PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial: não ao aumento da imposto ao médico, na condição de pessoa jurídica


ENTREVISTA
Wilma Madeira mostra a relação médico-paciente quando a internet entra em campo


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Custos em assistência médica. Veja o que diz a respeito o conselheiro Antonio Pereira Filho


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Conflitos na Saúde: encontro avaliou crises nas Santas Casas de Franca e Ubatuba


ATIVIDADES DO CREMESP 3
EMC - Módulo VIII chega à cidade de Santa Fé do Sul com temas como HA, IM, diabetes e neoplasias


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Recadastramento: prazo se estende até 30 de abril. Impreterivemente.


ENSINO MÉDICO 1
Problemas sobre a educação profissional foram destaque especial do Fórum sobre a formação médica


ENSINO MÉDICO 2
Acreditação das Faculdades e Residência Médica foram alguns dos temas do Fórum sobre Formação Médica


ATUALIZAÇÃO
HPV: as novas vacinas segundo três especialistas


GERAL 1
Médicos psiquiatras se reúnem no HSPE para discutir a reforma da Saúde Mental no país


GERAL 2
Novos cursos de Medicina agora na mira do Conselho Nacional de Saúde (CNS)


ACONTECEU
Acompanhe a participação da presidência e da diretoria em eventos importantes para a classe


ALERTA ÉTICO
Esclareça suas dúvidas sobre a reprodução assistida


GERAL 3
Medicamentos: cresce movimento contra a propaganda em todo o território nacional


GALERIA DE FOTOS



Edição 235 - 03/2007

ACONTECEU

Acompanhe a participação da presidência e da diretoria em eventos importantes para a classe


Presidência

CRM do Pará tem palestra sobre exame de egressos


Ao microfone, Desiré Callegari profere palestra sobre o exame para egressos de Medicina

Entidade discute participação no próximo exame

Desiré Callegari proferiu palestra sobre o exame de egressos de Medicina – experiência promovida pelo Cremesp há dois anos – em plenária ocorrida no dia 21 de março, no Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará. Participaram do encontro conselheiros do Cremepa, professores e alunos de Medicina.

HC tem novo diretor clínico


Auler Jr, novo diretor do HC, e Desiré Callegari, presidente do Cremesp

O novo diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, José Otávio Costa Auler Jr., visitou a sede do Cremesp, dia 15 de março, quando foi recebido pelo presidente Desiré Callegari. Eleito por um colegiado de professores titulares, Auler terá a missão de zelar pelas atividades das centenas de médicos que compõem o Corpo Clínico do HC. José Auler formou-se em 1972 e é especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva.

Presidente do Cremesp visita HC

No dia 6 de março, o Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP recebeu a visita do presidente do Cremesp, Desiré Callegari. O convite foi feito pelo recém-empossado diretor clínico do HC, José Otávio Auler Jr., que manifestou a intenção de estreitar, durante o seu mandato de quatro anos, as relações entre a instituição e o Conselho Regional de Medicina. A sessão, presidida pelo diretor da Faculdade, Marcos Boulos, contou com a presença de todos os membros do Conselho Deliberativo, aos quais Desiré falou sobre vários temas, entre eles, formação médica e combate aos falsos médicos.

Outros eventos da presidência

- Desiré Callegari participou de audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
- Participou da inauguração da área social e de eventos da APM - Regional São Bernardo do Campo, dia 1º de março.
- Participou da câmara de sindicância na Delegacia do Cremesp de São Bernardo do Campo, dia 8 de março.
- Proferiu palestra no Hospital do Servidor Público Estadual sobre a Resolução CFM nº 1802/06 referente a prática do ato anestésico, em São Paulo, dia 7 de março.
- Esteve presente na solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - na APM, em São Paulo, dia 9 de março.
- Participou como moderador da mesa “Avaliação”, durante o Fórum A Formação Médica, no Cremesp, dias 9 e 10 de março.
- Participou de workshop sobre planos de saúde, juntamente com conselheiros do Cremesp, entidades médicas e a Federação das Unimeds, na sede do Cremesp, dia 16 de março.
- Esteve presente no Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, na APM de São Bernardo do Campo, dia 15 de março. Participaram também, Eliana Faleiros Vendramini Carneiro, promotora de Justiça de SBC; Artur Prado Marsicano, presidente da APM de SBC; e Wilson Narita Gonçalves, secretário de Saúde local.

