcia palestrou sobre Ato Médico, para os alunos do 1º curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (CCMB – PUC/SP), dia 2 de abril. Participou da mesa sobre Audiência Pública, que ocorreu na Câmara Municipal de Sorocaba onde abordou o tema Problemas da Saúde em Sorocaba, realizada em comemoração ao Dia Internacional da Saúde, dia 7 de abril. Participou também do debate sobre Atenção à Saúde Básica no Município de Sorocaba, na Câmara Municipal, dia 10 de abril.

Adamo Lui Netto fez entrega de carteiras profissionais, em São Paulo, dia 10 de abril.

Henrique Liberato Salvador participou da sessão solene em Comemoração ao Dia Mundial da Saúde, em São Paulo, dia 10 de abril.

Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi participou de uma Audiência Pública sobre o Projeto de Lei 284/2006, na Comissão de Educação do Senado Federal, falando sobre Educação e Biologia orientando o Planejamento Familiar, em São Paulo, dia 10 de março. Participou de reunião da Campanha de Educação em Saúde sobre Obesidade – Oficinas para a população, em São Paulo, dia 4 de abril. Ministrou aula sobre Discussão de Casos Problemas, no curso de Aspectos Práticos de Ética Médica, em São Paulo, dia 5 de abril. Também palestrou sobre A medicina e a Condição Feminina, na sede do Cremesp, em São Paulo, dia 29 de março. Participou do evento de Obesidade para o Público, em conjunto com o CRF, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, dia 17 de abril.

Renato Françoso Filho palestrou sobre Prontuário Médico e Erros Médicos, a convite da diretoria clínica do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, dia 4 de abril. Palestrou sobre a Resolução 142 na Faculdade de Medicina de Jundiaí, dia 24 de abril, e sobre Conflitos entre Médicos na APM de Limeira, dia 19 de abril.

Luiz Alberto Bacheschi participou da 8º Cerimônia de entrega de Títulos de Especialistas, a convite da APM, em São Paulo, dia 5 de abril.

Krikor Boyaciyan participou como relator do tema Médicos graduados no exterior, no Pré-ENEM, dia 30 de março. Participou do 2º Congresso Paulista de Ética Médica do Cremesp, dias 30 e 31 de março. Participou como presidente da Sogesp, da solenidade de entrega do TEGO aos tocoginecologistas, na APM, dia 5 de abril. Participou do Encontro Nacional dos CRMs, em Brasília, tendo apresentado o trabalho Julgamentos do Cremesp: recursos de apelação e reformas pelo CFM, de 11 a 13 de abril. Proferiu Conferência de Encerramento na 4ª Jornada de GO de Santos, dia 14 de abril.

Nacime Salomão Mansur participou da abertura do lançamento do Protocolo Brasileiro de Dietas, em São Paulo, dia 14 de abril.

Renato Ferreira da Silva participou do curso de Educação Médica Continuada de Araçatuba, nos dias 13 e 14 de abril. Também esteve presente na Famerp, debatendo com os alunos sobre o Exame do Cremesp, em São José do Rio Preto, dia 16 de abril. Participou de reunião com os peritos de Rio Preto, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto, dia 18 de abril.

Lavínio Nilton Camarim coordenou os fóruns de Ética em Publicidade Médica em São Bernardo do Campo e São José dos Campos, dia 15 de março e 22 de março, respectivamente.

Presidência

Cremesp realiza reunião preparatória para o encontro Sul/Sudeste

Desiré Callegari, presidente do Cremesp, participou do evento,
que definiu os temas para o 22° Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina das regiões Sul/Sudeste

No dia 29 de março, foi realizada na sede do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), a reunião preparatória, que teve como objetivo discutir os principais temas que vão compor o 22º Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina das Regiões Sul/Sudeste - Pré-Enem Regional, que acontecerá de 3 a 5 de maio, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Os principais temas que serão abordados no encontro são: a formação médica; o mercado de trabalho e a remuneração médica; o SUS; e a organização e representação dos médicos. Durante a solenidade, além do presidente do Cremesp, estiveram presentes os presidentes dos Conselhos do Rio de Janeiro, Márcia Rosa de Araújo; do Rio Grande do Sul, Marco Antonio Becker; de Santa Catarina, Anastácio Kotzias Neto; e os representantes dos conselhos de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares; e do Paraná, Helcio Bertolozzi Soares.


Outros eventos da presidência

Desiré Callegari participou do programa de Educação Continuada na cidade de Catanduva, dia 23 de março.
- Proferiu palestra na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, dia 28 de março.
- Dirigiu a abertura do evento A Medicina e a Condição Feminina, também na sede do Cremesp.
- Realizou as aberturas e participou do 2º Encontro Paulista de Ética e Bioética do Cremesp e do Pré-Enem, em São Paulo, dias 30 e 31 de março.
- Participou como comentarista na mesa-redonda Financiamento do SUS, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, dia 2 de abril.
- Integrou a reunião na Federação das Santas Casas, referente ao acordo com a entidade em Educação Continuada e à situação de Franca, em São Paulo, dia 4 de abril.
- Esteve, juntamente com os conselheiros Luiz Alberto Bacheschi, Henrique Carlos Gonçalves, Renato Azevedo Junior, Krikor Boyaciyan, Rui Telles Pereira, Lavínio Nilton Camarim, Henrique Liberato Salvador, Marli Soares, Antonio Pereira Filho, João Ladislau Rosa, Luiz Carlos Aiex Alves, Gabriel David Hushi, Jorge Carlos Machado Curi e Ruy Yukimatsu Tanigawa, no 1º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2007, em Brasília, de 11 a 13 de abril.
- Participou da abertura da 37ª Jornada Paulista de Radiologia e posse da nova diretoria, realizada no Transamerica Expo Center, em São Paulo, dia 12 de abril. - Participou da solenidade de inauguração da nova sede da Delegacia de Mogi das Cruzes, dia 18 de abril.


Este conteúdo teve 107 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 345 usuários on-line - 107
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.