PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Saúde após as Eleições


ENTREVISTA
Ética em Pesquisa no Brasil


ARTIGOS
Max Grimberg e Ronaldo Laranjeira


PLANOS DE SAÚDE
Operadoras que reajustaram honorários médicos são minoria


DIA DO MÉDICO 1
Amiamspe comemora 40 anos


DIA DO MÉDICO 2
Simesp divulga estudo sobre violência nos serviços de saúde


DIA DO MÉDICO 3
Cremesp lança publicações e site no Dia do Médico


ATUALIZAÇÃO
Envelhecimento populacional


SERVIÇO DE DESTAQUE
Cubatão


GERAL 1
Prêmio Nobel de Medicina


AGENDA
CRM´s do Nordeste promovem Encontro


GERAL 2
Saúde do Trabalhador ganha Manual


HOMENAGEM
Luiz Vénere Decourt


GALERIA DE FOTOS



Edição 182 - 10/2002

DIA DO MÉDICO 1

Amiamspe comemora 40 anos


Amiamspe comemora 40 anos

A Associação Médica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual — Amiamspe — comemorou 40 anos de existência no dia 18 de outubro, Dia do Médico.

Cerca de 250 pessoas compareceram à cerimônia, que contou com a presença de Regina Ribeiro Parizi Carvalho, presidente do Cremesp e ex-presidente da Amiamspe; Florisval Meinão, também ex-presidente da entidade e representante da Associação Paulista de Medicina; José Erivalder Guimarães de Oliveira, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo; do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) e do deputado estadual Jamil Murad (PCdoB), ambos médicos licenciados do Iamspe; além do vereador Carlos Neder (PT) e de Carlos Roberto Vazzoler, representante do deputado estadual Walter Feldman (PSDB).

Dentre os 16 ex-presidentes da entidade, 14 estiveram presentes e foram homenageados: Regina Parizi, Florisval Meinão, Pedro Elias Makaron, Antonio Carlos Gomes da Silva, Luiz Celso Mattozinho França, Emmanuel Wilson Leite Lima, Luiz Paulo Salomão, Pedro Brito Netto, Helenita Matos Sipahi, Julia Maria Santos Roland (representando o Dr. Guido Carlos Levi), Sady Manoel Theodoro Ribeiro, Bráulio Luna Filho, Scandar Abbud Neto e Otelo Chino Jr. O primeiro presidente da entidade, Mozart Tavares de Lima Filho, recebeu homenagem póstuma.

A Amiamspe é uma das mais tradicionais associações médicas vinculadas a um hospital no Estado e muitos de seus ex-diretores e associados são hoje lideranças políticas, do movimento médico e do meio acadêmico. Dois ex-presidentes da Amiamspe (Guido Levi e Regina Parizi) foram presidentes do Cremesp. Sua história é marcada não só pela defesa de melhores condições de trabalho e remuneração dos médicos do Iamspe e de melhor qualidade do atendimento aos servidores usuários, mas também sempre esteve envolvida com questões coletivas. Integrou as principais lutas do funcionalismo estadual; repudiou a nomeação de um Coronel para dirigir o Iamspe, quando Paulo Maluf foi governador do Estado; atuou contra a extinção da Residência Médica; participou das campanhas pela anistia, pelas Diretas Já e pelo impeachment de Collor.

Hoje, conta com cerca de 1.100 associados, médicos e odontólogos, que trabalham no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e nos centros ambulatoriais do Iamspe no interior.

Durante o aniversário de 40 anos, o atual presidente da Amiamspe, Luiz Carlos Aiex Alves, falou da tradicional posição de liberdade de crítica exercida pela Amiamspe, em relação à administração estadual. Ressaltou a necessidade do governo estadual reformular sua política e assumir definitivamente a responsabilidade pelo funcionamento do Iamspe, transformando o Instituto em autarquia de regime especial. Lembrou o protesto que marcou o quarto ano consecutivo após desativação de 240 leitos, que foram reformados e estão ociosos no HSPE; e destacou a ausência, na solenidade, de representantes da Diretoria do HSPE e da Superintendência do Iamspe.

Aiex também assinalou que, como parte das atividades preparadas para marcar o seu 40º aniversário, a entidade está concluindo um catálogo com informações sobre todos os médicos da Associação, uma descrição de cada um dos 44 Serviços do HSPE, e um relato histórico da Amiamspe, baseado em entrevistas com ex-presidentes.

APM inaugura Museu da Medicina

A Associação Paulista de Medicina (APM) inaugurou, no dia 18, Dia do Médico, o Museu de História da Medicina da APM “Jorge Michalany” à rua Brigadeiro Luis Antonio, 278. Em implantação desde abril de 2000, o Museu tem em seu acervo painéis iconográficos referentes à Medicina Primitiva, Egípcia, Grega e Romana.

Conta também com uma mostra de equipamentos, fotografias e documentos que fazem parte da história da Anestesiologia no Brasil, a exemplo de uma carta que o anestesista Alípio Corrêa Netto enviou para seu sobrinho médico, Caio Pinheiro, do campo de batalha durante a 2ª Guerra Mundial.

‘Sem história, não há história’, diz o curador e médico patologista, Jorge Michalany, que a partir de algumas relíquias pessoais e outras herdadas do pai, o médico Nagib Faris Michalany, iniciou o acervo com balanças, ventosas, seringas, microscópios e diversos instrumentos médicos.

Outro destaque do Museu são as doações do médico Carlos da Silva Lacaz, feitas em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, de peças em ceroplastia sobre lesões de pele. O Museu está aberto a doações financeiras ou materiais: fotos, aparelhos, instrumentos, mobiliários ou qualquer objeto que auxilie na reconstituição da história da Medicina.

Além da inauguração do Museu, a APM, no dia 18 de outubro, a exemplo de anos anteriores, comemorou o Dia do Médico com homenagens a profissionais que se destacaram no exercício da Medicina. Em 2002, os homenageados foram o chefe do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, José Paulo Cipullo, e o diretor de Ética da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Jorge Michalany, curador do Museu da História da Medicina da APM.

Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 462 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.