Atividades de diretores e conselheiros

Caio Rosenthal e Reinaldo Ayer de Oliveira participaram de reunião no Hospital Albert Einstein com a equipe multidisciplinar do Bloco Pediátrico, sobre a manutenção do suporte de vida em pacientes com morte encefálica, em São Paulo, dia 26 de fevereiro.

Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestra sobre Bioética e Ética Médica à CEM do Hospital Santa Marta, em São Paulo, dia 28 de fevereiro. Também proferiu palestra sobre Aspectos Éticos Relacionados ao Prontuário, em São Paulo, dia 15 de março.

Luiz Carlos Aiex Alves participou de reunião sobre Diretrizes da Reforma Psiquiátrica, com a equipe do serviço de Psiquiatria, a convite do Hospital do Servidor Público, em São Paulo, dia 2 de março.

Rui Telles Pereira participou de reunião das Academias de Confraternização, a convite da Academia Paulista de História, Academia Paulista de Educação, Academia Paulista de Letras, Academia Internacional de Direito Econômico, Academia Paulista de Psicologia e Ciee, em São Paulo, dia 28 de fevereiro.

Eurípedes Balsanufo Carvalho representou o Cremesp em reunião do Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social, a convite da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, de 2 a 3 de março. Também participou juntamente com Nacime Salomão Mansur do lançamento do livro Essa turma ninguém passa para trás, a convite de Marilena Lazzarini coordenadora executiva do Idec, em São Paulo, dia 15 de março.

Henrique Carlos Gonçalves ministrou aula sobre Aspectos Legais na Prática Médica-Programa de Residência Médico-Hcor, a convite da médica Ieda B. Jatene, dia 5 de março. Também participou de evento sobre os problemas da Santa Casa, com a sociedade civil, em Franca. Palestrou sobre Aspectos Legais da Prática Médica para residentes do Hospital do Coração, em São Paulo. Participou de reunião da Comissão dos Processos Políticos na secretaria da Justiça e Defesa da cidadania, em São Paulo, dias 6 e 13 de março.

Isac Jorge Filho dirigiu o Fórum A formação Médica e seus Problemas – Uma Introdução a seu Estudo, em São Paulo, dias 9 e 10 de março. Também ministrou aula na 25º Semana Médica, abordando o tema O jovem médico e o mercado de trabalho, na Faculdade São Francisco – Campus Bragança Paulista, dia 15 de março. Também participou de Julgamento Simulado, em Ribeirão Preto, dia 8 de março.

Marli Soares integrou visita à Unidade Prisional Feminina em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 7 de março.

Renato Françoso Filho participou de mesa-redonda sobre o tema Esclarecer os parâmetros de direitos e deveres de médicos e pacientes, a convite da Associação Vale Paraibana de Psiquiatria, em São José dos Campos, dia 3 de março.

Ruy Yukimatsu Tanigawa participou da solenidade de entrega de carteiras, na sede do Cremesp, dia 6 de março.

Henrique Carlos Gonçalves, Antonio Pereira Filho, Kazuo Uemura e Luiz Alberto Bacheschi participaram de reunião sobre o tema  Procedimentos de Radiculotomia Percutânea, a fim de dirimir dúvidas da Unimed, em São Paulo, dia 6 de março.

Renato Ferreira da Silva coordenou palestras do Programa de Educação Médica Continuada, em Santa Fé do Sul, dias 9 e 10 de março.

Henrique Liberato Salvador participou de solenidade de entrega de carteiras profissionais aos médicos recém-formados, em São Paulo, dia 13 de março.

Krikor Boyaciyan participou como presidente de honra da I Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Região Noroeste / Sudoeste, proferindo o discurso de abertura e coordenando os módulos sobre Medicina Fetal-Aspectos éticos e Prescrição Médica, em S. J. do Rio Preto, de 1º a 3 de março. Participou do lançamento do Manual de Ginecologia, de Patrícia de Rossi, no auditório Rebouças, em São Paulo, dia 16 de março e da solenidade de entrega de carteiras, na sede do Cremesp,  dia 20 de março.

Lavínio Nilton Camarim dirigiu o Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, em São Bernardo do Campo, dia 15 de março, e em São José dos Campos, dia 22 de março.

Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi e Maria do Patrocínio Tenório Nunes  participaram da Campanha de Orientação e Prevenção à Obesidade, a convite do Conselho Regional de Farmácia, em São Paulo, dia 15 de março.


Este conteúdo teve 98 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 268 usuários on-line - 98
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.